Entra para seguir isto  
tmo

(Tutorial) - Como usar processadores multiFX para Guitarra/Baixo/outros

Posts Recomendados:

tmo    1732

Mais um update, desta vez passei da teoria à prática, cuidado com os ouvidos!... Nova página: Post Scriptum!

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
PedroGRock    3

Nao sei se alguém me consegue ajudar. Trabalho com um setup de rack com pré amp analogico (engl e530) e processamento digital (g major) e controlo tudo com um engl z12. Mas queria trocar para um controlador com program change e control change, tipo o ground control pro. Mas se gastar os 400 paus que este controlador custa. Ha algum controlador mais acessivel? A fcb1010 faz isso mas tens de levar o chip uno. E a boss fc200?

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1732

Boas @PedroGRock.

A fc200 faz isso sem problemas nenhuns. Tenho um setup idêntico e uso esta pedaleira. Há uns tempos haviam umas tantas destas pelo olx a cerca de 100€. Parece-me um bom negócio:

• Permite acrescentar até mais 6 pedais de expressão (ou convencionais on/off).
  • Permite personalizar os pedais no modo Control Change.
  • Tem vários modos de operação no modo Program Change, em particular para gerir os bancos de presets.
  • Pode funcionar como teclado MIDI de chão/pés se ligada a um módulo de sons...

A roland fc200 é super versátil, se precisares de ajuda com ela, caso te orientes por esta, apita. Tenho a minha há uns 20 anos (+-), e nunca me deu problemas. Nunca desbundei a fcb1010...

Partilhar este post

Link para o post
PedroGRock    3
On 19/11/2018 at 09:24, tmo disse:

Boas @PedroGRock.

A fc200 faz isso sem problemas nenhuns. Tenho um setup idêntico e uso esta pedaleira. Há uns tempos haviam umas tantas destas pelo olx a cerca de 100€. Parece-me um bom negócio:

• Permite acrescentar até mais 6 pedais de expressão (ou convencionais on/off).
  • Permite personalizar os pedais no modo Control Change.
  • Tem vários modos de operação no modo Program Change, em particular para gerir os bancos de presets.
  • Pode funcionar como teclado MIDI de chão/pés se ligada a um módulo de sons...

A roland fc200 é super versátil, se precisares de ajuda com ela, caso te orientes por esta, apita. Tenho a minha há uns 20 anos (+-), e nunca me deu problemas. Nunca desbundei a fcb1010...

@tmo naontenho intençao de usar pedais externos. Só com os pedais da fc200 consigo isso? Tipo do switch 1 ao 5 ter ali 5 presets e no 6 ao 0 ter ali efeitos para ligar e desligar quando me apetece e ainda usar o ctrl para tap tempo. Isto assim é possivel? 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1732

Dessa forma não, mas podes ter do 1 ao 10  mais os Bank up e Bank down e CTL para ligar ou desligar efeitos no modo CONTROL CHANGE e todos os bancos de programas disponíveis no modo PROGRAM CHANGE. A troca entre modos faz-se no botão MODE, debaixo do DISPLAY. O pedal CTL e o pedal de expressão funcionam sempre em modo CONTROL CHANGE.

No modo CONTROL CHANGE podes programar qualquer um dos pedais para funcionar em modo latch (on/off) ou momentâneo (on quando se carrega, off quando se solta), tal como alterar o respectivo MIDI Control Number. É super versátil neste sentido e, na minha opinião, bate aos pontos muitas pedaleiras da concorrência, tipo a Ground control pro e semelhantes.

No meu caso, com a possibilidade de mudar radicalmente de som dentro de cada preset/patch/programa, acabo por usar sempre o mesmo e brinco com os efeitos que ligo e desligo a meu belo prazer, tal e qual um conjunto de pedais analógicos mas com a mais valia de poder combinar efeitos numa mesma acção. Não tenho o "preset do som limpo" nem o do "som distorcido".

Agora, isto depende das possibilidades dos teus aparelhos...

Partilhar este post

Link para o post
PedroGRock    3
há 3 horas, tmo disse:

Dessa forma não, mas podes ter do 1 ao 10  mais os Bank up e Bank down e CTL para ligar ou desligar efeitos no modo CONTROL CHANGE e todos os bancos de programas disponíveis no modo PROGRAM CHANGE. A troca entre modos faz-se no botão MODE, debaixo do DISPLAY. O pedal CTL e o pedal de expressão funcionam sempre em modo CONTROL CHANGE.

No modo CONTROL CHANGE podes programar qualquer um dos pedais para funcionar em modo latch (on/off) ou momentâneo (on quando se carrega, off quando se solta), tal como alterar o respectivo MIDI Control Number. É super versátil neste sentido e, na minha opinião, bate aos pontos muitas pedaleiras da concorrência, tipo a Ground control pro e semelhantes.

No meu caso, com a possibilidade de mudar radicalmente de som dentro de cada preset/patch/programa, acabo por usar sempre o mesmo e brinco com os efeitos que ligo e desligo a meu belo prazer, tal e qual um conjunto de pedais analógicos mas com a mais valia de poder combinar efeitos numa mesma acção. Não tenho o "preset do som limpo" nem o do "som distorcido".

Agora, isto depende das possibilidades dos teus aparelhos...

@tmo obrigado pelo esclarecimento. Nesse caso, até nao me traz grandes vantagens estar a trocar de controlador. A nao ser mesmo ter tap tempo. Vá, isso e nal precisar de esticar mais um cabo até a rack para ligar o pedal de expressao.  

Tenho de ver se vale a pena estar a investir nisso. 

Qualquer coisa venho te chatear novamente. 

Obrigado 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1732

Já agora, que controlador usas?

Assim, mesmo só para esclarecer, a FC200 tem 4 modos de funcionamento independentes: Program Change (para mudar os presets), Control Change, (para mudar parâmetros ou ligar/desligar efeitos), Note Mode (para funcionar como teclado de chão para Synths e afins, é um gerador de notas) e um modo de mensagens SYSEX (para editar parâmetros nos processadores, principalmente vocacionado para o Roland GP100).

No modo Program Change podemos enviar mensagens Control Change com o pedal de expressão, o pedal CTL ou qualquer outro pedal adicionado aos jacks traseiros. Os pedais 1 a 10 e Banck Up e Down servem apenas as funções de mudança de preset e/ou Banco de presets.

No modo Control Change, TODOS os pedais funcionam como controladores on/off ou de expressão. Não há envio de mensagens tipo Program Change.

Os outros modos nunca usei.

De uma forma geral, tenho um preset por música. Mudo de música, mudo de preset. Depois se tenho mudanças de timbre/efeitos dentro de cada música, entro em modo Control Change e faço as avarias que sentir necessárias com os efeitos necessários. Na prática, acabo por usar praticamente apenas 1 ou dois presets para as músicas que vou fazendo. Só mudo quando procuro um efeito diferente daqueles que tenho programados para o preset corrente. Disse que tenho um rig semelhante ao teu, a diferença é que o meu Préamp também recebe mensagens MIDI (creio que esse Engl não recebe) e permite-me alterar os seus parâmetros por mensagens Control Change em cada preset. Conclusão, tenho os pedais 7 a 9 dedicados a parâmetros no Pré e os restantes a parâmetros para o processador de efeitos (é o clássico par Triaxis + G-Force)... só mesmo para relembrar, uso a pedaleira Roland FC-200 para os controlar com mais 2 pedais de expressão adicionais: o primeiro e que vem incluido na pedaleira trabalha o nível de drive do Triaxis, os outros dois alteram parâmetros de efeitos consoante me der na mona de programá-los. é um sistema particularmente versátil, pois consigo dosear muito bem o nível de drive, podendo ir do Limpo ao muito saturado passando por todos os meios entre os extremos. Aliado a guitarras com humbuckers e coil splits, tenho um panorama de sons suficientemente grande para me bastar um único preset e fazer a festa em todo o lado.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Entra para seguir isto