Entra para seguir isto  
John10

Guitarra DIY

Posts Recomendados:

John10    585

Viva caros foristas!

Tenho intenções de construir uma guitarra durante este ano, se assim o orçamento o permitir (que até ver está encaminhado).

A minha ideia seria construir uma Strat/Tele (não me decidi) com dois humbuckers. Braço com escala em rosewood, embora maple não esteja fora de questão. Quero ter um som cheio, forte e equilibrado.

Nesta fase inicial queria avaliar as minhas opções para saber quanto dinheiro terei de gastar para completar a guitarra.

Em termos de corpo tenho em mente este corpo (http://www.ebay.co.uk/itm/Daphne-Blue-alder-guitar-body-for-Stratocaster-Strat-/252581971493)

ou este http://www.ebay.co.uk/itm/Sonic-Blue-ash-guitar-body-for-Telecaster-Tele-/262659581653

e este braço (http://www.ebay.co.uk/itm/North-American-Maple-Rosewood-neck-for-Fender-Stratocaster-Strat-guitar-56mm-/252582216166)

segundo sugestão do @Nónio (estou aberto a mais sugestões e agradeço)

Em termos de electrónica tenho a electrónica que retirei da minha LAG e que utilizarei numa fase inicial para testar a montagem. Depois de todo o hardware no sítio preocupar-me-ei mais com essa área.

Assim sendo a minha maior dúvida prende-se com:

Ponte da guitarra. Quero uma ponte fixa sem tremolo e que me dê um bom sustain. Mas tenho algumas dificuldades em localizar a info que pretendo. Fiquei bem impressionado com a Schaller Hannes mas receio que seja mais um efeito de marketing do que propriamente factual. Daí pedir as vossas sugestões.

Por exemplo uma dúvida que tenho neste campo é, tendo a Strat uma cavidade para uma ponte tradicional com molas, qualquer outra ponte serve ou tem que ser algo que tenha em conta esta cavidade, por causa de furações etc.?

Afinadores. Há muitos e eu não consigo entender bem as diferenças, pelo que se me sugerirem alguma coisa neste tema, agradeço.

Furações. Como me certificar dos locais a furar, nomeadamente para a ponte? E como os fazer? É possível furar em casa ou é melhor levar a alguém com material mais adequado?

Agradeço a vossa ajuda e paciência a ver se consigo iniciar e terminar este projecto.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2920

Eh pah, parabéns pela ousadia, vais-te meter numa camisa de 12 varas mas no final o resultado vai ser bom e vais aprender muito.

A questão do routing da guitarra... porque não comprares o corpo e o braço já com o routing feito? Era meio caminho andado e poupava-te a chatice de andares com uma tupia a escavar buracos...

Quanto à ponte, uma through-body dá-te mais sustain mas não fica uma verdadeira strato. Se o teu objectivo não é seguir à risca o guião da strato, não é problema. Quanto aos picapaus, era porreiro se pudesses fazer o split depois, tinhas mais opções tonais.

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2268
há 12 minutos, xtech disse:

rque não comprares o corpo e o braço já com o routing feito? Era meio caminho andado e poupava-te a chatice de andares com uma tupia a escavar buracos...

Concordo com o @xtech, se tens o azar de errar, pimba, acabou-se. A menos que tenhas experiência e boas ferramentas. 

Algo que faria numa stratocaster montada, era fazer a electrónica à la David Guilmour. Adiciona um simples switch ou um push pull, e tens outras tonalidades bem interessantes.

Partilhar este post

Link para o post
John10    585

Bem, a parte electrónica da guitarra tenho uma ideia do que quero fazer, mas, como digo, vai ser a última coisa a tratar. Daí as minhas preocupações neste momento serem em termos de hardware, corpo e braço.

há 6 horas, xtech disse:

A questão do routing da guitarra... porque não comprares o corpo e o braço já com o routing feito?

Vou pesquisar isso, embora em termos de furações a minha ideia fosse sempre mandar as partes para alguém com os devidos recursos técnicos para o fazer.

Partilhar este post

Link para o post
John10    585
há 2 horas, pgranadas disse:

Sabia que há tinha visto em algum lado, e encontrei.

@John10Nestes gajos, podes escolher o corpo, e a furação que pretendes. Dá uma vista de olhos.

Obrigado. Vou ver.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2920
há 2 horas, pgranadas disse:

@John10Nestes gajos, podes escolher o corpo, e a furação que pretendes. Dá uma vista de olhos.

Boa cena mesmo. Um site à maneira. Se fosse eu era assim, isto para uma superstrat:

Image2.jpg

Partilhar este post

Link para o post
John10    585
há 2 horas, xtech disse:

Boa cena mesmo. Um site à maneira. Se fosse eu era assim, isto para uma superstrat:

Image2.jpg

Não 'tá mal pensado :B):

Partilhar este post

Link para o post
Nónio    913

Ó homem mas afinal o que queres é uma gaja com 3 singles e uns truques ou uma com um par de humbuckers?

É que estamos quase num salto de um universo para o próximo mas ok. Em ambos os casos há coisas muito interessantes que podes fazer com o circuito da guitarra, a sério. Uma vez que decidas proponho-me a deixar-te aqui algumas dicas fixes para isso. ;)

Partilhar este post

Link para o post
John10    585
há 23 horas, John10 disse:

A minha ideia seria construir uma Strat/Tele (não me decidi) com dois humbuckers.

@Nónio

Não há dúvidas amigo! 2 humbuckers. Em termos de electrónica estava numa de inventar e ter controlo de tone e volume individual, mas sobrevivo só com um tone para os dois (depende sempre do espaço para controlos do corpo). Em termos de switch queria ter um toggle switch.

E tenciono ter push pull em ambos os captadores.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Entra para seguir isto