xtech

Crowdfunding para músicos - o que acham?

Posts Recomendados:

xtech    2914

Com a popularização do crowdfunding, houve alguns músicos e bandas que fizeram campanhas de crowdfunding. Lembro-me que houve algumas bandas a fazer isso para angariar fundos para a gravação de álbuns, mas sinceramente nunca mais soube nada. Tiveram sucesso? Em Portugal conhecem algum caso? Acham que vale a pena?

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pgranadas    2248

Valer a pena?

Certamente que sim. Gravar em estúdio, com profissionais que conhecem da poda, e com equipamentos e salas devidamente tratadas, é sem duvida muito melhor.

Ter um disco gravado, seja ele em estúdio, ou em casa, pouco muda hoje em dia na carreira de uma banda. As editoras e os promotores preferem apostar em bandas com uma legião de fans e milhares de seguidores no facebook e YouTube, que em alguém que tenha um disco gravado.

O facto é (Imho), a "indústria" está cada vez mais glutona, e menos interessada na arte. Eles procuram gente que esteja disposta a se escravizar, para obter um determinado modo de vida, em vez de procurarem artistas.

Por isso, ou se entra no esquema deles, ou então mais vale ir-se fazendo música por prazer, e tirar o máximo de proveito disso mesmo. Pode não ser por se ter o nome nos tops de tabelas nem nas playlists. Mas sabendo que os fans que obteve, são genuínos, e não gente facilmente influenciável por modas, que hoje adora, amanhã esqueceu.

Pessoalmente, não conheço nenhum caso em que o crowdfunding tenha sido o ponto de partida para o sucesso de alguém.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2914

Pensei nisto porque haveria a possibilidade de lançar uma ferramenta de crowdfunding para músicos aqui no FM. Mas pelo que tenho visto tenho noção que não tem tido muito sucesso, daí que nunca tenha ponderado seriamente ter isso no FM, mas se houvesse um interesse relevante podia considerar-se.

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2248

Uma ferramenta de promoção e divulgação dos artistas, é capaz de ter mais aderência e de atrair outros artistas.

Dou uma ideia, que pode ser associada a ela: Fazer-se um circuito nacional de concertos. Será que não se conseguiria fazer isso, com o apoio do pessoal do fórum? Um circuito nacional, de bares e outros locais, onde se conseguisse promover os artistas do fórum, que circulariam por esse circuito. Se se envolvesse nisso, alguém, ou alguma entidade ligada à organização de um ou mais festivais, melhor ainda.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
LuisEmanuel    282

@pgranadas, a tua ideia parece-me de grande viabilidade e, penso eu, muitíssimo interessante! Apenas discordo da parte dos bares. Isto é, se estivermos a falar de bandas e músicos de originais, não acho que os bares sejam, hoje em dia, grande opção. Seria, a meu ver, mais interessante ir a auditórios, teatros, etc (mesmo que pequenos).

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2248
há 36 minutos, LuisEmanuel disse:

Seria, a meu ver, mais interessante ir a auditórios, teatros, etc (mesmo que pequenos).

É verdade, tens razão. Mas isso até facilita. As CM são mais fáceis de fazer entrar nestas coisas, e teem fundos para isso.

Partilhar este post

Link para o post
LuisEmanuel    282
há 2 minutos, pgranadas disse:

É verdade, tens razão. Mas isso até facilita. As CM são mais fáceis de fazer entrar nestas coisas, e teem fundos para isso.

Sim mas, infelizmente, nem todas. De qualquer forma, acho que era possível apostar nisso!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2914
há 6 horas, pgranadas disse:

Dou uma ideia, que pode ser associada a ela: Fazer-se um circuito nacional de concertos. Será que não se conseguiria fazer isso, com o apoio do pessoal do fórum? Um circuito nacional, de bares e outros locais, onde se conseguisse promover os artistas do fórum, que circulariam por esse circuito. Se se envolvesse nisso, alguém, ou alguma entidade ligada à organização de um ou mais festivais, melhor ainda.

É uma boa ideia e tem todo o meu apoio. Em termos de participação pessoal, eu sou apenas o gajo que mantém o sistema "up and running" e proporciona as funcionalidades que apoiam o dia-a-dia da comunidade. Se houver alguém ou um comité que queira avançar para essa parte mais "mundo real", cá estarei para apoiar deste lado com o que puder ser feito.

Quanto à "ferramenta de divulgação", é difícil imaginar já algo que não exista e que possa ser melhor tendo em conta os poucos recursos que temos, mas chutem aí as ideias! O problema disto é o "oversupply" como nos livros: há muita gente a escrever livros e pouca gente a lê-los. Ou porque continuam a ler sempre os mesmos ou porque lêm apenas os best sellers badalados...

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora