xtech

Ser profissional da música com dificuldades ou como tê-la hobby e viver bem?

O que preferes?  

39 votos

1. 1. Prefiro...

• ...ter profissional da musica em exclusivo e viver com dificuldades
    • ...ter outra profissão, tocar como hobby e viver bem

Posts Recomendados:

miguelmatos    7
há 3 horas, LuisEmanuel disse:

Olá Malta!

A minha experiência também vai um bocado contra o percurso da maioria e votei na primeira hipótese.

Tal como o @Bruno Petrucci, cedo percebi que eu era feliz era na música. Parece uma frase feita mas a verdade é que, ao contrário da maioria da malta com quem comecei a lidar na música, eu tenho sempre este "bichinho" que me faz sempre querer aprofundar-me na música, querer saber mais, querer chegar a mais... Não sei explicar convenientemente.

E pus na cabeça, desde há vários anos, que, quase de certeza, nunca vou ser um músico de grandes palcos, concertos incríveis a ganhar milhões. Vou ter de me ajeitar com o dinheiro que conseguir, mas vou viver da música! É claro que, ao dizer que vou viver da música, não significa que não vou procurar rendimentos estáveis. Por isso comecei a dar aulas e, dentro da música, procuro sempre ter rendimentos dentro do possível. Tenho passado a minha vida a estudar (literalmente) com esse objetivo. Do treino em casa passei para aulas de guitarra, daí para conservatório, licenciatura, mestrado... O dinheiro não abunda mas consegui constituir família e tenho conseguido viver assim... Quase de certeza que teria uma vida financeira muito mais folgada se tivesse tirado um curso "com mais saídas" e não teria de trabalhar todos os dias até tão tarde. Mas seria tão feliz? Novamente parece frase feita mas a verdade é que posso não conseguir ir passear ao estrangeiro todos os anos mas trabalho no que gosto! Posso não dar concertos milionários mas, ao menos, trabalho no que gosto! (E, modéstia à parte, já poder dizê-lo é, para mim, uma conquista!)

Luis, antes de mais parabéns por teres seguido o teu sonho e ambição na música. Isso é acima de tudo motivador para quem tem o mesmo objetivo.
Contudo acho que as alternativas possíveis não abrangem o teu caso. Porque, pelo que escreves, não vives em abundância, mas também não vives em dificuldades (parece-me). É que se as alternativas fossem: "ser músico, vivendo de forma remediada ou ter outra profissão que permita uma vida mais abastada e ir fazendo música nos tempos livres?", diria que a minha resposta seria a opção 1. É que para mim viver com dificuldades é não ter dinheiro para necessidades básicas (casa, comida...).

Não sei... Se calhar tou a levar a questão demasiado literal :P

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
LuisEmanuel    295
há 21 minutos, miguelmatos disse:

Luis, antes de mais parabéns por teres seguido o teu sonho e ambição na música. Isso é acima de tudo motivador para quem tem o mesmo objetivo.
Contudo acho que as alternativas possíveis não abrangem o teu caso. Porque, pelo que escreves, não vives em abundância, mas também não vives em dificuldades (parece-me). É que se as alternativas fossem: "ser músico, vivendo de forma remediada ou ter outra profissão que permita uma vida mais abastada e ir fazendo música nos tempos livres?", diria que a minha resposta seria a opção 1. É que para mim viver com dificuldades é não ter dinheiro para necessidades básicas (casa, comida...).

Não sei... Se calhar tou a levar a questão demasiado literal :P

Sim, compreendo e, na minha opinião, se a questão fosse não ter dinheiro para necessidades básicas (comida, por exemplo) para mim e para a minha família, então optaria por arranjar outro trabalho... Que remédio! Realmente a música preenche-me mas a minha família é mais importante! Preferia andar menos realizado do que não ter comida na mesa. Agora, por outro lado, prefiro viver remediado do que viver bem mas sem me sentir realizado...

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2553

Eu estou com o @stratocosta. Gostava de viver da música, mas sem ter de fazer fretes. A coisa durante um tempo até se pode aguentar, mas a médio/longo prazo, está fora de questão.

Isso porque sei de experiência, que numa situação dessas, é fácil vir a repudiar-se algo que antes era uma paixão. Aconteceu-me com a fotografia, e gosto demasiado da música para correr esse risco. Por isso, como hobby, há pouca margem para deixar de continuar a tirar prazer dele.

Se por outro lado, vivesse a tocar o que gosto, e não tivesse que me preocupar com dificuldades financeiras, aí seria outra história. Mas já há muito que deixei de acreditar em contos de fadas....portanto...

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4165
há 4 minutos, pgranadas disse:

Mas já há muito que deixei de acreditar em contos de fadas....portanto...

concorre a eurovisão ^_^

Partilhar este post

Link para o post
habanero04    835
há 3 horas, Bruno Petrucci disse:

E muito bem. Não pensem que nunca desejei ser assim. Era tudo tão mais fácil...

Fácil não é. Quantas vezes não dou por mim a pensar que agora pegava na guitarra e ia tocar ou praticar determinada coisa... quem diz pegar na guitarra, diz fazer outra coisa qualquer...

há 3 horas, stratocosta disse:

a 2ª é mais lixada , é o inicio do ciclo, a vidinha tipo hamster 

bem , nos tempos que correm ter trabalho já é um milagre. 

e a musiquinha acaba por ser o mesmo: tocar n vezes as mesmas musicas , aturar os mesmos músicos :rolleyes:

haja saúde :D 

Então sou eu que ando numa fase que todos os dias são 2ª feira...

Os Stones também tocam as mesmas músicas e aturam-se há quantos anos?...

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2553
há 5 minutos, habanero04 disse:

Com o caché deles, até a Maria Leal, o Ze cabra e o Sobral eu era capaz de aturar...

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4165
há 6 minutos, habanero04 disse:

esse exemplo não conta , os gajos fazem uma tour de 10 em 10 anos e o que facturam compensa aturar o mau feitio do Jagger

há 2 minutos, pgranadas disse:

Com o caché deles, até a Maria Leal, o Ze cabra e o Sobral eu era capaz de aturar...

o pessoal a falar de paixão e vocês ......

cambada de mercenários :D

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4165
há 1 minuto, habanero04 disse:

Só dei o exemplo de 4 gajos que já andam nisto juntos desde o tempo da Maria Caxuxa...

xutos, produto nacional e tal como os stones basicamente a viverem de êxitos de há 50 anos  :rolleyes:

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2553
há 3 minutos, stratocosta disse:

xutos, produto nacional e tal como os stones basicamente a viverem de êxitos de há 50 anos  :rolleyes:

E a tocar bons originais, assim também eu aguentava.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora