Posts Recomendados:

Boas noites pessoal da pesada!!

Porém olho para sites atrás de sites, videos no YouTube e informação importante para me tornar melhor guitarrista não aparece. Eu não sou grande guitarrista que pelo contrário, não me encontro nem a novice nem a expert, se é que me entendem, mas ando um bocado a "nora". Quero aprender mais sobre a guitarra, quero evoluir, mas vêm a pergunta: Por onde começar? O que estudar primeiro, o que será mais importante, visto que passei anos atrás de anos a ver os cifras no CifraClub e a descobrir coisas novas, mas hoje quero evoluir mais. Todo este texto para perguntar se alguém sabe de vídeos no YouTube ou boa informação para estudar guitarra?? Revistas?? Peço desculpa se não for aqui o tópico! 

Cumprimentos ;)

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Por onde começar é a pergunta mais frequente, só que tem um caveat  lixado: isso depende completamente das forças e fraquezas de cada um a dada altura e dos objectivos enquanto guitarrista, sobretudo quais os pontos onde coloque mais ênfase.

Os videos acima são muito giros e tal, mas ainda que úteis são perigosos por si só. Nos meus alunos, à vontade uns 80% vêem a guitarra como uma carrada de padrões, padrões esses que formam a zona de conforto, e a evolução acaba por formar-se muito à força de empilhar mais padrões, sendo que a teoria, quando exista, é uma entidade separada que mora no éter e nunca se chega verdadeiramente a casar com os ditos padrões para fazer sentido.

Eu sou muito sincero nestas coisas: ou se arranja um bom professor ou se opta por ser-se auto-didacta como eu e se tem a vontade e tenacidade para passar horas e horas todos os dias a explorar as milhentas facetas, e neste último caso tive a sorte de conseguir montar os puzzles sem ajuda externa. A outra coisa que tem que andar de mãos dadas é tocar com pessoal. Nada nos ensina o espaço de um instrumento em termos de som e do que sirva um contexto como vermo-nos obrigados a parar de nos ouvirmos e ouvirmos a banda.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Ah, uma pequena adição, já que mencionei dar aulas de guitarra - um número assustador de pessoas, e verifiquei com outros colegas de lides, acredita piamente que, devido a um qualquer fenómeno de osmose, o conhecimento transmitido pelo professor se transforma milagrosamente em memória muscular e permite ao aluno dispensar praticamente o treino, e digo "praticamente" porque o mesmo irá obviamente colocar em prática os seus novos poderes sobre-humanos e usar as energias presentes no ar para reforçar a sua carga. :P Nada, independentemente do rumo que queiramos tomar enquanto músicos (e sem qualquer relação às questões de "amador" vs "profissional", que são um não-assunto), ocorre sem prática e a disciplina de fazermos o que seja preciso para atingir um dado objectivo.

• Riso 1
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    3637

pois , eu de vez em quando dou umas  aulas a conhecidos / amigos etc. ( de borla , portanto desculpem lá os pros )  e há uma curiosidade recorrente: 

99% deles acham que isto de tocar guitarra é um truque , eu ensino-lhes esse truque e voilá em duas aulas estão a desbundar  e a dobrar o aço :rolleyes:

:ph34r:

Partilhar este post

Link para o post
Thomasyoung    457

Boas,

Eu nem sei por onde começar, depende do que a pessoa já sabe, mas partindo do principio que não sabe nada :) 

Eu tenho é um problema, não sou bom a ensinar, tenho consiencia disso, nem sei o que dizer, tipo afinar a guitarra, aprender as notas da 5ª e 6ª Corda, começar a estudar os modos gregos da escala maior, harmonica e melodica, praticar com backing tracks, fazer alguns exercicios de patterns etc etc etc.

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2123
há 4 horas, Marcelo Félix disse:

Muito Obrigado! Já é uma ajuda :)

Muito Obrigado! É que tocar notas todos tocamos e eu quero saber mais sobre isso, do que fazer uns solitos de vez enquanto!! Quer ser eu proprio a inventar :)

E fazes muito bem. Isso de se compor e elaborar os nossos próprios solos, só lá vai mesmo com a experiência e prática. Há que insistir e ser-se teimoso para se começar a ter algum resultado, e também encontrar o nosso próprio estilo. Como vês no caso do @Fred the Shred, ele foi autodidacta, e foi tão teimoso, que agora é professor. Há mais teimoso que isso?

Eu tenho feito isso mesmo, tenho me obrigado a compor e a elaborar os solos e a encaixar melodias nas bases que crio, e curiosamente, dei comigo a instintivamente encontrar a "minha" própria escala. Em vez de seguir a "receita" da pentatonica ou outra, acabei por reparar que faço uma mistura da escala pentatonica com a escala maior (se é que é possível meter as coisas nesses termos), e para mim, soa-me bem e fico feliz.

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    3637
há 7 horas, pgranadas disse:

Eu tenho feito isso mesmo, tenho me obrigado a compor e a elaborar os solos e a encaixar melodias nas bases que crio, e curiosamente, dei comigo a instintivamente encontrar a "minha" própria escala. Em vez de seguir a "receita" da pentatonica ou outra, acabei por reparar que faço uma mistura da escala pentatonica com a escala maior (se é que é possível meter as coisas nesses termos), e para mim, soa-me bem e fico feliz.

ainda bem que explicas-te , de repente até pensei que já estavas tipo o Vai a inventar escalas só dele :rolleyes:

mas é isso, só decorar escalas não chega , é preciso saber "encaixar" as notas no sitio certo de uma forma "musical".

isso é mais difícil :(

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora