Posts Recomendados:

Olá a todos!

Como todos aqui sou um amante de música, mas diferente de vocês sou nada mais que um mero novato. Estou começando meus estudos em teoria musical, mais especificamente na área de "Compassos Simples e Compostos". Enquanto estudava esse assunto me deparei com uma música (na verdade um arranjo, uma versão) de um quarteto chileno que se chamava "Toma 4", com o título "Lugar de Paz". Bem, eu sou aficionado por quartetos e tudo relacionado à música acapela/vozes, então decidi passar as vozes desta canção (que me encantou por sua simplicidade e harmonia) para uma partitura a fim de futuramente cantar com um quarteto em que eu participo (paralelamente estou tentando fazer o mesmo com mais outras duas canções hehe).

Como eu tenho muita pouca noção de notação musical estou aproveitando minhas falhas e dificuldades ao escrever nas partituras para aprender o máximo que eu puder. Foi assim que eu cheguei no tema "Compassos Simples e Compostos".

Ao ouvir esta música fiquei meio intrigado com o compasso dela e admito que fiquei muito tempo quebrando a cabeça tentando descobrir qual o compasso dela. E como estou começando no assunto gostaria de pedir a ajuda de vocês. Cheguei a vaga conclusão de que no geral ela é 4/4, de que há mudanças de compassos ao longo da música e de que, talvez, no começo e meio dela haja dois compassos compostos, OU eu estou totalmente enganado (o que faz MUITO mais sentido :B):).

Enfim, depois de muito blá blá blá (e sofrimento) será que vocês me poderiam dizer qual o compasso dessa música pelo amor de Odin? A música não é grande coisa nesse sentido porém me embananei com isso, mas tenho certeza de que pra vocês isso vai ser moleza!

PS: Meu primeiro post no fórum!  :party::banda2::party2: (sim vou usar o máximo de emoticons que eu puder). Então me desculpem se eu postei na sessão errada ou sei lá. Valeu!!

Link da música pra quem deixou passar os hiperlinks hehe: https://www.youtube.com/watch?v=XdAUm_w3WnY

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
PCanas    717

A mim parece-me ser toda a 4/4...

O problema pode estar se começares a contar logo do 1 quando eles entram logo ao início com o "oohh". Se começares esse "oohh" no 4º tempo, bate tudo certo ;) ou seja, a música começa em anacruse ;)

A primeira frase "un lugar de paz", o "un" vai ser no primeiro tempo, o "lugar de" vai ser o resto desse compaço, e o "paz" vai ser o compasso todo mais 3 tempos do outro, sendo que o 4º tempo vai ser o "hay" da frase "hay un lugar de paz"

Mais ou menos isto:

1-2-3-oohh | oohh | un lugar de | paa... |...aazz - hay | un... 

Partilhar este post

Link para o post
há 13 horas, PCanas disse:

A mim parece-me ser toda a 4/4...

O problema pode estar se começares a contar logo do 1 quando eles entram logo ao início com o "oohh". Se começares esse "oohh" no 4º tempo, bate tudo certo ;) ou seja, a música começa em anacruse ;)

A primeira frase "un lugar de paz", o "un" vai ser no primeiro tempo, o "lugar de" vai ser o resto desse compaço, e o "paz" vai ser o compasso todo mais 3 tempos do outro, sendo que o 4º tempo vai ser o "hay" da frase "hay un lugar de paz"

Mais ou menos isto:

1-2-3-oohh | oohh | un lugar de | paa... |...aazz - hay | un... 

Muito obrigado pela resposta PCanas!

Realmente faz muito sentido!

Porém se você contar da maneira que você explicou (com anacruse) ao chegar nos segundos 0:58 da música (onde se repete a parte anterior da música novamente) o "oohh" (o mesmo "oohh" do começo) agora começa a ser contado no 1º tempo de 4, ao contrário do começo da música onde o "oohh" começava no 4º tempo (anacruse), conforme você explicou.

Ficando mais ou menos assim:

oohh | 1- un lugar |de paa... |...aazz | Sólo hay segu..| ra salvacióo... | ...oón cerca de ti | Señor |

É como se nessa segunda parte já não houvesse anacruse, já começasse direto do 1º tempo não mais do 4º, deixando o restante da música toda embolada e confusa.

Me poderia responder mais essa meu amigo?

Desde já muuito grato!

Partilhar este post

Link para o post
PCanas    717

Possivelmente é uma repetição desde o início, mas eles decidiram fazer de maneira a que parece tudo seguido...

Partilhar este post

Link para o post
há 4 horas, PCanas disse:

Possivelmente é uma repetição desde o início, mas eles decidiram fazer de maneira a que parece tudo seguido...

Bem muito obrigado mesmo pelas respostas!!! Você foi de grandíssima ajuda! :D

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora