RMonteiro

Dúvida na mudança de coluna 4x12" para 2x12"

Posts Recomendados:

RMonteiro    0

Malta.. preciso de opiniões!! :) ...passa-se o seguinte.. estou num processo de "downgrade" de uma 4x12" Marshall JCM900 Lead 1960A bastante ressonante, da qual não desgosto... para uma 2x12".
Como toda a gente, quero que isto soe o mais identico possível a uma 4x12".. o que não é fácil :P Ainda assim poderando o facto de que não desgosto da marshall que vendi, e que gosto de colunas ressonantes e pouco direccionais... será que uma Framus FR212CS c/ V30 me serve? 

O amp é um Fender Supersonic 60. Quando penso em amps Fender penso logo em speakers Jensen.. até porque o meu combo Hot Rod Deluxe GB tem um, mas maioritariamente só o uso o canal limpo c/ pedais e este não tem um canal de ganho como o do Supersonic, daí não saber se uma coluna com Jensen será o mais indicado para o Supersonic.

Será que me devo cingir à respectiva cab Supersonic q vem com os V30, como a Framus e tantas outras, ..ou será que me safo algures c/ algo mais em conta (ou que haja nos classificados) sem comprometer a coisa..?

Obrigado desde já! ;)

PhotoGrid_1476962121387.jpg

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
BobbyBrown    295

Compra uma coluna boa, essa Framus não será do melhor que anda aí.

Experimenta uma Custom Audio ou uma Bogner, se puderes. São do mesmo preço ou talvez um bocado mais caras que as 4x12, mas não perdes em termos de som.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2924

Concordo, a Framus tem uma construção algo "fina" e não é a melhor. O contraplacado é só de 18mm. Se queres coisa "sólida" e boa, escolhe uma bem construída, nem que seja mais cara. Eu recomendaria uma Mesa Boogie 2x12 (não compact). A propósito do que escrevi neste post:

Para o que pretendes, procura cabs nesse caso com mínimo de 20mm de espessura de contraplacado. Obviamente que as dimensões também contam, os cálculos de ressonância e coisa e tal, e nisso as marcas mais caras não deixam isso ao acaso.

Partilhar este post

Link para o post
IZWI    337
há 28 minutos, xtech disse:

Concordo, a Framus tem uma construção algo "fina" e não é a melhor. O contraplacado é só de 18mm. Se queres coisa "sólida" e boa, escolhe uma bem construída, nem que seja mais cara. Eu recomendaria uma Mesa Boogie 2x12 (não compact). A propósito do que escrevi neste post:

Para o que pretendes, procura cabs nesse caso com mínimo de 20mm de espessura de contraplacado. Obviamente que as dimensões também contam, os cálculos de ressonância e coisa e tal, e nisso as marcas mais caras não deixam isso ao acaso.

Boas @xtech, fiquei curioso relativamente ao que disseste das cabs da Mesa Boogie "compact"!

Porque não recomendas esse formato, é unicamente devido à ressonância do som ou é algo mais? 

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2924
há 3 minutos, john b disse:

Porque não recomendas esse formato, é unicamente devido à ressonância do som ou é algo mais? 

Cabs mais pequenas produzem menos graves.. logo para substituir uma 4x12 não será a melhor opção.

A propósito de cabs, há um artigo da gibson que fala sobre essas questões: http://archive.gibson.com/en-us/Lifestyle/ProductSpotlight/Tone-Tips/Tone Tips_ Speaker Cabinet (1)/

Partilhar este post

Link para o post
BobbyBrown    295

Uma das questões importantes para os graves é a caixa ser completamente fechada. Não é só ter madeira a toda a volta, é a construção ser em bloco e os altifalantes serem montados pela frente.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2924
há 12 minutos, BobbyBrown disse:

altifalantes serem montados pela frente.

Ora aí está algo que nunca me tinha lembrado. Ainda estive um bom tempo a pensar o porquê dessa situação agora que falaste nisso mas depois tornou-se óbvio: se a porta de trás não tiver que ser aberta, mais ressonância vai ter e pode ser construída sem peças de madeira "apertáveis". Bem visto!

Partilhar este post

Link para o post
sustenido    1

Boas RMonteiro

Deixa ver se te consigo ajudar sem parecer que te quero vender a minha H&K 2x12 com V30, nova e espetacular, hehe:D

Eu fiz o mesmo do que tu. Passei de 4x12 para 2x12. Só que agora pretendo passar para 1x12. daí querer vender a minha.

Dito isto, já tive mais de 10 colunas, Ampeg, fender, marshall, mesa boogie, HK, Framus, Crate, etc....

Qual a melhor? Depende. A boogie por exemplo apesar de 2x12 soava bem mais e mais grave que as 4x12 todas que tive. E comparei lado a lado com mesmo amp e guitarra. 

No entanto só me soou bem com Boogie. Experimentei com Diezel e ficava muito mas mesmo muito grave. Com um EVH ainda pior. 

A framus é boa mas funciona quase como um compressor....

As ampeg antigas....se pudesses arranjar uma? mas n sei se há 2x12.

Finalmente, encontrei na H&K um compromisso excelente entre peso, equilibrio sonoro e preço. Não fica atrás da Mesa que vendi. Pelo contrario, diria que se tem portado melhor com uma maior palete de amps. 

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora