pgranadas

Que coisa mai liiiinda

Posts Recomendados:

tmo    492
há 2 horas, Thomasyoung disse:

Alguem sabe a marca da guitarra ? :) 

Stop-this-train-copy.png

A moça está a mandar uma c*******a ao pessoal.

• Gosto 1
  • Riso 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
resolectric    430
On 10/10/2017 at 16:34, deadpoet disse:

agora compreendi o objectivo do tópico:

girls-with-guitars-110-1-782120.jpg

Esta fui eu que tirei, para a capa do primeiro CD de uma banda que criei em 2000.
Unplayable01.jpg

Infelizmente o designer parece não ter percebido bem a coisa e saiu assim:

FRONT.jpg

Seja como for é uma boa guitarra. Oh well...

• Gosto 1
  • Amo 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2082
há 24 minutos, resolectric disse:

Esta fui eu que tirei, para a capa do primeiro CD de uma banda que criei em 2000.

Essa foto por acaso tem pinta de classe, não é uma rasquice.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    1447
há 42 minutos, resolectric disse:

Unplayable01.jpg

FRONT.jpg

É mesmo muito boa....falo da foto.

Teria ficado espetacular a capa.

O designer por acaso era alérgico ao bom gosto ou coisa do estilo? É que transformou algo potencial em algo banal.

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    3408
há 2 horas, resolectric disse:

Unplayable01.jpg

FRONT.jpg

é compreensível, se fosse uma strat isso não acontecia :nojento: 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    492

No papel de "designer", ou de "criador de imagens", tenho de discordar com essa opinião. A imagem original, apesar de interessante na sua totalidade, cria um problema ao nível da composição visual/gráfica: o contraste de cores, texturas e formas existentes. É claro que desconheço a música e como tal não posso opinar relativamente à concordância da capa com o som, contudo, utilizando a fotografia por inteiro, perder-se-ia a relação da moça com a guitarra e facilmente se poderia cair na imagética pin-up. Outro problema da imagem original é conflito entre a textura da guitarra e do sofá. Aqui, enquanto apreciadores de guitarras, facilmente ignoramos tais situações, contudo, elas estão bem presentes.

Parece-me que, independentemente da qualidade da imagem original, o designer fez um muito bom trabalho, com boas opções de composição/enquadramento finais.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    1447
há 47 minutos, tmo disse:

No papel de "designer", ou de "criador de imagens", tenho de discordar com essa opinião. A imagem original, apesar de interessante na sua totalidade, cria um problema ao nível da composição visual/gráfica: o contraste de cores, texturas e formas existentes. É claro que desconheço a música e como tal não posso opinar relativamente à concordância da capa com o som, contudo, utilizando a fotografia por inteiro, perder-se-ia a relação da moça com a guitarra e facilmente se poderia cair na imagética pin-up. Outro problema da imagem original é conflito entre a textura da guitarra e do sofá. Aqui, enquanto apreciadores de guitarras, facilmente ignoramos tais situações, contudo, elas estão bem presentes.

Parece-me que, independentemente da qualidade da imagem original, o designer fez um muito bom trabalho, com boas opções de composição/enquadramento finais.

Blá, bla, bla, desculpa @tmo, mas o objectivo de uma capa é chamar à atenção do potencial comprador/ouvinte, e a foto originalmente é mais apelativa. Nao é por nada que até para se vender iogurtes, na publicidade da televisão se mete uma gaja a tomar duche. Recomendo a visualização de um velho documentario, por acaso produzido pela playboy, e que tive a sorte de ver à uma porrada de anos na RTP2 com o título "Sex Sales".

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    492

O problema é que para Pin-Up a imagem era fraca, pois apenas mostra uns joelhos a descoberto. Não querendo estar a ensinar composição visual, recordo que pelo contexto presente aqui no fórum somos levados a dar uma maior importância à guitarra do que ao todo. Tecnicamente a fotografia está bem conseguida, tem boa luz, boas cores, bons contrastes (um pouco exagerados a meu ver). Em termos de composição geral não, tem falhas, tem elementos disruptivos (o fundo, a textura do sofá, por exemplo), não é uma imagem isenta ou perfeita, exige trabalho de produção para que se consiga tirar algo dela com os objectivos de fazer uma capa de disco (desconheço os conceitos propostos, estou a avaliar com base no que vejo apenas: original versus resultado). Reitero, o designer fez um excelente trabalho.

Mas não te censuro por gostares da guitarra e achares a moa bonita :P

Reparem que se notam os pêlos no braço da rapariga na foto original, e na capa já não (pelo menos a esta resolução)...

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    430

Ora bem, vou só esclarecer uns pontos para evitar que aconteça algum desentendimento.

Concordo com as opiniões de todos: a moça é gira, a guitarra é boa, a foto é porreira mas não mais do que isso, o design gráfico para a capa está correcto mas, aqui acrescentaria que, não está mais do que isso.

Na realidade a foto não deve ter ajudado muito para a composição de um quadrado com 12x12 mas aceitei o resultado.
E aqui gostava de me dirigir concretamente aos posts do @tmo pois, ainda que concordando com a apreciação que fazes do trabalho do designer, devo referir que foi fulcral para a aceitação do mesmo o facto de eu ter achado que sim, que a capa servia.
Tratou-se de uma edição independente, de um album produzido por mim, com músicas compostas por mim, de um grupo que até à altura não existia e que por isso (e por ser independente) não devia "vassalagem" a ninguém nem a nada. Nem a estilos.

A capa é uma capa porque eu concordei com o trabalho do designer.

E como é óbvio, neste forum isso não interessa tanto assim a não ser que estejamos num daqueles tópicos em que se fala sobre Indústria Musical. Aqui o título é "Que coisa mai liiiinda" e quando apareceu ali atrás aquela menina a segurar na guitarra, lembrei-me logo desta Jaguar.

Obrigado pela apreciação à luz e a outros aspectos da imagem e concordo também com o apontamento sobre o contraste exagerado. Esta era a única cópia em JPG que tinha neste computador e foi alterada em Photoshop para aumentar o contraste e consequentemente, o impacto visual quando partilhada em pequeno formato ou em ecrans deficientes, pela internet.

A fotografia foi feita na suite presidencial da Pousada de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a máquina usada foi uma Canon New F1 com uma objectiva Canon FD 85mm. Não foi usada iluminação para além da natural. Não me lembro qual era o negativo mas o scan do mesmo foi feito com um Epson 4990.

Os "pelinhos" do braço da modelo estão lá, na capa. Ela foi escolhida para a capa exactamente por essa característica.
Trata-se de um disco bastante peculiar, violento, incorrecto, cheio de coisas que, musicalmente, são erros.
Daí esse modelo, com esses "erros".

Aqui vai outra. É segunda das fotos entregues ao designer, das cerca de 200 que foram feitas.
Ele teve carta branca para o trabalho, dei-lhe indicações prévias mas abdiquei de dar indicações posteriores.
Era a arte dele e não a minha.

Unplayable02.jpg

• Gosto 1
  • Amo 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    492
há 5 horas, resolectric disse:

(...) foi fulcral para a aceitação do mesmo o facto de eu ter achado que sim, que a capa servia.(...)

(...) A capa é uma capa porque eu concordei com o trabalho do designer.(...)

Um amigo meu, designer de formação, uma vez disse-me "se o cliente pede letras à cowboy cor-de-rosa, temos de lhe dar letras à cowboy cor-de-rosa"... independentemente do nosso gosto pessoal no assunto. Assim é o Design neste país. Fico contente que tenhas aceite o trabalho do designer. Se este se enquadrou nos propósitos ou não, não me cabe a mim avaliar, reitero, apenas manifestei a minha opinião relativamente à imagem original e ao resultado. Tudo o resto, para mim, é circunstancial e visto tratar-se de algo passado há 17 anos (li bem?), nada mais posso fazer além de opinar o que opinei.

... mas avancemos com o tópico que descarrilámos um pouco, venham mais beldades!

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora