xtech

Mercado: preço das actuações (Guia de Referência)

Posts Recomendados:

xtech    2081
há 4 minutos, stratocosta disse:

chama-se a isso boa gestão :nojento:

Sim, eles não têm culpa que o pessoal aceite, isso é verdade. Eles puxam a sardinha para o seu lado. Se ninguém estivesse disponível para lá ir de graça tinham que mudar de "modelo de gestão".

há 6 minutos, hypermnesium disse:

No Porto, com excepção de concursos e tal, nunca toquei "grátis". Também nunca pedi valores exagerados mas acho que no mínimo tem que chegar para pagar gastos, e não falo apenas da gasolina. Continuo a pensar, se é para tocar para amigos sem receber, convido-os á sala de ensaios e que tragam cerveja!

:yes: nem mais!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Pedro Jesus    6
há 23 horas, xtech disse:

Boa. Falta incluir uma tabela para bares... bem visto e obrigado!

Boas. Falta também adicionar banda (4 elementos) nos casamentos. Aqui no Algarve é muito frequente porque os britânicos costumam pedir bandas completas para os seus casamentos. Em relação a valores não estou ao corrente. Calculo que andem entre os 1.000€ e os 3.000€ com ou sem despesas incluídas. Geralmente inclui refeição.

Partilhar este post

Link para o post
Npereira    1012
há 23 horas, xtech disse:

É verdade, mas neste tópico excluem-se essas situações "voluntaristas": o objectivo é fazer um compêndio de preços de actuações pagas que ajude e sirva de referência ao pessoal que quer dar orçamentos. Aqui excluem-se eventos "autopromocionais", "for fun", "fnacs", "carolices" e coisas do género.

É como nos casamentos, podes ir tocar de graça no casamento de uma prima ou amigo, mas não é o que interessa para aqui porque isso não diz nada sobre o preço "razoável" a cobrar por outros músicos. O objectivo é ajudar a responder a perguntas do género:

- O guitarrista da minha banda está doente, quanto é razoável oferecer a um guitarrista de substituição para o gig do próximo fim de semana?

- Pediram-me um orçamento para tocar num casamento, quanto é razoável cobrar?

Normalmente, é o cachet q a banda recebe, a dividir pelo nº de elementos. Pelo menos, sempre que precisamos de um musico substituto, foi assim q funcionou.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2081
há 12 minutos, Pedro Jesus disse:

Boas. Falta também adicionar banda (4 elementos) nos casamentos. Aqui no Algarve é muito frequente porque os britânicos costumam pedir bandas completas para os seus casamentos. Em relação a valores não estou ao corrente. Calculo que andem entre os 1.000€ e os 3.000€ com ou sem despesas incluídas. Geralmente inclui refeição.

Obrigado! Acrescentado!

há 3 minutos, Npereira disse:

Normalmente, é o cachet q a banda recebe, a dividir pelo nº de elementos. Pelo menos, sempre que precisamos de um musico substituto, foi assim q funcionou.

É um caso, mas não é sempre assim... aliás diria que na maior parte das bandas de "animação" isso não funciona assim, até porque há sempre o "dono" ou os "donos" que ganham mais dado que aquilo não é propriamente uma democracia. Se quiseres pessoal que trabalha "a soldo" vai querer ganhar o seu preço independentemente daquilo que a banda ganha se o quiseres contratar.

Partilhar este post

Link para o post
Npereira    1012
há 1 minuto, xtech disse:

É um caso, mas não é sempre assim... aliás diria que na maior parte das bandas de "animação" isso não funciona assim, até porque há sempre o "dono" ou os "donos" que ganham mais dado que aquilo não é propriamente uma democracia. Se quiseres pessoal que trabalha "a soldo" vai querer ganhar o seu preço independentemente daquilo que a banda ganha se o quiseres contratar.

Falei no meu caso, q é uma banda de covers.

E aí, o mercado, pelo menos em LX é uma merda. Há bandas a oferecerem-se a tocar de borla, a troco de umas cervejas; donos dos bares que acham que a função de uma banda é encher-lhes o bar; and so on...

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2081
há 3 minutos, Npereira disse:

E aí, o mercado, pelo menos em LX é uma merda. Há bandas a oferecerem-se a tocar de borla, a troco de umas cervejas; donos dos bares que acham que a função de uma banda é encher-lhes o bar; and so on...

Ora pois, esse é que é o problema. O ideal era as bandas formarem uma espécie de cartel, cuja regra número 1 era: não tocamos de borla.

Tocar de graça não leva a lado nenhum: ninguém valoriza algo que é de graça, e portanto nunca se passa da cepa torta. Continuo a achar que as bandas que tocam de graça vivem numa utopia, de que será isso que as vai levar longe, quando acho que estão a dar um tiro nos pés.

Partilhar este post

Link para o post
Npereira    1012
há 1 minuto, xtech disse:

Ora pois, esse é que é o problema. O ideal era as bandas formarem uma espécie de cartel, cuja regra número 1 era: não tocamos de borla.

Tocar de graça não leva a lado nenhum: ninguém valoriza algo que é de graça, e portanto nunca se passa da cepa torta.

mas isso é praticamente impossível. há malta que só olha para o seu umbigo. há também malta que quer tanto tocar ao vivo, q não se importa de tocar de borla...

Partilhar este post

Link para o post
Pedro Jesus    6
há 17 minutos, xtech disse:

Ora pois, esse é que é o problema. O ideal era as bandas formarem uma espécie de cartel, cuja regra número 1 era: não tocamos de borla.[...]

Há outro problema a resolver antes disto. É regularizar os músicos que andam por aí a tocar ilegalmente.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2081
há 18 minutos, Pedro Jesus disse:

É regularizar os músicos que andam por aí a tocar ilegalmente.

O que é que se pode fazer para regularizar?

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora