phillipric

Micar Bateria

Posts Recomendados:

LouVelvet    1719

Já eu diria que o problema está no microfone utilizado que não aguenta muita pressão sonora sem clipar, coisa que o bombo faz em abundância, ainda mais quando se mete o microfone la dentro a apanhar com todo o ar deslocado e canalizado para uma abertura na pela da frente.

Sugiro a compra de um microfone dedicado para bombo de gama superior (o beta 52). A série PG é um bocado fracota e o SPL que eles dizem que aguenta, suspeito eu que é um bocado empolado.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
static    1

Não creio que seja do micro, porque tenho um beta52 e fazia o mesmo, a mesa é tinha a função line/pad e resolvia a situação. 

Partilhar este post

Link para o post
LouVelvet    1719

Ok. Então só estou a ver uma solução (que de resto é a mesma que o @stratocosta) que é usar um pré que não o da mesa, com controlo de atenuação (o tal pad) e depois seguires do pré para a mesa com sinal de linha.

Era o que faria... Ou então colocares o micro mais afastado do ponto de impacto do batente... para aí a uns 20-25cm. O que perderes em corpo tentas compensar em eq na mesa.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2108
há 1 minuto, LouVelvet disse:

com controlo de atenuação (o tal pad)

Mas o pad não é só para eliminar ruídos tipo do stand do microfone?

Porque não usar um compressor ou mesmo um limiter antes do pré, por exemplo?

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    1471

Se através do compressor a mesa não se conseguiu resolver, eu começaria por testar outro micro que conseguisse emprestado antes de começar a gastar dinheiro. E a série PG é muito fraca mesmo, o micro pode não aguentar tanta pressão sonora.

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    123

Eu também levei mais para que fosse o micro do que outra coisa. Por experiência vou tentar essa de colocar o compressor no máximo e ver se faz essa atenuação. Quanto à posição do micro, como tenho dito, costuma ficar ou dentro do bombo, em cima da esponja, ou em tripé na "boca" da pele mais ou menos afastado. Aí já clipa menos recorrentemente, mas o som também se perde. Costumo começar por ter a equalização Flat, e normalmente só dou volume, um pouco de grave e fica a soar bem. A questão é mesmo mais teórica uma vez que, apesar de clipar, não se ouve um som distorcido, o som é agradável. Mas acho que com um pouco mais de grave o bombo soaria melhor e aí já começa a clipar de uma forma preocupante. 

Partilhar este post

Link para o post
static    1

Como já disse tenho um shure beta52 e fazia o mesmo, quando eu tinha bombo de 20", depois troquei para bombo 22" e já não sentia tanto esse problema, e o mic era o mesmo, claro que pelo caminho perdi tempo a testar várias hipóteses. 

Quanto mais grave déres mais clipa, é normal, podes também testar, em vez de acrescentar grave, tirar médios e agudos afim de subresair o grave. 

Testa meter o micro dentro do bombo mais perto da pele de ataque. 

Volto a referir se não quiseres gastar dinheiro, liga o PA num ensaio puxa duma cadeira e testa várias hipóteses. 

Partilhar este post

Link para o post
PCanas    724

Se com o micro fora do bombo não há clips, porque não experimentar com o micro de fora e mexer na EQ para obteres o som que pretendes?

E se for com um SM58, por exemplo? Já fiz disso e os resultados foram bons...

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    3413
há 1 hora, pgranadas disse:

Se através do compressor a mesa não se conseguiu resolver, eu começaria por testar outro micro que conseguisse emprestado antes de começar a gastar dinheiro. E a série PG é muito fraca mesmo, o micro pode não aguentar tanta pressão sonora.

o nosso baterista tem um kit desses e não tem havido stress.

tivemos foi um stress com um line out de um amp, que mesmo com o ganho a 0 na mesa ( Behringer qualquer coisa ) clipava.

algumas mesas devem ser muito "sensiveis" no input , digo eu.... 

há 9 horas, xtech disse:

Mas o pad não é só para eliminar ruídos tipo do stand do microfone?

Porque não usar um compressor ou mesmo um limiter antes do pré, por exemplo?

normalmente tens "pad´s" para atenuação de input  , high pass ( corta graves a partir de uma frequência fixa ) .

alguns micros também têm esses pad´s

penso que o insert do  compressor é sempre pôs ganho do input.

Partilhar este post

Link para o post
static    1
há 10 minutos, PCanas disse:

Se com o micro fora do bombo não há clips, porque não experimentar com o micro de fora e mexer na EQ para obteres o som que pretendes?

E se for com um SM58, por exemplo? Já fiz disso e os resultados foram bons...

Já vi fazerem som, e já me fizeram uma vez som do bombo com um sm58, e se não visse o micro lá dentro não acreditava, pelo som que sacavam com ele. 

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora