nl21

Projecto de Sala de Ensaios/Estúdio

Posts Recomendados:

nl21    0

Boa Noite a todos, 

Estou em vias de adaptar um espaço para Sala de Ensaios/Estúdio Caseiro e sendo novato nestas lides queria pedir os vossos conselhos/sugestões principalmente quanto ao equipamento a adquirir, mas também quanto à sala em si (disposição, revestimento, etc).

O espaço é este das plantas/projecto que mando em anexo, tem aproximadamente 6,6m por 5,62m, com altura variável (o tecto é em V) desde +- 2,2 a 3,70). O espaço era uma antiga adega e o sítio onde irá ficar o "palco" é um lagar.  A ideia será tirar as divisórias do lagar e deixar apenas a roda da prensa/esmagador que será adaptada a mesa de trabalho (a não ser que conclua que está a tirar muito espaço para tocar). Pedi um estudo prévio a um arquitecto que é o outro anexo que envio. No projecto o arquitecto já colocou umas bass traps nos cantos, mas acho que essa parte (tratamento acústico) terá que ser vista depois de a sala estar pronta e provavelmente por quem perceba do assunto (que não é o meu caso). Estou a pensar forrar as paredes a cortiça (aglomerado) que, segundo tenho lido, tem boas propriedades acústicas. Quanto a isolamento do resto da casa, todas as paredes, menos uma (a da porta à esquerda) são super espessas, por isso acho que não será grande problema. Ainda assim acho que preciso de uma solução de porta dupla para a tal porta que liga ao resto da casa.

A sala/equipamento será principalmente para ensaios mas queria que ficasse já com equipamento para gravar umas demos dos nossos projectos.

Somos actualmente 4: Baterista, 2 guitarras e um baixo, e em fase de recrutamento de vocalista. O som é algo variado, rock clássico, com alguns incursões no punk rock, e outras quase no metal, e também com várias músicas mais acústicas.

Assim, pergunto: Com estes objectivos  o que é que preciso/me aconselham a comprar de material, para poder fazer umas gravações de alguma qualidade (supondo que o aprendo a fazer, claro, ou então que contrato alguém para gravar) e que cuidados a ter quanto ao espaço/adaptação. O orçamento para o equipamento ronda os 5000. A adaptação do espaço é à parte.

Do que tenho lido (também aqui no fórum) fiquei com algumas ideias mas também com dúvidas: 

Ideias:  

Bateria Acústica - Sonor, Yahama - gama de entrada/média.

Mesa - Presonus Studiolive AR16 USB (pelos n.º de canais para dar para gravar bateria e pela capacidade de gravar várias faixas para o PC e pela qualidade da marca, segundo tenho lido). 

Mics - Shure 57 (vários) e 58 (para a voz)- relação qualidade/preço

Stands para os mics.

Cabos q.b. 

Amps - para o baixo parece que posso ligar directo à mesa, para as guitarras tenho um DSL 5, e pensei num AC 60, para o som limpo e para as acústicas. Talvez um fender se encontrasse a um preço razoável em 2.ª mão. 

PC - para já acho que vou desenrascar com um PC mais antigo que tenho disponível.

Dúvidas:

Sistema de amplificação - P.A. ? monitores ?

E o que é que me está a escapar mais ?

Fico a aguardar as vossas sugestões/comentários,

Obrigado,

+

Planta Sala .pdf

Planta c projecto.pdf

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pgranadas    2619

Para gravação, falta o elemento mais importante. Um interface audio.

Relativamente a micros, não me limitaria a ficar doenças por dois modelos. De preferencia um kit para a bateria, há vários disponíveis, para guitarras, o SM57 é um dos mais usados, mas também o Sennheiser E 906, entre outros. Além que um micro de membrana larga para gravar vozes, e também complementar na captação de guitarras, bateria, etc, é um must.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3351
há 36 minutos, nl21 disse:

O espaço era uma antiga adega e o sítio onde irá ficar o "palco" é um lagar.  

Antes de mais, parabéns pelo projecto. Tenho a certeza que ficará um espaço brutal, e aqui está uma boa sugestão para o pessoal (como eu) que na aldeia tem destas coisas por lá. Parabéns pela "ousadia" de transformar um espaço desses! :yes: 

Vamos então ao ao conteúdo!

Se pretenderes "isolar" o estúdio a sério, a única coisa que te vai safar é o "room in room", que basicamente é como o próprio nome diz: construir um quarto dentro do espaço que tens, separados por um material atenuante em termos sonoros (lã mineral, etc). Quanto às paredes serem espessas, não é tão relevante, aliás, o que interessa é a natureza dos materiais em si... se tiveres uma parede espessa de feita de cimento, ela vai transmitir as ondas sonoras. Se for uma parede grossa de lã, não vai transmitir. Além disso, nem todos os materiais propagam as ondas sonoras da mesma forma... podes só ouvir o "umpf" abafado do outro lado, por exemplo, e isso causar incómodo...

Quanto ao tratamento acústico da sala (e aqui não falo de isolamento), eu diria para não "pré-pensares" nada. Pode ser que o espaço até não fique nada mau quanto isso e não precises de gastar muito em tratamento acústico, pode ser que fique seco demais, ou não. Primeiro constrói o espaço e depois tira as medições acústicas para ter uma noção do que fazer: será melhor que gastar dinheiro desnecessariamente com ideias "pré-concebidas". Repara nos coeficientes de absorção de determinados materiais:

Image6.jpg.9000c1fd8dacc904d7e2df8550e8cafb.jpg

Consoante as necessidades, assim podes escolher os materiais que melhor se adequam para absorver as frequências mais problemáticas no teu espaço.

Quanto ao equipamento, sugiro que tenhas também microfones de condensador de membrana larga como já disse e muito bem o @pgranadas. São como da noite para o dia em termos de captar as nuances dos instrumentos e/ou voz. Por exemplo, eu não me imagino a gravar vozes num SM57, por muito usado que possa ser, acho que não me satisfaz na resposta a frequências mais altas, o que confere um carácter mais "abafado" nas vozes, coisa que não gosto.

Tens várias opções, sugiro as seguintes:

Preço: T.Bone SC1100
Qualidade: Rode K2

Depois, um pré amp a válvulas pode dar aquele toque "pró", na gravação de vozes e instrumentos. Eu tenho este, que é barato e bom. E se quiseres um compressor a válvulas, tens este também, que houvesse dinheiro para gastar nestas coisas, ficava aqui no meu mini estúdio muito bem.

Quanto ao resto do material para guitarra e tal, de certeza que haverá pessoal mais informado que eu sobre as melhores opções.

Força com isso!! :) 

Partilhar este post

Link para o post
nl21    0

Boas, 

Muito Obrigado pelas rápidas respostas e sugestões. Quanto à construção não estava a pensar nessa solução, room in room, pois implica mexer um bocado mais no espaço, e só a parede da esquerda é que dá para uma zona habitada da casa. Talvez para essa parede possa usar a solução de lá mineral antes da parede externa. As paredes são mesmo de pedra, com cerca de 0,50 m de espessura, tirando precisamente a da esquerda. 

Quanto ao interface audio tinha visto esta presonus (live 16 AR USB) precisamente por achar que também faz essa função, será que vi mal ? Ou existe outra mesa com as mesmas funções que recomendem. 
Mics - ok, vou ter em consideração. O T-bone parece uma boa opção, o outro já me parece demasiado puxado para um projecto caseiro.

Quanto ao pre-amp, podem-me explicar melhor o que faz ? 

Obrigado,

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2619
há 4 horas, nl21 disse:

Quanto ao interface audio tinha visto esta presonus (live 16 AR U

Viste.... Essas mesas, têem ligação por USB, mas só permitem a gravação da mistura em stereo, não dos canais individualmente. Além que a qualidade não é nem de perto, aquilo que se consegue com um interface.

Eu tenho esta que está entre os IA mais usados, e que oferece uma relação qualidade preço muito boa, tem apenas 8 entradas ( o que pode ser curto, se pretenderes gravar toda a banda ao mesmo tempo) mas é expansível a 18 canais adicionando um módulo Adat IO. Pode ser necessário, ou não. Também há IA's com mais canais, uns baratos, mas falam menos bem deles, outros que se calhar podem ser interessantes, mas naturalmente, mais caros.

Quanto as paredes, pouco importa se apenas uma dá para a casa. O som são vibrações, e as vibrações "viajam" pelos materiais, que quanto mais rígidos, mais permitem essa viagem. Se isolares apenas uma parede, o resultado é zero, portanto ou isolas tudo, ou nada, depende de ti.

Se tens outras casas encostadas, tens mesmo de pensar em isolar, se não é o caso, desde que o resto da família aceite....

Isolar todas as paredes a cortiça, pode ajudar, não te esqueças do chão e tecto, a solução que o @xtechfalou, de uma sala dentro de uma sala, é o único método totalmente eficaz. Há um tópico por cá de um user que fez isso, pode te dar uma ideia.

Encontrei: 

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3351
há 12 horas, nl21 disse:

Talvez para essa parede possa usar a solução de lá mineral antes da parede externa.

Se puseres isso entre as paredes das duas casas, resolve. Se puseres isso por dentro da parede do estúdio só, não resolve na totalidade porque as outras paredes propagam o som!

há 12 horas, nl21 disse:

Quanto ao pre-amp, podem-me explicar melhor o que faz ? 

Assim em termos simples, amplifica o som captado (pelo microfone, etc) para que possa ser trabalhado com um nível "óptimo" nas mesas de mistura, ou seja do nível de microfone para "line level". Pode dar também uma coloração ou fazer coisas engraçadas como distorção vocal. Um grande exemplo é o do Lenny Kravitz na música "American Woman". Eu consigo obter exactamente aquela distorção vocal puxando pelo ganho do meu preamp a válvulas, que é bastante melhor que o "clippanço" do preamp da mesa de som ou da interface audio.

No geral o que noto é que uma gravação de um microfone de membrana larga a passar no preamp que tenho fica com um toque "pro", com mais clareza e "aveludada", se é que posso falar em termos de sons nestes termos.

Partilhar este post

Link para o post
bennyrfm    7

O que isola o som é a densidade dos materiais, quanto mais denso (pesado) melhor. As caixas de ar são óptimas para atenuar a pressão acústica , teres paredes de pedra com 50cm já é um óptimo ponto de partida.

O ideal seria:

Parede de Pedra | caixa de ar | lã de rocha (quanto mais kg/m3 melhor) ou aglomex | parede de dentro da sala.

Box in the box é um must se não quiseres que o som passe para a casa que tem paredes meias com a sala de ensaios, não é assim uma obra tão complexa quanto isso e é a melhor forma, e mais barata, de isolar o som.

O meu conselho é falares com um designer acústico, pode parecer uma despesa ao início mas vai te ajudar a poupar nas muitas tangas de materiais que para aí andam e a investir nos materiais certos e nos pontos cruciais da tua sala.

Aconselho o Marcelo Tavares (http://audiodesigner.pt/), ele aconselhou-nos no início da obra e foi o melhor investimento que fizemos, quer a nível do conhecimento que ganhamos, quer no resultado final, o som do estúdio. A única coisa má é que o homem é um perfeccionista da acústica e vai sempre apresentar-te o caso ideal, o que provavelmente vai estoirar o teu orçamento! :P 

Partilhar este post

Link para o post
nl21    0

Boa Tarde, 

Obrigado por todas as sugestões e informações até agora, que foram bastante úteis.

Já segui a última recomendação e entrei em contacto com o Marcelo Tavares, pelo que o assunto está bem entregue.

Agora é questão de disponibilidade e esperar pela opinião do profissional.

Depois informo quando o projecto avançar,

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora