Entra para seguir isto  
Tyler Durden

Atenuadores

Posts Recomendados:

Tyler Durden    22

Hoje, sem  ninguém em casa foi dia de tocar com o Vox AC30 a 3/4 do volume, uma coisa só possível muito esporadicamente. E pronto, é definitivamente outro mundo, um mundo melhor. Volume a limpar o som quando é preciso, a resposta de mais ou menos intensidade no ataque às cordas, aquelas coisas...

O que me leva de vez em quando a pensar " tenho de arranjar em powerbreak".

Já tiveram aparelhos destes? Isto funciona mesmo bem? É preciso gastar um monte de dinheiro para ter uma coisa em condições? 

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
jorgeteixeira    1001

Também sofro do mesmo "mal", pois tenho em casa um amp Marshall e respectiva 4x12, que muito raramente é utilizado como manda a lei. Só quando estou sozinho em casa é que me posso deliciar em pleno com o amp, e é realmente nessas alturas que ele soa bem, quando até se sente o ar a deslocar :)

Nunca pensei em arranjar um atenuador, mas deve ser uma boa opção.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2099

Os atenuadores podem ser uma opção e há vários tipos de design. O mais simples é o tipo L-Pad, que basicamente são duas resistências: uma em série e outra em paralelo com o speaker. 

lpad03.gif

(fonte: http://autosom.net/artigos/lpad.htm)

Estes são os mais baratos e talvez os mais comuns. As resistências dissipam a potência restante e transformam e calor. O problema é que este design atenua um bocado as altas frequências (abafa o som) e é comum ver switches de "treble boost" ou equalizadores activos para compensar essa perda. Por exemplo estes:

9130846_800.jpg10829691_800.jpg

(aliás estes são mesmo a fotocópia, a diferença está a marca e no preço).

Depois há um tipo de "atenuadores" ainda mais baratos que na verdade não são atenuadores nenhuns, e que se ligam no FX loop, e que são baratíssimos (custam praí 40 euros, mas se formos a ver, aquilo vale 5€) que no fundo são um pot de volume. O problema destes é que baixam o nível do sinal antes que chegue ao power amp, e num amp a válvulas, isto faz com que o power amp não sature, portanto a diferença "tonal" é notória, para pior. Basicamente, é um potenciómetro que baixa o volume do preamp. É uma chico espertice do marketing os vendedores chamarem a isto atenuador, pois se assim for, todas as guitarras que tenham pot de volume vêm com atenuador embutido. :ph34r:+

Depois, há outro tipo de designs melhores, mais caros. Estou-me a lembrar dos Two Notes Torpedo "qq coisa" que são francamente bons, mas caros.

Partilhar este post

Link para o post
Tyler Durden    22

Obrigado Xtech!

Gostava de experimentar uma coisa dessas, antes de investir. Há quem diga que funcionam bem, outros nem por isso, também deve depender do amp e do volume que se pretende. 

Deparei-me com isto também http://www.londonpower.com/power-scaling-faq, mas implica alterações nas entranhas do amp, que é uma cena que não quero fazer.

Partilhar este post

Link para o post
rgp    185

Quando tinha um AC30 comprei um atenuador - um Marshall SE100, que era bastante bom, sobretudo para gravar, e até se arranjam relativamente baratos.

No entanto isso apenas serve para se ter o mesmo nível de "breakup", não é a mesma coisa do que ter o amp com as goelas abertas, nem no timbre (os altifalantes também contam), nem, sobretudo, na sensação.

Actualmente tenho um AC4 que tem um som do género (não é a mesma coisa, mas um AC30 atenuado também não), serve de backup (micado serve perfeitamente para tocar ao vivo), e custa pouco mais do que um atenuador bom.

Há muito que não tenho o AC30 porque nunca o pude ter a soar como deve ser ao vivo (abafaria toda a banda), e soar melhor nos ensaios do que ao vivo era bastante frustrante. Uso o AC4 em casa (e às vezes ao vivo num duo), e com banda uso Mesa Boogie (o som não tem nada a ver, mas fartei-me de andar a carregar 40kg e acabar por não soar como queria) .

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2099
há 32 minutos, rgp disse:

No entanto isso apenas serve para se ter o mesmo nível de "breakup", não é a mesma coisa do que ter o amp com as goelas abertas, nem no timbre (os altifalantes também contam), nem, sobretudo, na sensação.

Sim, além de que ter um speaker a debitar mais volume é diferente do que ter um speaker a debitar menos volume. O movimento de ar é diferente, som diferente também...

O Torpedo Two notes é grande cena, mesmo para usar em palco para ligar ao PA, e podes também carregar os teus IRs.

• Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    3413
há 18 horas, Tyler Durden disse:

Obrigado Xtech!

Gostava de experimentar uma coisa dessas, antes de investir. Há quem diga que funcionam bem, outros nem por isso, também deve depender do amp e do volume que se pretende. 

Deparei-me com isto também http://www.londonpower.com/power-scaling-faq, mas implica alterações nas entranhas do amp, que é uma cena que não quero fazer.

tenho um amp com esse sistema e um atenuador ( Bad Cat Unleash que está para venda eh eh eh :rolleyes:).

ambos permitem levar o amp ao ponto caramelo , embora com resultados diferentes , sendo que o londonpower tem a vantagem de poupar as válvulas. 

no entanto e tal como os camaradas referiram , não é a mesma experiência do ar a bombar.

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    286

A maioria dos amps (hoje em dia já nem tanto assim) forma desenhados para bombar com um sweet spot em determinado intervalo de volume (bastante altos, regra geral). E para isso toda a engenharia do amp e das colunas está orientada para esse "regime". O atenuador permite que consigas pôr o power amp no tal "ponto de caramelo" mas as colunas foram desenhadas para ter o melhor desempenho possível nos volumes elevados. Logo o atenuador só te permite acertar parte da equação. Isso é bastante notório quando tentas atenuar muito: as colunas não "trabalham" e o tone ressente-se. E nem todos os amps aceitam bem o atenuador.

Hoje em dia já aparecem amplificadores com atenuação incorporada que já tentam compensar as desvantagens típicas deste tipo de solução.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2099

É por estas e por outras que eu estou numa de mini amps já há muito tempo. Amps com grandes volumes são pesados, grandes, e têm que estar com alto volume para soarem como deve ser.

Com os mini amps podem pôr-se no máximo para tocar por casa, e se for para tocar ao vivo prefiro tudo a ir ao PA, mesmo em espaços mais pequenos. Os amps acabam mais por servir de monitores. Claro que influenciam o "gás" e o prazer com que uma pessoa toca, é certo, mas cartar com amps grandes e ficar com dores nas costas, não os poder usar em casa a soar bem para mim é um turnoff.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Entra para seguir isto