sergio.cunha

Restauro de Guitarra

Posts Recomendados:

Ontem fui buscar isto, vamos ver o que consigo fazer daqui.

Alguém consegue identificar esta guitarra? Não reconheço o headstock, será de fabrico artesanal?

IMG_20161115_221638 copy.jpgIMG_20161115_221436 copy.jpg

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Não conheço o modelo, eventualmente será mesmo fabrico artesanal e aparentemente não me parece estar em boas condições ou se de qualidade. O que pretendes fazer com isso?

Partilhar este post

Link para o post

Bem, assim de repente diria que precisa de:

- Reparar e recolar o tampo traseiro (eventualmente substituir pois está muito danificado)
- Substituir os trastes
- Dar um raio na escala que é completamente plana
- Arranjar umas fendas no tampo superior
- Fazer um Neck reset 
- Lixar tudo e dar um novo acabamento
- Restaurar o hardware
- Fazer uma ponte nova

Coisa pouca :P

Partilhar este post

Link para o post

Quase mais valia fazer uma nova :D é que há o risco de se desfazer enquanto a reparas, principalmente se tem fendas no tampo superior e se o inferior já "era".

Voltando ao post inicial, acho que não tens aí nada digno de "valor" que mereça uma grande aposta tua de tempo e dinheiro, mas aí já entra a carolice de cada um. Se fazes questão de avançar, então força aí!

Partilhar este post

Link para o post

Reparei uma guitarra parlor de 1940 e ela aguentou-se bem. Fiz um neck reset e toca lindamente.

Esta apesar do mau aspecto que tem não tem nenhuma falha estrutural grave. O braço apesar de não ter truss rod está direitinho, o tampo não cedeu, apenas o tampo traseiro é que está rachado e desconfio que seja por más condições de armazenamento.

O valor depende de cada um. Eu acho interessante o facto de ter uma peça com bastante história, pronta para ir para a lareira, e dar-lhe vida novamente.

Partilhar este post

Link para o post
há 26 minutos, stratocosta disse:

headstock de inspiração PRS , ou o PRS inspirou-se nesse artefacto  ? :rolleyes:

A PRS é de 85, esta é pelo menos dos anos 60 (segundo a dona), portanto posso dizer que tenho um protótipo de PRS nas mãos :P

Partilhar este post

Link para o post
há 10 minutos, drill disse:

Há fotos da reparação da parlor?

Fico à espera de novidades quanto a este projecto :) 

Da reparação não tenho nenhuma. Tenho esta junto a uma Egmond de jazz que também reparei. Nessa o neck reset foi bem mais fácil porque o sistema de ajuste do braço é através de um parafuso (nunca tinha visto tal). Na parlor foi o meu primeiro neck reset, não ficou perfeito em termos de detalhe do acabamento mas acertei no ângulo.

12516525_1274576055902111_465940251_n.jpg

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora