Entra para seguir isto  
xtech

Música Tonal vs Atonal

Posts Recomendados:

xtech    2004

Pessoal, que estilo de música costumam compor mais: tonal ou atonal?

Costumam entremear as duas? Que tipo de composições tiram melhor rendimento/se adequam mais a cada um na vossa opinião?

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Lianta    2

Eu costumo unir as duas, principalmente no violão.

Esses dias estava brincando de fingerstyle numa composição em Mi maior e do nada esbarrei numa improvisação de Cannon in E, depois em outra Cm... virou uma salada hahaha

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    271

Música atonal, de um ponto de vista muito estrito é uma cena de nicho "praticada" por compositores de vanguarda e de jazz. Já escrevi coisas sem ter qualquer preocupação formal em termos de arranjo de  vozes (no sentido teórico) ou de tonalidade. Mas eram peças tonais. Só não obedeciam ao esquema I - IV - V - I :D

Mas o vídeo que mandaste é um bom ponto de partida para quem quiser ter uma noção de música atonal. Vejam os vídeos sugeridos pelo Youtube.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2004

Dream theater às vezes usam cenas atonais também, e fica porreiro. Acho que o busilis está em conseguir conjugar numa música partes tonais com atonais.

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    271
há 1 minuto, xtech disse:

Dream theater às vezes usam cenas atonais também, e fica porreiro. Acho que o busilis está em conseguir conjugar numa música partes tonais com atonais.

Dá-me um exemplo.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2004

Ali no 53:33, fazem um "mini break" atonal descendente de 3 segundos que quebra a melodia e acho que fica muito bem. De resto nos Liquid Tension experiment usam bastante deles.

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    271

Ok. Percebi. Os apontamentos atonais. É engraçado o desconforto que criam. Neste caso está no meio de uma passagem harmónicamente desafiante para o ouvido. Mas a passagem atonal faz com que afinal já não pareça tão dissonante quando regressamos à "normalidade". Bom exemplo, sim senhor.

Tomara eu sonhar fazer música com esta complexidade... Está muito para lá das minhas capacidades.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2004
há 8 horas, ncarmona disse:

Tomara eu sonhar fazer música com esta complexidade... Está muito para lá das minhas capacidades.

Das minhas nem falo... :( Em termos de teoria sou muito fraquinho mesmo!

Mas bom, os Dream Theater são os Dream Theater, não é fácil chegar ao nível deles... provavelmente são a melhor banda do mundo em termos técnicos!

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Entra para seguir isto