Entra para seguir isto  
ng80092a

Iniciante - diferenças entre baixos / o que comprar

Posts Recomendados:

ng80092a    0

Bom dia, vou adquirir em breve um baixo + acessorios para me iniciar e constatei o seguinte..

Por um lado, posso adquirir um kit como o seguinte

http://www.gear4music.pt/pt/Guitarra-e-Baixo/Baixo-Eletrico-LA-and-Conjunto-com-Amplificador-Sunburst-Dourado/7K3

Por outro posso adquirir um baixo isolado que parece ser praticamente igual, tirando a diferença na posição dos pickups e as cores

http://shop.fender.com/en-PT/squier-electric-basses/jazz-bass/vintage-modified-jazz-bass/0306600500.html#prefn1=series&prefv1=Vintage+Modified+Models&cgidx=squier-products&start=1

A questão é:

-O que é que o mais caro tem, que o outro não tem?

-A diferença vale a pena para quem está a começar?

-Quanto tempo pode levar a aperceber-me da diferença se praticar 5 horas por semana?

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    3323

1) Esse pack de cima é fraquinho: todos os componentes são de fraca qualidade. 

O baixo é tipicamente feito na china em sabe-se-lá-onde e não tem nada a ver com o Squier VM. Vais começar por notar logo hardware (afinadores mais fracos), na construção, na maior dificuldade de lhe fazer o setup devidamente. É um baixo baratinho, de linha branca, que custa um quarto do que custa o Squier VM. Os pickups são de linha branca e não me inspira confiança nenhuma.

O amplificador do tamanho que é vai soar mal. Um speaker de 6.5, e uma caixa com essa espessura? Vai-te soar a rádio a pilhas :D 

Já VM, é outra fruta. Não tem nada a ver com o do kit de cima.

2) Vale a pena sim. Se tiveres um material minimamente decente terás melhor som, maior conforto, e maior motivação para tocar e evoluir.

3) Isso depende... se tocares sempre num baixo fraquinho sem nunca experimentares outro nunca vais aperceber-te da diferença. Se tiveres os dois lado a lado apercebes-te provavelmente de imediato.

Partilhar este post

Link para o post
miguelmatos    7

Concordo plenamente com isto que @xtech disse

Citação

Se tiveres um material minimamente decente terás melhor som, maior conforto, e maior motivação para tocar e evoluir.

O problema não é o instrumento ser feito na china ou onde quer que seja. Há muitos instrumentos a serem feitos em países asiáticos com qualidade boa e excelente. Tem a haver com o facto de os componentes do instrumento serem muito foleiros, o que faz do instrumento um pau com cordas. E assim é difícil sentir-se prazer a aprender um instrumento.

O melhor baixo de relação preço/qualidade é, de longe, o Sire V7 (Marcus Miller), que consegues comprar novo a partir de cerca de 400 €. Abaixo disso tens os Squiers da Fender. Numa gama muito baixa tens os Harley Benton, que me parecem merecer também uma oportunidade  https://www.youtube.com/watch?v=PvtEdap74cA ou https://www.youtube.com/watch?v=_mKDDAZmBtk. Com boas cordas e com um bom setup, estes baixos não te deixam mal.

Quanto a amps, eu compraria um pequeno combo de 10W ou 15W, que é perfeito para ensaiar em casa sem chatear os vizinhos e que pode ser usado em pequenos concertos com acompanhamento acústico, ou pelo menos sem bateria. Warwick BC10, Fender Rumble 15, Hartke HD 15... Ficas bem servido. Eu pessoalmente tenho o Warwick para praticar em casa e estou muito satisfeito.

• Gosto 2
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
hypermnesium    1188

Bem, acho que o @xtech e o @miguelmatos responderam bem ás perguntas.

Eu já comentei isto em vários tópicos mas vou-me repetir. Há bons instrumentos nas gamas baixas mas há que ter atenção e escolher com critério. Enquanto um Squier podes comprar sabendo que não haverá grandes diferenças de instrumento para instrumento, ou seja, entre dois VM não vais encontrar grandes diferenças de qualidade, enquanto por exemplo num Vintage é mais que provável que tenhas dois baixos iguais lado a lado e quando os experimentas notas diferenças assustadores entre um e outro.

Os Sire nunca experimentei, não posso dizer nada, apenas que são muito recomendados online. Os SX para quem gosta de alterar os baixos são um achado, bem construídos mas a pedir que lhes mudes a electrónica (pelo menos). O Squier VM é sempre uma aposta segura, quer pela sua qualidade, quer pela forma como se implementaram no mercado, ou seja, mesmo usados, aguentam bem o seu valor. A Yamaha e a Ibanez tem bons baixos de entrada de gama, aliás, sempre tiveram, são sempre marcas a ter em conta quando se procura um instrumento novo.

Amps, algo pequeno para ter em casa, sem pensar duas vezes, EBS Classic Session 30. Para mim, é um combo que poderia tranquilamente ser vendido por preços bastante mais altos e que ninguém se ia queixar, até 200€ não há um único combo que me faça sequer duvidar da escolha.

https://www.thomann.de/es/ebs_classic_session_30_bass_combo.htm?ref=search_prv_7

• Gosto 1
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Entra para seguir isto