Mjoao

Ajuda - Como iniciar-me no vinil?

Posts Recomendados:

Mjoao    0

Boas, pessoal, preciso ajuda. Queria iniciar-me no vinil, mas não pesco nada. Para iniciar tenho um gira discos Pionner PL514, que está ótimo, braço e agulha, preciso de amplificador e colunas. Fui a cash converters para resolver a coisa, apenas com indicação de encontrar um amplificador NAD ou Denon, mas sem saber muito bem: trouxe um denon avr 1906, mas estou muito confusa, porque não sei se por ser home cinema é aconselhável, não tem Phono e liguei ao AUX, e dá som, embora quando liguei o ipod a diferença de som e volume seja abissal. A minha dúvida é saber se devo manter este denon e se quiser tirar mais partido comprar um pré amp? Estou farta de ler coisas e fico cada vez mais confusa. As colunas optei por umas melhorzitas, embora não saiba se fiz grande negócio: 2 colunas bronze, foram 179€. o denon foi 145€. o que acham? estou tão confusa!!! Obrigada já de avanço a quem me der umas luzes

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
resolectric    826

Mjoao, para ligar um gira-discos comum é necessário ter um amplificador com entrada Phono.
Todas as entradas nos amplificadores de Hi-Fi são iguais, excepto as Phono, que enviam o sinal para um circuito de pré-amplificação próprio para gira-discos, onde o sinal é ajustado em nível, impedância, timbre, etc.
Caso não encontres nenhum com esse tipo de entrada, existem pré-amplificadores Phono em caixas separadas que recebem o sinal do gira-discos e o inserem numa das entradas "normais" do amplificador (CD, Aux, Tuner, Rec, etc.)
Recomendo um amplificador com essas entradas de origem pois os adaptadores externos para Phono costumam ser um bocado caros.

O amplificador Denon que compraste foi um bocado "overkill" se a sua função principal era a de ligar o gira-discos. Trata-se de um amplificador para som Surround, coisa que não vais encontrar em Vinil. Mesmo os discos quadrifónicos dos anos 60 e 70 utilizariam outro tipo de amplificador portanto, esse não é o ideal.
Qualquer amplificador Hi-Fi esterofónico (Stereo) serve. A Denon é uma boa marca mas poderás também procurar algo da NAD (que referiste) da Sony, Akai, Pioneer, etc.

O que procuras é um amplificador de Hi-Fi Stereo com entrada Phono.

Também existem gira-discos, mais modernos, que não necessitam de ligações Phono pois têm saídas de sinal em Linha (podem ser ligados às entradas CD, Aux, Tuner, Rec, etc. de qualquer amplificador) saídas digitais SPDIF e saída USB. Existem todas essas opções e alguns combinam várias destas no mesmo gira-discos.
Não significa que sejam melhores. Só significa que o fabricante tenta aumentar o número de potenciais clientes tornando o equipamento compatível com sistemas de som que já não têm entrada Phono.

Partilhar este post

Link para o post
josebarbosa    1

Se pretendes um amplificador com andar phono incorporado para gira discos, e se conseguires encontrar a um preço decente, o Pioneer A-400 consegue o melhor dos 2 mundos pois tem uma excelente unidade phono tanto para células MM como para células MC o que é um milagre audiófilo. E é um bom amplificador vintage que tem a possibilidade de ser modificado e melhorar muito a sua perfomance.

Eu tenho um Pioneer A-447 modificado e sei do que falo mas a unidade phono foi à vida por opção dado que tenho um andar phono independente.

Partilhar este post

Link para o post
auranoir    4

Boas

Aproveito este tópico para colocar também umas questões.

Comprei há pouco tempo um modelo de gama baixa (Sunstech) com leitor vinil/cd/usb/am-fm para começar.

Acontece que há medida que vou comprando vinis, vou-me apercebendo que o gira-discos é mesmo rasco. Mas ok, foi para começar, na altura não queria gastar muito dinheiro e gostei do facto de o aparelho ser versátil. No entanto, o mais estranho é que o mp3 consegue ter melhor qualidade sonora que certos vinis recentes, com produção de topo.

Estou a pensar num Audio Technica mas não quero comprar amplificadores. Não preciso de ouvir música em volumes exagerados, mas quero uma reprodução que traduza realmente o som que está verdadeiramente no vinil.

O Audio Technica LP60USB é melhor que o LP60BT ? Paga-se mais só pela conectividade?

Aconselham alguma coluna USB ou Bluetooth ??

Há alternativas mais baratas/melhores à Audio Tecnhica ? Não quero muitas specs... basicamente é pô-los a rodar.

Partilhar este post

Link para o post
F.Coelho    146
On 07/11/2016 at 13:56, resolectric disse:

existem pré-amplificadores Phono em caixas separadas que recebem o sinal do gira-discos e o inserem numa das entradas "normais" do amplificador (CD, Aux, Tuner, Rec, etc.)

Tenho um antigo prato da JVC que acabei por guardar, já há alguns anos, na última mudança de casa por diversas circunstâncias (uma delas é que na altura o mercado vinil era escasso).

Ainda mantenho o pré-amplificador JEC TC-720 que pode ser consultado neste link:

https://www.phonopreamps.com/tc720pp.html

A saída do sinal estava ligado à entrada AUX do amplificador de um sistema Home Theater.

Posso dizer que a qualidade de som era absolutamente boa.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
hypermnesium    1049
On 8/19/2018 at 15:53, auranoir disse:

No entanto, o mais estranho é que o mp3 consegue ter melhor qualidade sonora que certos vinis recentes, com produção de topo.

Isto tem muito a ver com a masterização dos ditos vinis. Um exemplo, o Ten dos Pearl Jam, cuja edição em vinil já foi muito criticada pela péssima remasterização. Outro possível motivo para isto tem a ver com todo o setup que tenhas para ouvir música, o tua aparelhagem vai ser sempre limitada pelo(s) elo(s) mais fracos da cadeia, se começas essa mesma cadeia com esse giradiscos, é muito provável que o resultado final não seja o ideal.

On 8/19/2018 at 15:53, auranoir disse:

Estou a pensar num Audio Technica mas não quero comprar amplificadores. Não preciso de ouvir música em volumes exagerados, mas quero uma reprodução que traduza realmente o som que está verdadeiramente no vinil.

O Audio Technica LP60USB é melhor que o LP60BT ? Paga-se mais só pela conectividade?

Aconselham alguma coluna USB ou Bluetooth ??

Há alternativas mais baratas/melhores à Audio Tecnhica ? Não quero muitas specs... basicamente é pô-los a rodar.

LP60USB e o BT serão exactamente igual com a excepção da conecção BT, que de momento, para mim, não é a forma ideal de transmitir audio em condições.

Agora, antes de recomendar-te o que quer que seja, gostava de saber um par de coisas.

Primeiro, que sistema tens montado actualmente? Ou seja, giradiscos já sei, mas e o resto? Que colunas tens? Que amplificador (se tiveres) tens? 

Em segundo lugar, que orçamento total tens para comprar um hi-fi novo? 

Em terceiro lugar, já pensaste em procurar usados? Por vezes encontram-se coisas interessantes.

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    826

E depois disso tudo há a escolha da agulha e da cabeça.
E o pré RIAA, que num gira-discos com saídas "digitais", existe na mesma. É interno e pode ser altamente duvidoso.
Já os que vêm nos amplificadores Hi-Fi de qualidade costumam ser, na maior parte, prés de qualidade duvidosa.

Como disse o @hypermnesium, o elo mais fraco vai ditar a qualidade máxima do sistema e das transcrições que se podem fazer com ele.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    826
há 42 minutos, hypermnesium disse:

Já agora, para quem tiver paciência, descobri este canal de youtube e parece-me muito interessante.
...

Nagaoka... Grado... Clear Audio...
Um tipo com acesso a essas coisas não faz um canal de YouTube.
Vai ouvir música!

...não percebo esta gente :D

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora