xtech

Transformar monitores de estúdio em PA roadworthy

Posts Recomendados:

xtech    2972

Depois de me aperceber que o melhor som que saco dos multifx é com os meu monitores de estúdio (uns Tannoy Reveal Active), e depois de os meus sobrinhos me furarem os cones dos speakers com as baquetas há coisa de dois anos, vou transformá-los nas minhas colunas de guitarra "para a estrada".

IMG_20170824_144950.jpg

Então precisava das vossas sugestões para os seguinte:

1. Queria cobrir os speakers com uma grelha (de preferência metálica). Onde posso arranjar isso dado que o espaço em volta dos speakers não é redondo (devido à "moldura" que a Tannoy colocou).
  2. Estes monitores são pesados. Estou a pensar por uma pega aparafusada na parte de cima de cada um para fácil transporte. Concordam?
  3. Queria por uns pés de borracha ou rodinhas aparafusadas para não tocarem no chão. O que acham que é melhor?
  4. Como proteger os cantos à frente dado que não são tipo paralelipípedos?
  5. Haverá alguma maneira de "remendar" os furos no papel dos cones?

Obrigado pela vossa colaboração!

Btw: Só para que conste... comprei outro set destes monitores depois dos putos terem furado os cones, e na gama até 400-500€ não arranjava nada igual em termos de som e construção. Aqui está a "wall of sound" :D com os "bons" à direita.

IMG_20170824_145132.jpg

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
LuisEmanuel    282

@xtech, não consigo ser de grande ajuda... 

Digo-te apenas que já ouvi falar de alguém que repara altifalantes para os lados de Lisboa. Se não houver ninguém por aqui a ajudar mais, diz que na próxima semana posso tentar arranjar o contacto... Mas não prometo... Foi algo pouco concreto...

Já agora, força nessa empreitada!

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1749

@xtech se fores fazer um "re-housing", podes guiar-te por este exemplo, super simples e fácil. As dimensões ficam obviamente ao teu critério.

... sobre grelhas metálicas para protecção dos speakers, procura no AKI e afins, foi lá que comprei para as minhas colunas Home Made...

Uma perspectiva meio frontal, dá para ver a grelha usada. Não é rede de capoeira, é mesmo uma malha metálica rígida.

Cab_1.jpg

As costas abertas, também lhes fiz umas tampas, mas nunca as usei... Construção super simples.mas para ter em casa funcionam muito bem.

Cab_2.jpg

E o par no meu Home Setup...

Scenario.jpg

Estas colunas são alimentadas pelo Mesa Boogie 2:Fifty, que é, por sua vez alimentado pelo Triaxis. Estão equipadas com Celestions 12" Century Vintage e são super leves. A Caixa é de contraplacado com 15mm de espessura, as colagens foram simples, com reforço de parafusos para adicionar pressão entre as superfícies. Posteriormente retirei os parafusos e preenchi os buracos com betume para madeira. A Pintura foi obra encomendada à patroa :D... para não se sentir excluída... hehehe...

• Gosto 1
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2972

Bom trabalho!
Foi grande ideia fazer o outsourcing da pintura... :D diminui a resistência ao acumular de material!

Não vou fazer o rehousing porque são monitores de estúdio, acredito que tenham calculado as dimensões, fluxo de ar, etc etc melhor que eu :D 

Só as vou proteger para que possam ser usadas sem medo de estragar os speakers. Já fiz uma grelha de protecção para uma das colunas (falta a outra) e já aparafusei os pés.

Entretanto mandei vir do ebay umas pegas para transporte. Quando tiver as coisas todas ponho aqui as fotos :) 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1749

Isso dos cálculos tem tanto que se lhe diga... Em Junho/Julho andei a fazer uns painéis absorsores de frequências com um amigo para o estúdio dele. Tivemos ajuda de um outro amigo comum que é PROF destes assuntos em terras de sua Majestade e que nos forneceu software para o efeito, nomeadamente um ficheiro Excel no qual se afinam estas caixas para as frequências pretendidas através de variações à geometria (principalmente profundidade) e materiais usados. Diz o meu amigo que ficou com os ditos painéis que o som no seu estúdio mudou da noite para o dia, para melhor, claro...

No caso destas colunas, a ideia foi, não tinha referências pois nunca tive colunas destas (dedicadas para guitarra) e menos ainda speakers de guitarra. Completo noob nesse aspecto. Entonces calculei que umas caixas minimamente sólidas com um speaker no meio deveriam debitar algum som, sendo que depois fazia-se ajustes na EQ e estava a andar de mota até mais ver. A escolha dos speakers também foi assim meio estranha, foi baseada no PESO (kilogramas) de cada: eram os mais leves. Na altura custaram-me cerca de 120€ cada, 4 a 5 anos depois aumentaram quase 50%... fosga-se!...

Grande som!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2972

Eu em tempos também fiz umas colunas de guitarra, mas como não tinha software nenhum, usei as medidas que a a ENGL usava nas deles, imagino que tivessem feito contas também. Eram contraplacado de 20mm e também davam grande som. Infelizmente eram grandes e pesadas de mais... :D 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1749

Os cálculos que fiz para estas foram apenas no sentido de servirem para uns speakers 12"... A profundidade foi a sentimento.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2972
há 6 minutos, tmo disse:

Os cálculos que fiz para estas foram apenas no sentido de servirem para uns speakers 12"... A profundidade foi a sentimento.

São bastante mais maneirinhas que as que tive, mas parecem-me mais profundas. São open-back? As minhas eram closed-back.

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    207

Esses centros de altifalantes vendem-se ainda em certas casas. Há uma casa no Porto, não sei precisar a rua, mas pouco acima de onde é (era?) a Music Shop, têm lá várias peças para construção (comprei lá vário material, sobretudo para isso mesmo, recuperação de altifalantes e construção de colunas). Tem grelhas para os altifalantes, mas são redondos, naquele formato, sou sincero, nunca vi. Quanto a proteger os cantos, não vai ser fácil não. Pega, eu não colocaria. Acho que vai sair do aspecto das caixas, vai ficar algo "foleiro". Porque não antes uns pequenos cortes laterais e colocar duas pegas tipo imbutidas na caixa, a irem para dentro, em vez de irem para fora? Eu tenho uma rack com umas pegas assim, depois tiro uma foto se não estiveres a perceber o que estou a dizer. Colocar rodas numa caixa tão pequena, não me parece necessário. Procura na Thomann em "material para cases". Há pés, pegas, rebordos, podes tirar algumas ideias. 

Depois de ver a foto novamente, eu se calhar fazia algo do género 2 em 1. Não faria uma caixa nova. Esse tipo de madeira usada tem uma determinada qualidade que não se vai conseguir reproduzir. Porque não tentar "colar" as 2 caixas com alguma peça em aço e aparafusar uma à outra ou outra solução? Não sei. Criar um "triângulo" em madeira para colocar por baixo, com velcro, para fazer uma certa inclinação/ângulo... abrir a caixa e ver o espaço por dentro e verificar se é possível aplicar um suporte para tripés de colunas, ou arranjar daqueles que prendem as colunas por baixo. As soluções são várias. Depende do que possas procurar. Eu pensaria em muitas hipóteses. Desfazer as caixas seria a última delas. Até uma repintura em preto mate, ou em tinta texturada. 

Uma rede/grelha, mais fechada na frente dos tweeters também me parece imperial. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1749
há 31 minutos, xtech disse:

São bastante mais maneirinhas que as que tive, mas parecem-me mais profundas. São open-back? As minhas eram closed-back.

Como disse no post, fiz-lhes umas tampas para a parte de trás, mas nunca as usei. Pelo que entretanto tenho percebido, são mais profundas que a maioria das colunas, inclusive as 412. Estas têm 40cm de profundidade. Verdade seja dita, originalmente estas peças de madeira estavam pensadas para fazerem parte da tampa das colunas que as iria transformar em ISOCABs. O problema foi que aquando da construção das colunas com as dimensões originalmente pensadas tive um problema qualquer com dimensões e enquadramentos, pelo que tive de recomeçar, e como não estava para ir comprar madeira novamente, optei por usar a tampa que serviria para guardar os microfones como coluna e pronto, foi o que saiu. O projecto ISOCAB foi à viola, mas as colunas ficaram porreiras e soam bem, que é o que me interessa (comprovado pelo meu amigo que recebeu uns painéis absorsores, que é bom de ouvido).

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora