xtech

Qual é o membro mais importante de uma banda?

Os elementos mais importantes de uma banda?  

46 votos

1. 1. Qual é (são) o(s) elemento(s) mais importante(s) numa banda, e porquê?

Posts Recomendados:

pipes    3846

Não é só beleza, tem de haver algo (chamem-lhe carisma), que faça a mensagem (música) passar para o público.

Elton John, David Bowie, Bob Dylan, Beatles, Stones, não têm propriamente vocalistas bonitos (há gostos para tudo, claro), mas têm "aquilo".

Pink Floyd? O Waters e o Gilmour têm isso, principalmente o Roger, na minha opinião, e era feio que nem um cabaz de cornos. De maneira que não basta ter música. Há exceções, mas não confirmam a regra.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pgranadas    2691
há 4 horas, Freaking Prawn disse:

Depende do género. Ninguém ia ver Floyd porcausa do carisma de um membro, mas por causa da musica e show em si mesmo. O mesmo com King Crimson, Vangelis, JMJ ou hoje em dia com o desert/psyc rock. Muito em parte porque não são generos que se destacam por individualidades mas sim pelo conceito que representam.

A ideia da banda com um tipo que é carismático funciona apenas na musica comercial, nas bandas que dependem da imagem e de uma certa atitude em detrimento da qualidade (hoje em dia, porque o pop - em todas as suas vertentes - está manipulado para ser agradavel visualmente em primeiro lugar (gajas boas, dinheiro, sexualidade, coreografias) e a banda so avança se aceitar entrar nesta onda).

Tens razão num ponto, realmente as pessoas NESSA ALTURA, procuravam música.

Ate se davam ao trabalho de ter um hifi minimamente de geito para a ouvir. Tiravam tempo para ir buscar o disco à loja, levavam-no cuidadosamente para casa, e era um ritual a escuta do álbum pela primeira vez.

agora ouvem música no telemóvel, partilham os auscultadores com a amiga do lado, e nem sabem o que é um hifi. Pensam que te enganaste e querias dizer Wi-Fi....

os ouvintes de desert/Psyc rock, são 90% dos mesmos que ouvem Pink floyd.

pergunta a esta malta de hoje, quem é Vangelis, JMJ, Kitaro, e tirando algumas excepções que foram educadas por pais cultos (as minhas filhas conhecem isso tudo e muito mais) a vasta maioria não faz a mínima ideia do que falas.

Depois faz o mesmo que eu, e mete uma ou duas músicas de Vangelis a tocar, tipo Chariots of Fire, e alguns, mas ainda poucos dirão:” Isso é de um filme, não é?”

No entanto, sabem a marca de roupa que os BTS usam, os sapatos da Lady Gaga, e a marca de maquilhagem da Ariana Grande e julgam que o Kygo, deu a mão para ajudar, a uma tal de Tina Turner e fez uma música com ela.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2815

Já dizia o zarolho da nação, "mudam-se os ventos, mudam-se as...."

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Zorbita    10

Posso ter uma visão utópica ou distorcida, mas a importância dos elementos está directamente ligada com a qualidade do trabalho de cada um e infelizmente, hoje em dia, também por algumas questões de marketing. 

Existem "bandas" de uma só pessoa, que canta e toca um instrumento e é válido e funciona.

Para exemplificar: Pões a Marisa a cantar sozinha um concerto e mesmo sem instrumentalistas, a casa vai encher, porque a senhora é extraordinária nas suas capacidades... Gostes ou não gostes do estilo de música. O mesmo não se pode fazer com uma Avril Lavigne, ela canta... Mas sem apoio instrumental... Aquilo por si só é pouco.

O Santana pode dar um concerto sozinho... Não o faz, ajuda a promover outros artistas, é uma pessoa humanitária, assim como tantos outros. 

Depois, se há a "conjuntura estrelar" de se agruparem músicos de grande qualidade, surgem os sucessos como Queen por exemplo, que não seriam a mesma coisa se qualquer um dos elementos tivesse uma qualidade de trabalho inferior. 

Penso que consegui expressar a minha ideia. Só mais um pormenor... O baterista só será importante, se o seu trabalho for bom, criativo, emotivo... Caso contrário, como para qualquer outro elemento de uma banda, substitui-se por um sampler digital. Há bandas sem vocalista, outras que é um só fulano com o seu material electrónico e são fantásticos, porque o que produzem tem qualidade e é original... Sem isso, nenhum músico tem qualquer importância, não passará de um executante. 

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora