Tomas-18

"Ferro" para Gira-Discos BSR"

Posts Recomendados:

Tomas-18    0

Tenho um Gira-Discos BSR Modelo C197, no qual se pode usar uma espécie de ferro em que se colacam vários vinis ao mesmo tempo e quando selecionado o modo automático este larga um a um os vinis no prato. Gostaria pois de saber (uma vez que existem muitos "ferros", para modelos desta marca diferentes, qual o "ferro" que se encaixa melhor para o meu modelo. Peço desculpa por não ter imagens mas o formato que o fórum suportava não correspondia com a minha câmera.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
resolectric    1856

Eu tenho uma coisa dessas numa aparelhagem SchaubLorenz antiga. O sistema é muito engenhoso! Isso é accionado pelo movimento do braço, que quando chega às espiras de final do disco (nos 7") activa a alavanca para descer o disco seguinte. Este fica suspenso a meio caminho, até o braço voltar ao início.
Muito fixe!
Adoro ver aquilo a funcionar.
Só que só funciona com gira-discos que tenham sistema automático de "restart".

Partilhar este post

Link para o post
Tomas-18    0
há 19 horas, Tomas-18 disse:

Tenho um Gira-Discos BSR Modelo C197, no qual se pode usar uma espécie de ferro em que se colacam vários vinis ao mesmo tempo e quando selecionado o modo automático este larga um a um os vinis no prato. Gostaria pois de saber (uma vez que existem muitos "ferros", para modelos desta marca diferentes, qual o "ferro" que se encaixa melhor para o meu modelo. Peço desculpa por não ter imagens mas o formato que o fórum suportava não correspondia com a minha câmera.

há 2 horas, resolectric disse:

Eu tenho uma coisa dessas numa aparelhagem SchaubLorenz antiga. O sistema é muito engenhoso! Isso é accionado pelo movimento do braço, que quando chega às espiras de final do disco (nos 7") activa a alavanca para descer o disco seguinte. Este fica suspenso a meio caminho, até o braço voltar ao início.
Muito fixe!
Adoro ver aquilo a funcionar.
Só que só funciona com gira-discos que tenham sistema automático de "restart".

Sim, mas não toca só Singles 7". Também toca LP's 33 RPM e mais vinis de grafonola 78 RPM.

Partilhar este post

Link para o post
Tomas-18    0

Esqueci-me pois de que preciso de mais uma ajudinha vossa para tentar consertar por completo a a aparelhagem. Sim o referido gira-discos está incorporado numa aparelhagem da marca "Sprintlux" (alguém conhece isto?), mas o outro problema em questão que gostaria de resolver prender-se com o leitor de cassetes da mesma aparelhagem. O mesmo é da mesma marca da aparelhagem, e possui um problema. A velocidade dos carretos que puxam a fita está desregulada. Portanto o som sai completamente distorcido. A posição da entrada do leitor de cassetes é horizontal. Alguém sabe assim se posso manualmente ajustar a velocidade do leitor?

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    1856
há 6 horas, Tomas-18 disse:

Sim, mas não toca só Singles 7". Também toca LP's 33 RPM e mais vinis de grafonola 78 RPM.

Pois, é provável mas eu referia-me ao do equipamento que conheço e como só o vi a funcionar com os "singles" de 7"... foi isso que referi.
Curiosamente esta SchaubLorenz de que falo reproduz discos a 16, 33, 45 e 78 :)

Esses "ferros" para sequenciar os discos automaticamente eram muito usados nas festas/bailes caseiros nos anos 50 e 60, com discos de 45 rotações (EPs e Singles) e funcionavam como "DJ" de serviço.
Claro que nas festas ninguém punha mais do que uma ou duas canções seguidas do mesmo disco, daí ser frequente o seu uso como "DJ automático", para discos de 7", nesses eventos.

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    1856

Aqui estão imagens da peça que permite a leitura automática dos discos de 7" no gira-discos que referi.

Numas fotos vê-se "o ferro" onde se colocam os discos e noutras fotos pode-se apreciar o prato metálico que permite manter os discos alinhados na horizontal, para que não caiam desequilibrados.
A mecânica disto é muito interessante!

IMG_1659.JPG

IMG_1657.JPG

IMG_1651.JPG

IMG_1652.JPG

Partilhar este post

Link para o post
Tomas-18    0

O meu não possui esse prato plástico para equilibrar os discos. Possui uma pequena vareta que se coloca em cima do disco e o mesmo fica direito.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora