Entra para seguir isto  
xtech

Como quinar/dobrar metal/chapa?

Posts Recomendados:

xtech    2920

Pessoal,

gostava de saber ser há algum tipo de ferramenta barata e pequena (não industrial) para quinar metal.

Ou seja, imaginem que eu queria obter isto em casa (ok o metal pode ser mais fino, não precisa de ser tão grosso), por exemplo para obter uma pedalbox com cantos arredondados. Que ferramentas existem e como posso fazer isto?

valores-dobras-de-chapas-em-votuporanga.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pgranadas    2268

Normalmente isso é feito em prensas, não sei se há algo barato que o faça. Se tiveres um torno, podes tentar, mas precisarias de um molde. Já procuraste por barras de perfil? Possívelmente é mais simples encontrar algo feito que fabricar.

Partilhar este post

Link para o post
Nónio    913

Pessoalmente duvido que sem uma queimadura profissional possas obter resultados aproximados aos das casas especializadas. No entanto quer parecer-me que a dificuldade em obter essa perfeição será proporcional à espessura e resistência da folha de metal em questão. Ou seja, se a mesma não for excessivamente rija talvez consigas resultados satisfatórios com a ajuda de um torno, duas réguas metálicas e umas boas luvas. 

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2920

Obrigado pelas sugestões, estou a ver que não vai ser fácil :(.

A espessura da bolha de metal não deve ser grande. Eu tenho um torno (um mini torno, melhor dizendo) mas não devo ir muito longe.

E alternativas ao metal como algum material mais "trabalhável" mas com boa durabilidade e resistência?

Partilhar este post

Link para o post
Nónio    913

Há tornos e tornos. Talvez não me tenha explicado tão bem como queria, não me referia ao torno em metal que podemos mudar de bancada para bancada mas sim ao torno grandito habitual das bancadas de carpinteiro ...

f660%20bancada%20carpinteiro.jpg&w=320&zc=1&q=80&bid=1

... daí ter acrescentado as réguas metálicas à conversa para poderes de certa forma dobrar mais à confiança e "extender" o comprimento do torno um pouco mais.

Em termos de materiais, creio que podes fazer uns testes domésticos com INOX desde que não muito espesso. A resistência é excelente ao contrário do alumínio, no teu lugar comprava uma folha para fazer uns testes. Com jeito e muita calma até acredito possível um resultado bonzito.

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2268
há 1 hora, xtech disse:

alternativas ao metal como algum material mais "trabalhável" mas com boa durabilidade e resistência?

A resposta é simples. Resina.

Tens várias, mas a que julgo ser mais resistente/durável, é o acrilico, ou no caso de resina, o Epoxi.

Facil de trabalhar, basta fazeres um molde que pode ser em silicone, madeira, ou até mesmo gesso se não estou em erro. O contra é que o tens de fazer num sítio arejado, porque julgo que cheire mal que se farta (a avaliar pelo odor que aqui fica cada vez que fiz um pickguard, é motivo pelo qual não os faço mais nestes materiais).

É muito resistente e leve.

Vai ao tubas, que encontras muitos vídeos de gente a usar isso.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2920
há 42 minutos, Nónio disse:

Há tornos e tornos. Talvez não me tenha explicado tão bem como queria, não me referia ao torno em metal que podemos mudar de bancada para bancada mas sim ao torno grandito habitual das bancadas de carpinteiro ...

Hum, infelizmente não tenho espaço para uma coisa dessas (vivo um apartamento).

há 43 minutos, Nónio disse:

Em termos de materiais, creio que podes fazer uns testes domésticos com INOX desde que não muito espesso. A resistência é excelente ao contrário do alumínio, no teu lugar comprava uma folha para fazer uns testes. Com jeito e muita calma até acredito possível um resultado bonzito.

Vou tentar ver o mais fino que se arranja quando der uma volta pelos AKIs e Merlins.

há 27 minutos, pgranadas disse:

Tens várias, mas a que julgo ser mais resistente/durável, é o acrilico, ou no caso de resina, o Epoxi.

Isso é o que usam as impressoras 3d também, não é?

Partilhar este post

Link para o post
Nónio    913

Também.

Uma das aplicações mais conhecidas e populares pode muito bem ser esta :

tech_short.gif

epoxy_contstruction_diagramweb.jpg

;)

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2268

Não te sei dizer se é que usam as impressoras 3D, mas julgo que há vários tipos de Epoxi.

Quando o recomendei, estava com isto em mente.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Entra para seguir isto