Payko

Opiniao sobre guitarra vs pack iniciacao

Posts Recomendados:

há 7 horas, mpexus disse:

Sabes que isto das guitarras nunca é só o tocar :)

Um gajo quando compra uma bicla/mota/carro não se limita só a ligar e andar... anda sempre ali às voltas, faz parte de geekarmos com as coisas. O mesmo com os Amps, compras um e por muito que gostes do Presets vai-se sempre andar horas à volta deles para os tentar mudar e como os gostos (e conhecimento) mudam ao longo do tempo também mudam os presets/pickups/cordas/ afinações e mesmo estilos de guitarras... eu que não suportava Fenders agora quero uma :D (E não toco um corno, mas adoro guitarras).

O que eu digo é:

Tem FR não sabes usar: BLOCK e não te chateies mais, um dia começas a querer saber. Compra o que te der gozo ter em vez de comprar só pq foi barato, se é para ser barato e depois nunca lhe pegar pq é uma merda que não dá tusa nenhuma...ou pq é tão bonito que tem medo de estragar então poupa o dinheiro e não compres nada.

Se não tens interesse mesmo nenhum num FR que até é algo que quase passou de moda, também o que não faltam são opções e acho que dei até mais que muitas, nada do que sugeri eu não deixaria de comprar se procurasse para amigos meus e mesmo algo para mim nestes valores, aliás algumas até me piscam o olho há algum tempo (A Ibanez Amarela especialmente) mas tenho de me controlar senão a a gaja passa-se completamente e mal sabe ela o que eu ando a negociar que ainda não tive coragem  de lhe dizer que vai entrar mais uma :D 

O Pack da Schecter é tentador para caraças pq ele  fica ali com material que não é só porreiro para o preço, é  excelente para quem está a começar e dá bailes a qq merda de packs de 300 euros novos, nem tem comparação... a Omen sente-se uma Guitarra em vez e um brinquedo. Claro que estamos a comparar em valores por media gama (com média digo a baixa de €400-€600) , não se pode dizer que vai competir com uma Guitarra de €1000 assim de origem, mas muda os Pickups/Tuners para Locking e a Ponte (que foi o que tinha feito na minha) e digo-te que aquilo era guitarra para ficar equivalente a algo de 600+ euros... tendo em conta que a comprei usada com 2 meses por menos de €200 a alguém que a comprou mas na realidade queria era com FR mas foi desaconselhado pq era a primeira... ou seja não ficou satisfeito pq não era o que queria e vendeu para ir buscar uma Ibanez, fiquei eu a ganhar :)

Na minha meti-lhe uma Ponte Gotoh (€30) Uns Vanson Locking Tunners (€25) e Duncan Distortion / S59 (OLX) e até tenho saudades do Power que ela mandava. Só a Gotoh deu-lhe outra vida com mais Sustain e Separação de notas, fiquei super espantado com o que uma Bridge podia fazer, visto que já lá tinha os Pickups largos meses antes notei logo diferença.

eu acho que a prioridade dele deve ser neste momento as coisas mais banais de tocar guitarra.. dedos escala primeiros acordes.. e honestamente já é demasiado no inicio (daí a maioria das pessoas desistir de tocar guitarra passado 1 mês) não é isso que se quer contribuir, logo ele vai querer simplificar nesta fase, mais tarde se o seu gosto e vontade o disser, com uma guitarra melhor vai para o caminho que preferir. é que esses updates todos que fizeste requer conhecimento muito tempo de pesquisa e sobretudo vontade.

eu falo por mim, também me foi sugerido isso tudo no inicio quando comecei, não sonhava o que andava a fazer e achei que só me atrasou, desmotivou e me fez gastar dinheiro desnecessário. arranjei uma guitarra com floyd como 1º guitarra, tive uma placa de som e foi só complicações, e o essencial ficava para trás.. gosto mais de tocar do que ser geek que sou (e calculo que ele quer começar a tocar para tocar e não ser geek, portanto deve ser para aí que o seu foco seja direccionado..) e adorava que alguem me tivesse dito as coisas como elas são, na perspectiva de pessoa iniciante que estava, do que era e do que efectivamente precisava. algum dia no inicio eu sabia dar uso ao floyd? tens que tocar minimamente bem para saber usar um floyd como deve ser. pa não.. ele com o tempo, ouvido reconhecimento e influências vai perceber o que quer e aventura-se pelo caminho que escolher (secalhar mais tarde quer um floyd, secalhar não) mas agora? 

floyd:

problemas a afinar a guitarra (até mantém a afinação melhor, mas até descobrir como se afina ainda parte 2 cordas pelo meio como eu), mudar cordas (o trabalho que é completamente evitável) problemas a mudar de afinação para outras (invés de explorar drops e afinações diferentes num floyd não vai conseguir, e isto é ainda mais relevante porque ele quer tocar metal) problemas a fazer double bends afinados (para quem está a começar isto é muito mau, manter o pitch/afinação deve ser a coisa mais importante de tocar guitarra.. se começa desde inicio..) e complicações que se devia distanciar numa fase completamente inicial para um proveito que não vai ser minimamente capaz de dar. não faz sentido.  essas coisas que apontei sim é o que ele potencialmente deve explorar, agora, pickups, tuners bridge e isso?..

ele que arranje uma guitarra barata sólida que mantenha a afinação e esteja minimamente com setup em dia e um amplificador que não seja demasiado horrível de ligar e tocar com clean crunch e metal com meia duzia de efeitos. é mais que suficiente e acaba por ser bem mais divertido, e isso é que é essencial, porque a frustração ao começar é enorme e suficiente. esse pack da schecter por exemplo, excepcional marca pelo preço qualidade.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pgranadas    2307
há 16 minutos, mustainehimself disse:

arranjei uma guitarra com floyd como 1º guitarra, tive uma placa de som e foi só complicações

Eu também tive como primeira uma com tremolo e uma placa de som, e passados 3 anos editei um álbum. Não resultou contigo, mas comigo não houve problemas.

Alias, ainda hoje não tenho amplificador, e nem está nos meus planos adquirir um.

há 17 minutos, mustainehimself disse:

problemas a mudar de afinação, problemas a fazer double bends afinados (para quem está a começar isto é muito mau

Mudar afinação!!!! Double bends!!! No início!!!

Nao estás a ser um pouco irrealista?

Tomara o rapaz no início saber meter correctamente os dedos e fazer acordes...

Partilhar este post

Link para o post
há 28 minutos, pgranadas disse:

Eu também tive como primeira uma com tremolo e uma placa de som, e passados 3 anos editei um álbum. Não resultou contigo, mas comigo não houve problemas.

Alias, ainda hoje não tenho amplificador, e nem está nos meus planos adquirir um.

Mudar afinação!!!! Double bends!!! No início!!!

Nao estás a ser um pouco irrealista?

Tomara o rapaz no início saber meter correctamente os dedos e fazer acordes...

cada um é como é e de facto chegar ao topo em 3 anos e editar albums não é para todos, eu não estou a ir tão alto. o que estou a dizer é que é mais fácil começar com bridge fixa, a tua vida é mais fácil. até a mudar de cordas!

sim, principalmente no metal mudar de afinação para 1 step ou 2 steps abaixo ou mesmo 1 drop D é perfeitamente natural. eu queria fazer isso para tocar músicas fáceis de bandas que gostava ou simplesmente para soar mais pesado e não conseguia graças ao floyd que não conseguia dar uso. se ele ainda por cima quer tocar metal, os acordes que ele vai tocar vão ser maioritariamente power chords.

double bends sim, não é nenhuma ciência, é básico e algo super usado. tu não treinas bends e vibrato no inicio, depois de treinares as tuas escalas e acordes 3 semanas depois de começares a tocar? então devias, que a tua identidade começa logo ai, e deve ser das coisas mais importantes a adquirir, além de tocar em pitch e manter o tempo. por exemplo o primeiro solo que aprendi foi o da nothing else matters e tem um double bend a começar. deve ser o solo mais fácil de tocar de uma banda de metal de sempre.

Partilhar este post

Link para o post
Payko    6

Sim eu n quero complicar nada agr apenas aprender e tocar mt, partir cordas s for preciso. Eu tenho uma viola ha mts anos mas nc m dediquei a serio a ela ate pk n e boa, foi so na brincadeira q a comprei mas nc soube tirar mt partido dela. Axo as cordas mt altas e por ai. Agr quero aplicar m e aprender mm do inicio sem m preocupar com mt promenor tecnico. Dps e arranjat bom material para aprender(s m poderem aconselhar algo agradecia..) e dps com tempo comprar algo melhor. Mas a vossa "discussão" tem sido valiosa para ver os varios pontos ;) obrigado malta

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2307
há 33 minutos, Payko disse:

Mas a vossa "discussão" tem sido valiosa para ver os varios pontos ;) obrigado malta

Esta parte percebi. O resto julgo ser criolo ou algum dialecto nativo. De qualquer forma, ainda bem que pudemos ser úteis.

Partilhar este post

Link para o post
há 39 minutos, Payko disse:

Sim eu n quero complicar nada agr apenas aprender e tocar mt, partir cordas s for preciso. Eu tenho uma viola ha mts anos mas nc m dediquei a serio a ela ate pk n e boa, foi so na brincadeira q a comprei mas nc soube tirar mt partido dela. Axo as cordas mt altas e por ai. Agr quero aplicar m e aprender mm do inicio sem m preocupar com mt promenor tecnico. Dps e arranjat bom material para aprender(s m poderem aconselhar algo agradecia..) e dps com tempo comprar algo melhor. Mas a vossa "discussão" tem sido valiosa para ver os varios pontos ;) obrigado malta

sem problema! é para isso que o fórum serve :)

Partilhar este post

Link para o post
Payko    6

Ja andei a procura aki de tutoriais no forum mas n encontrei quase nada. Sabes dzr m s ha algum livro q valha a pena ou e preferivel videos e guitar lessons para ir aprendendo? 

Partilhar este post

Link para o post
há 19 minutos, Payko disse:

Ja andei a procura aki de tutoriais no forum mas n encontrei quase nada. Sabes dzr m s ha algum livro q valha a pena ou e preferivel videos e guitar lessons para ir aprendendo? 

www.justinguitar.com , excelente músico e professor que sabe mesmo o que ensina, ensina bem sem se alongar muito e é de graça. o site é uma biblioteca de informação, óptimo para quem está a começar porque explora todos os pontos básicos. aprende postura, posição de mãos e depois aprende os acordes e aplica-os em músicas fáceis para ser divertido, veres resultados e te motivares, há imensos videos no youtube de pessoal a ensinar e depois aprende a enter sandman dos metallica por exemplo, que é uma excelente música de metal fácil para começar.. vai dar imenso trabalho mas é perfeitamente atingível.

treina mudança de acordes e a escala maior devagar com metrónomo a funcionar, e só aumentes a velocidade se estiver a soar bem. (...se puderes treina tudo com metrónomo, é o teu melhor amigo e mais tarde vais agradecer)

tudo isto vai dar imenso trabalho! mas era esse o caminho que eu optava se tivesse a começar no teu caso.

o youtube também é uma excelente fonte de informação mas há imensa gente que se põe a ensinar disparates ou então os videos são simplesmente maus e aborrecidos por isso tem cuidado, deves escolher vídeos bem classificados e mais vistos, porque se o são é por alguma razão. 

mais tarde se tiveres algum amigo perto que saiba tocar mostra-lhe o que já sabes para ele te ver e corrigir algo que estejas a fazer mal.

Partilhar este post

Link para o post
Payko    6

Por acaso ja tinha encontrado o Justin ate instalei a app dele pro android. Sim vou m empenhar a serio pk mm n sendo para algo profissional kero empenhar m a serio pra aprender a tocar bem pk e algo k tenho mm gosto :)

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora