Mjoao

Ajuda - Como iniciar-me no vinil?

Posts Recomendados:

mpexus    500
On 8/19/2018 at 14:53, auranoir disse:

Acontece que há medida que vou comprando vinis, vou-me apercebendo que o gira-discos é mesmo rasco. Mas ok, foi para começar, na altura não queria gastar muito dinheiro e gostei do facto de o aparelho ser versátil. No entanto, o mais estranho é que o mp3 consegue ter melhor qualidade sonora que certos vinis recentes, com produção de topo.

Pois... é que para se ouvir Vinil como deve ser o Giradiscos não pode ser rasco... quem diz o Giradiscos diz a Agulha.  Uma das vantagens do CD era exactamente teres material substancialmente mais barato que te dava bastante melhor som e fidelidade do que 90% das pessoas obtinham antes... mas depois pegou a moda de dizer que afinal o Vinil é que era bom :D

Prepara-te para abrires bem os cordões à bolsa se queres ter um HiFi digno desse nome.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
hypermnesium    1049
há 34 minutos, stratocosta disse:

começa logo pelo móvel , não podes comprar uma merdice qualquer no ikea :

só  280 paus :nojento:

http://www.atacama-audio.co.uk/p/eris-eco-5-0-hi-fi-2-shelf-base-module

Não me leves a mal mas, isso já começa a ser paneleirisse a mais :P Se entramos por aí, vamos gastar milhares de euros em cabos mágicos que fazem automaticamente o próprio músico na gravação tocar melhor...

Quanto ao gastar muito dinheiro, não é bem assim:
https://www.fnac.pt/Cambridge-Audio-Topaz-AM10-Colunas-SX50-Pro-Ject-Elemental-Amplificador-Amplificador/a747530#

Este pack já está esgotado mas era um pack bastante razoável para começar e a um preço relativamente baixo. Obviamente não estamos a falar da alta gama do hifi, mas para o efeito é bem melhor que um desses gira discos tipo mala e umas colunas usb manhosas.

há 41 minutos, mpexus disse:

Pois... é que para se ouvir Vinil como deve ser o Giradiscos não pode ser rasco... quem diz o Giradiscos diz a Agulha.  Uma das vantagens do CD era exactamente teres material substancialmente mais barato que te dava bastante melhor som e fidelidade do que 90% das pessoas obtinham antes... mas depois pegou a moda de dizer que afinal o Vinil é que era bom :D

Prepara-te para abrires bem os cordões à bolsa se queres ter um HiFi digno desse nome.

... e tens que ter discos em boas condições, boa gramagem, prensados como deve ser, guardados em condições, limpos, etc, etc. Dito isto, continuo a preferir na maioria dos casos ouvir os discos a ouvir o mesmo álbum em cd.

Além disso, para ouvir um CD em condições, precisas na mesma de um leitor, dac, amplificador e colunas razoáveis. As grandes vantagens que apresentava o cd eram principalmente a capacidade de reproduzir um número ilimitado de vezes o mesmo cd sem perda de qualidade, poder duplicar sem perda de qualidade esse mesmo cd um número infinito de vezes, a durabilidade e a portabilidade. Podemos agora discutir se realmente essas vantagens eram reais ou não e se umas não se anulavam a outras, portabilidade e durabilidade por exemplo.

PS: Afinal, no final de contas, é tudo também questão de gosto. Eu prefiro ouvir um LP, todo o ritual á volta dele, não andar a saltar de tema para tema, etc, etc. O próprio som, na maioria dos casos, também prefiro. Mas lá está, é questão de gosto e depende da situação, por isso continuo a comprar cds, vinis e subscrevo o spotify, uso-os todos e cada um serve para situações diferentes.

Partilhar este post

Link para o post
mpexus    500

Tens muito melhor gramagen e prensagem hoje do que tinhas na "altura" do Vinil.

180gm eram reservados para edições selectas. Sei que a DECCA usava mas não sei se era em tudo o que prensava.

Gira Discos em Malas não são gira discos.. .são uma merda que imita um gira discos ;)

Partilhar este post

Link para o post
auranoir    4
On ‎13‎-‎09‎-‎2018 at 10:26, hypermnesium disse:

Isto tem muito a ver com a masterização dos ditos vinis. Um exemplo, o Ten dos Pearl Jam, cuja edição em vinil já foi muito criticada pela péssima remasterização. Outro possível motivo para isto tem a ver com todo o setup que tenhas para ouvir música, o tua aparelhagem vai ser sempre limitada pelo(s) elo(s) mais fracos da cadeia, se começas essa mesma cadeia com esse giradiscos, é muito provável que o resultado final não seja o ideal.

LP60USB e o BT serão exactamente igual com a excepção da conecção BT, que de momento, para mim, não é a forma ideal de transmitir audio em condições.

Agora, antes de recomendar-te o que quer que seja, gostava de saber um par de coisas.

Primeiro, que sistema tens montado actualmente? Ou seja, giradiscos já sei, mas e o resto? Que colunas tens? Que amplificador (se tiveres) tens? 

Em segundo lugar, que orçamento total tens para comprar um hi-fi novo? 

Em terceiro lugar, já pensaste em procurar usados? Por vezes encontram-se coisas interessantes.

Tenho um sistema de som da Creative 5.1 mas só com duas colunas ligadas. É datado mas funciona bem e melhorou bastante a qualidade de som do gira-discos.

Não uso amplificador nem preciso. 1/2 watts são suficientes para ouvir música no quarto.

Tenho de ir averiguando a ver se encontro alguma coisa usada decente. Preciso é de ter boas referências...

Partilhar este post

Link para o post
hypermnesium    1049
há 11 horas, auranoir disse:

Tenho um sistema de som da Creative 5.1 mas só com duas colunas ligadas. É datado mas funciona bem e melhorou bastante a qualidade de som do gira-discos.

Não uso amplificador nem preciso. 1/2 watts são suficientes para ouvir música no quarto.

Tenho de ir averiguando a ver se encontro alguma coisa usada decente. Preciso é de ter boas referências...

Acho que tens um sistema ultra limitado e tendo em conta as colunas que tens, o giradiscos não é sequer o elo mais fraco do sistema.

Quanto á potência que necessitas, acho que tens uma noção errada de volume/potência, mas isto é discussão para outra altura. 

Quanto a recomendações, como não disseste que orçamento estamos a falar, é um bocado complicado, mas eu no teu lugar o que faria era começar precisamente por um amplificador e umas colunas (mesmo sabendo que á partida não é o que procuras) e pensa a médio/largo prazo antes de escolheres o que vais comprar.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora