xtech

Mostrem o vosso Laboratório!

Posts Recomendados:

xtech    2972

Ora bem,

e porque o FM vai começar a apostar mais na secção DIY, aproveitem para mostrar os vossos "laboratórios" onde fazem as vossas próprias coisas para a música, sejam de luthier, sejam de electrónica, bancadas de trabalho, etc!

Vou ali tirar umas fotos e já cá venho dentro de momentos para postar o meu! :) 

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2972

Ora cá está o meu cantinho do DIY, panorama geral. 
Serve para as coisas "guitarrístico-musicais" em termos principalmente de electrónica, (fazer cabos, instalar pickups, pequenas reparações) e também para outros hobbies que tenho no domínio dos circuitos analógicos e sistemas digitais, estes dois que me tenho dedicado no último mês a ir aprendendo algumas coisas.

IMG_1279.JPG

Vamos então por partes!

A caixa de arrumação especificamente "guitarrística", com afinadores, jack sockets e WD40 como não podia deixar de ser. Já me constou num tópico algures que devo usar outro WD40 específico para coisas electrónicas, infelizmente ainda não me deu para o comprar, pelo que estes ainda andam por cá.

IMG_1280.JPG

Solda, flux sólido (prefiro líquido, mas até acabar este vai ter que ser assim) e fio de dessoldagem:

IMG_1281.JPG

Multímetro, uma mini breadboard (tenho uma bastante mais comprida) e ali no copo há um "suga solda", canetas, e uma escova de dentes velha para remover excesso de flux em circuitos.

IMG_1282.JPG

Caixa de arrumação de componentes electrónicos, Dremel e mini estação de soldagem:

IMG_1284.JPG

Estou a "encher" a arrumação dos componentes electrónicos, que ainda tem falta de algumas coisas, que vão chegando gradualmente:

IMG_1285.JPG

IMG_1286.JPG

Jumper wires de várias formas e feitios, dão sempre jeito:

IMG_1287.JPG

E na gaveta alguns extras: chaves, incluindo de precisão, mangueiras termoretrácteis, parafusos sortidos, uma lupa, e o meu anterior multímetro que precisava de reforma e fica a servir de backup:

IMG_1288.JPG

E pronto, é isto. Mostrem aí os vossos cantinhos!

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2316

Quando vi o tópico pensei: "amanhã faço uma foto do meu estraminé", de manha olhei para o estraminé, e conclui: "tirar uma foto desta vergonha!!! A Maria tem mas é razão em querer que eu limpe isto. Bom....talvez amanhã." :unsure:

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2972
há 16 minutos, Jardi disse:

tens de arranjar um hakko, um osciloscópio e uma fonte de alimentação  :B):

O que é um Hakko? Quanto aos outros dois, já andei a ver mas sao um tanto caros. O osciloscópio ainda não sei funcionar com ele, quanto à fonte, enquanto não se arranja vou usanfo aquelas boardzinhas para alimentação de breadboards!

há 15 minutos, pgranadas disse:

A Maria tem mas é razão em querer que eu limpe isto. Bom....talvez amanhã." :unsure:

Tb já passei por isso... elas têm razão porque limpinho até dá mais vontade de trabalhar! :D

Partilhar este post

Link para o post
Jardi    60

hakko é uma marca japonesa de estações de soldar, o que eu tenho é um clone dessa marca.

há 1 hora, pgranadas disse:

Quando vi o tópico pensei: "amanhã faço uma foto do meu estraminé", de manha olhei para o estraminé, e conclui: "tirar uma foto desta vergonha!!! A Maria tem mas é razão em querer que eu limpe isto. Bom....talvez amanhã." :unsure:

se está arrumado não é um lab de electrónica

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2972
há 8 minutos, Jardi disse:

hakko é uma marca japonesa de estações de soldar, o que eu tenho é um clone dessa marca.

Isso é coisa para quanto?

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2316
há 39 minutos, Jardi disse:

se está arrumado não é um lab de electrónica

Nem pensar, está bem longe disso. É só mesmo um cantinho de bricolage. Eu até sou um gajo arrumado e metódico no trabalho, mas a falta de espaço e arrumos complica tudo.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2972

Acabadinho de chegar para equipar o laboratório: um conjunto de condensadores electrolíticos de várias capacitâncias:

WP_20170202_15_10_14_Pro.jpg

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora