GANHA 1 pedal Digitech TRIO Band Creator aqui no Forumusica! Consulta aqui o regulamento!
phillipric

Letras e Cifras - Capas, Folhas, Tablet, Telemóvel? O que usam e como usam?

Posts Recomendados:

phillipric    136

Bom, se calhar um tópico algo simples, mas trocar umas ideias é sempre positivo. 

Sempre me habituei a ter tudo à frente no que diz respeito a concertos. Letra escrita no pc, cifrada à mão, quase sempre. Folhas dentro de transparências e numa capa ou em portfólios. Mas nos últimos tempos, com muitos temas novos a serem preparados de cada vez, reparei que raramente precisava do recurso à capa e olhava quase sempre para relembrar o seguimento dos temas ou alguma letra em específico. Nas últimas semanas dou por mim com o pescoço todo de lado nos ensaios, a olhar para a estante onde estão as capas, porque com os 2 teclados na frente, não consigo colocar aquilo de frente. E isto ou a idade começa a pesar ou é por nunca ter tido muita necessidade, não vejo as coisas tão bem como gostaria, sobretudo no seguinte: quando escrevo as letras das músicas no pc, deixo um espaçamento de 1,5 entre linhas, para colocar à mão as cifras por cima. Quase sempre tem resolvido bem. Ultimamente, por comodidade, tenho sacado algumas coisas já cifradas, e já me vejo um bocado à rasca para ver. Sobretudo porque as coisas ficam em 2 folhas diferentes, algo que nunca gostei. Apesar de aumentar o tipo de letra, não considero confortável.

Uma solução que vinha usando em palco, quando saía dos teclados para cantar, era um suporte com um Tablet de 10" fixo no tripé do microfone. Só que aí, também não é o ideal porque o recurso que utilizava era digitalizar todos os temas, criar um PDF e, sendo digitalizado, a qualidade nunca é a maior, além de que dificilmente se vê tudo no Tablet de uma vez. Logo, ia tendo de passar o dedo de vez em quando no ecrã para subir a página e ver o restante. 

Como é que se costumam safar no que diz respeito a esta questão? Alguma sugestão? 

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pcosta47    0

O grande problema neste momento é exatamente a meu ver que o formato papel ocupa muito espaço. Tambem pensei na soluçao digital mas ainda nao encontrei a ideal

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    136

É mais ou menos essa a questão. A nível estético, a presença de uma estante com uma capa com 50 ou 60 folhas começa a parecer um visual um pouco ultrapassado. 

Mas a questão digital também não me parece a melhor solução. Ainda ontem estive a experimentar passar uma letra de um tema novo, tentei que a letra ficasse o maior e mais escura possível (e aqui o tipo de letra escolhido faz muito ao caso), cifrei à mão, digitalizei e transformei em PDF e mesmo num ecrã de 19" estando um pouco mais atrás, já se torna algo difícil de ver... e atenção que não tenho qualquer problema de visão. 

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2289

E que tal um monitor/televisão wide no chão inclinado para cima, estilo monição? Resolvia os problemas de visibilidade.

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    136

Sendo já tudo XPTO, implicaria um portátil ligado + monitor... acho que se enche demasiado. Claro que para um vocalista é uma boa opção. Agora, ter um tripé, 2 teclados, eu controlo a mesa de mistura, 1 tripé de microfone, mais um portátil para ter onde ir passando os ficheiros, monitor no chão, o que implica estar a olhar para o chão... não me convence muito. Queria tentar mesmo o uso de tablet... a nível visual é o melhor. Capas são mais práticas, virar uma folha é sempre mais simples, além de que para procurar qualquer tema que não esteja no seguimento é mais rápido, no meu caso só me incomoda por ter de a colocar de forma lateral. Pode ser que alguém tenha uma solução diferente, alguma forma criativa de ter as letras... não sei... 

Partilhar este post

Link para o post
Stikman15    2

Eu uso o meu pisa papeis (ipad 1 :D) numa estante metalica preta, aquelas super comuns. Para ficar facil de ver, edito as letras no word e meto o fundo preto e letras brancas (nao cansa tanto os olhos) e gravo em pdf. O unico senão, é que vais ter de passar as paginas com o dedo

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    136

Essa ideia do fundo pode ser uma solução. Vou experimentar. Mas limita no caso do uso de cifras. Costumo cifrar à mão. E aí, ficaria sem essa hipótese. Lá está, raramente preciso, mas é mesmo para situações em que fico na dúvida de como estará para os restantes músicos, senão ponho-me a inventar cifras que não existem. :P 

Partilhar este post

Link para o post
PCanas    736
On 10/01/2017 at 11:02, xtech disse:

E que tal um monitor/televisão wide no chão inclinado para cima, estilo monição? Resolvia os problemas de visibilidade.

Tenho um amigo meu, vocalista, que usa esse sistema. Não sei ao certo o tamanho nem como funciona, mas deve ser um portátil, sem ecran, ligado a uma tv.

14480755_10153761963016540_3685893011906961985_o.jpg?oh=f6ad2c5e9a5fdc158805f4d87b297ec6&oe=5920F1A2

É essa caixa preta que se vê mais à frente, com as pegas em metal. Se quiseres posso perguntar-lhe como é que ele tem isso feito.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora