Entra para seguir isto  
ShaftPolls

Tratamento acústico Home Studio

Posts Recomendados:

ShaftPolls    10

Olá estimados amigos foristas,

Tenho um espaço de 13m2 no qual quero criar um espaço de gravação e ensaio de guitarra e voz. O espaço tem as seguintes características:

2 portas de alumino (Uma para a rua, a outra para um WC privativo).

2 Janelas tipicas em alumínio de correr.

Paredes tipicas pintadas de branco.

Queria assim perguntar a vossa opinião sobre que tipo de investimento posso aqui fazer. Queria uma abordagem intermédia, nada de coisas topo mas também não queria coisas de pouca qualidade.

Tenho bastantes dúvidas sobre se deveria mudar o chão, ou se as carpetes serão suficientes..

E depois a próxima dúvida é sobre o isolamento das paredes, deveriam em teoria ser todas isoladas com placas inclusive o tecto ?

Obrigado desde já por alguma ajuda,

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pgranadas    2245

Há várias questões a ponderar.

A primeira é: pretendes isolamento acústico, ou tratamento acústico? São duas coisas diferentes.

Esse espaço, é agarrado a outras divisões da casa, ou um anexo isolado?

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2245

O método mais usado, é placas acústicas em espuma, que custam uma fortuna, mas consegue-se mandar vir da china, sendo mais económico. Cortinados em tecido grosso na frente da porta e das janelas, também ajuda, se eles forem bem mais largos que as janelas e porta, melhor ainda. Também da China, podes mandar vir uns cantos que se chama bass traps. Alcatifa no chão é uma boa opção, no tecto podes támbem usar tecido, ou as mesmas placas da parede. E não tens de revestir tudo, porque assim a sala se tornaria talvez demasiado "seca", e a ideia de tratamento é não ter frequencias que se enrolem e reverbações indesejaveis.

Eu começaria pelos curtinados, e por mandar vir um lote de placas e bass traps, e depois é ir fazendo experiências, a colocação de algumas placas deverá ser logo notória em relação à sala vazia.

Partilhar este post

Link para o post
jorgeteixeira    1245
há 4 horas, ShaftPolls disse:

Olá Paulo,

Pretendo tratamento acústico apenas. É anexo isolado.

Mesmo sendo um anexo isolado, deves ter atenção ao isolamento acústico entre o interior e o exterior. As caixilharias, por ex, poderão ter deficiente isolamento, e todo o ruído produzido do interior vai ouvir-se no exterior.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2245
há 7 horas, jorgeteixeira disse:

deves ter atenção ao isolamento acústico entre o interior e o exterior

Para um projecto de apenas guitarra e voz, não me parece um problema.

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    3673
há 18 horas, jorgeteixeira disse:

Mesmo sendo um anexo isolado, deves ter atenção ao isolamento acústico entre o interior e o exterior. As caixilharias, por ex, poderão ter deficiente isolamento, e todo o ruído produzido do interior vai ouvir-se no exterior.

não era suposto ser um projecto musical ? :wacko:

muitas caixas de ovos e ....... not :D

o problema pode ser é ruído do exterior .

também não aconselho carpetes , a nível higiénico são uma merd.... 

isso vai ter regie ou é só uma sala ?

Partilhar este post

Link para o post
ShaftPolls    10

Isto é só uma sala. Quanto a sair ruído para o exterior não é preocupação, quanto muito o ruído de fora para dentro. No entanto a minha prioridade para já é ter uma sala equilibrada a nível de reflexões. Comprei uns paineis de absorção, no entanto já percebi que devia ter começado pelos bass traps.

Acho que fazer estas coisas a olho e por ouvido não dá os resultados desejáveis. Acho que vou comprar um microfone calibrado e fazer medições via software que existe para o efeito.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Entra para seguir isto