tca

(Tutorial) - Booster com uma válvula 6J6 a 5.3V

Posts Recomendados:

tca    204

Tutorial - Booster com uma válvula 6J6 a 5.3V

Resumo:
Aproveitando o baixo custo - 3 euros - de uma válvula 6J6, podes construir um excelente booster, que funciona muitíssimo bem para espevitar qualquer amplificador solid-state com pouco carácter. Vê aqui como!
...

Ver este tutorial completo

• Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2914

Se conhecerem alguém que possa usufruir deste excelente tutorial, partilhem com ele:

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2245
há 2 horas, tca disse:

Obg, @pgranadas

Aqui fica uma sound sample (primeiro clean, aos 30s a válvula).

Uau, soa muito bem.

Eu com estes tutorias só tenho uma pequena (leia-se, "grande") dificuldade.

O esquema é excelente, para quem está habituado a ler esquemas. Mas para mim que sou nabo....:sad:

Se fosse possível, se ter uma imagem de cada face da board montada, para mim era capaz de resultar.:unsure:

Nada disso invalida o excelente post, que nos mostra várias coisas.

1- Pagar 200€ por um Bost, é burrice.

2- Pagar 200€ por qualquer pedal analógico, burrice é. Estará a se alimentar um mercado de gulosos, que na realidade, não são pessoas com princípios muito deferentes dos chineses que fazem cópias de Gibson's e afins.

3- Está ao alcance da maioria das pessoas, poder ter uma pedalboard, diy. O que também dará um gozo especial na hora da exibir.

4- Que eu devia ter tido mais atenção nas aulas de electrotecnia. :blush:

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2914

Ora bem, eu tenho aqui um conjunto de questões complexas para colocar ao mui douto @tca :

1. Quanto ganho fornece isso? Segundo vi, o factor de ganho das 6J6 anda à volta de 21, portanto no máximo andará por esse valor?
  2. O que é que acontece se usar uma fonte de 9v mais normalzinha, por exemplo? O circuito aguenta? 
  3. Querendo usar um footswitch para activar/desactivar, como onde ligaria?
  4. O circuito esquematizado tem duas 6J6. Isto confere o dobro do ganho com com este circuito? 

E pronto, os meus parabéns pelo tutorial, excelente como sempre. Ter um Prof. Universitário da matéria a explicar estas coisas a nabos como eu nestas matérias é um privilégio.

Partilhar este post

Link para o post
tca    204
há 47 minutos, xtech disse:

Ora bem, eu tenho aqui um conjunto de questões complexas para colocar ao mui douto @tca :

1. Quanto ganho fornece isso? Segundo vi, o factor de ganho das 6J6 anda à volta de 21, portanto no máximo andará por esse valor?
  2. O que é que acontece se usar uma fonte de 9v mais normalzinha, por exemplo? O circuito aguenta? 
  3. Querendo usar um footswitch para activar/desactivar, como onde ligaria?
  4. O circuito esquematizado tem duas 6J6. Isto confere o dobro do ganho com com este circuito? 

Por partes então:

1. Esse ganho de 21 é noutras condições de funcionamento. Para uma alimentação de 5.3V tens um ganho (aproximado) de 3 (ver foto).

2. Podes alimentar com 9V mas o heater é de 6.3V tens de por uma resistência antes do heater, qualquer coisa como 6Ohms, se não tiveres uma com este valor usa uma de maior valor (nunca menor, mas não muito maior ;) ).

3. Exactamente como num pedal usual.

4. Tem só uma, a válvula tem dois triodos mas o software não tem o símbolo para um twin tube.

Quanto ao Prof., deixa-te de tretas que isso não é para aqui chamado :D

00-wave-6j6.png

há 1 hora, pgranadas disse:

Se fosse possível, se ter uma imagem de cada face da board montada, para mim era capaz de resultar.:unsure:

Vou pensar como é que consigo fazer isso de uma forma fácil e rápida.

Partilhar este post

Link para o post
tca    204

há 1 hora, Mr. Smith disse:

Está muito bom este tutorial, ainda por cima soa bem!!

ahahah, gostei do "ainda por cima", mas soa melhor ao vivo! É construir um!

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora