xtech

Phonic Celeus 400 Review

Posts Recomendados:

xtech    2718

Depois da minha velha Behringer ter morrido (ou melhor, depois de eu me aperceber que ela tinha morrido), decidi comprar uma mesa de som para ter em casa para servir de "mixer geral" não só de estúdio mas de todas as aplicações caseiras. 

Pretendia uma mesa que tivesse 4 canais XLR, pelo menos 2 canais stereo, saídas XLR, streaming bluetooth, efeitos incorporados, compressor e USB (interface). O meu orçamento reservado para a mesa eram 150€ e portanto era muito difícil arranjar uma que tivesse isto tudo. A escolha recaíu sobre a Phonic Celeus 400 uma mesa que é um "tudo em um". Aqui está ela:

IMG_20170808_005808.jpg

Não tem faders verticais para os canais, mas não é algo que seja fundamental para mim. De resto tem todos os controlos básicos que são esperados, incluindo uma funcionalidade porreira: tocar MP3 de uma Pen ou gravar directamente para a Pen. Além disso a mesa tem 70 MB de memória interna, o que não parecendo muito, pode armazenar umas horas de gravação de voz.

IMG_20170808_005821.jpg

Faltou mostrar mas tem uma saída de phones na parte frontal, o que é excelente em termos de conveniência. Do lado negativo da conveniência, a descrição dos efeitos está na traseira... vou ter que andar sempre a ver  a parte de trás para saber qual o número do efeito :nojento:

IMG_20170808_005847.jpg

A mesa passou 5€ do orçamento (ficou em 155€) mas com tantas funcionalidades, alguma coisa tinha que ser sacrificada. E a coisa que notei logo: é feita em plástico! Isto de facto redefine o significado de "chinesice", e esta não é uma mesa nem para andar constantemente a saír de casa nem para apanhar muito sol ou estar sujeita a grandes variações de temperatura, não vá o plástico começar a dar de si...

Outro dos aspectos é a qualidade da interface audio. Como é expectável, envia a mistura em stereo, mas a qualidade é "apenas" CD: 16 bit 44 kHz, o que é claramente inferior ao standard actual: 24 bit 96 kHz. Mas eu tenho mais duas interfaces audio, isto seria apenas usado em situações de recurso, portanto não está mal. Está ao nível das mesas behringer neste ponto.

Outro ponto negativo é a mesa não ter entradas de alta impedância para ligar directamente a guitarra ou o baixo. Sendo assim só se pode ligar após uma DI ou algo que tenha uma DI incorporada para dar saída de linha (pedaleiras de guitarra, por exemplo).

Estes são à partida os aspectos mais negativos, de resto tudo na mesa parece ser razoável, incluindo a solidez dos controlos. Por 155€ não se pode pedir mais também. A facilidade de pôr músicas a tocar via bluetooth a partir do telemóvel e ter tudo integrado num ponto de controlo é muito interessante, e nesse aspecto, vale a pena.

Actualizarei este tópico quando tiver uma experiência mais consistente do seu funcionamento.

• Gosto 2
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2718

@ribazigi sim aguentou, mas tem tido uma utilização exclusiva dentro de casa. Até agora, estou muito satisfeito com ela.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora