pgranadas

Amplitube vs Bias vs GuitarRig vs Helix

Posts Recomendados:

pgranadas    1447

Estive há um bocado a fazer um teste.

Fiz no Amplitube, GuitarRig e BiasFX, um presset usando a mesma modelação de amp, mesma cab, mesmo micro, e todos os potenciometros nas 12 horas, para ver qual amp soa melhor em que software.

Os amps, foram o Fender Tweed, Ac30, e Plexi

O BiasFx, ganhou em todas as frentes com o melhor tone, seguido do Amplitube e o GR ficou no 3 lugar, porque nao havia mais fundo.

O Bias tem logo de imediato um excelente tone, consegue-se tocar logo imediatamente sem mexer em nada, o Amplitube também não é mau, mas tem menos dinâmica e demasiados graves, de qualquer forma, um ajuste na eq torna-o logo utilizável, o GR parecia que estava dentro de um caixote fechado e cheio de bolor.

Resumindo, o Bias já me tinha convencido, agora ainda mais.

• Gosto 2
  • Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    492

Não tens como fazer comparação com os originais, certo? Independentemente da relação de proximidade aos originais, esta experiência é importante para que cada um saiba onde ir buscar o que precisa...

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    1447
há 4 horas, tmo disse:

Não tens como fazer comparação com os originais, certo?

Não, seria uma comparação interessante, mas não tenho a mínima possibilidade.

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    3408

comparações ? não percam tempo com isso.

é preciso ter fé , se eles dizem que são emulações perfeitas  é só acreditar e seguir em frente :rolleyes:

• Riso 2
  • Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    1447
há 1 hora, stratocosta disse:

se eles dizem que são emulações perfeitas

Curiosamente, se não estou em erro, o Amplitude é o único que apresenta os nomes das marcas e modelos correctamente. Os restantes usam designações praticamente óbvias, mas não as marcas.

Não sei se isso significa alguma coisa, mas nem assim foi o meu favorito. Mas é a tal coisa, também não ligo a essa coisa do imita bem ou mal, o que me interessa é se soa bem ou mal.

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    430
há 1 hora, pgranadas disse:

Curiosamente, se não estou em erro, o Amplitude é o único que apresenta os nomes das marcas e modelos
...
Não sei se isso significa alguma coisa
...

Patrocínios.
É como a Waves e os seus "endorsers" com autorizações milionárias.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
mpexus    124
há 23 horas, Thomasyoung disse:

A meu ver falta mencionar aqui o que para mim é o melhor simulador de guitarra para PC o S-Gear :) 

https://www.scuffhamamps.com/product/s-gear

Quando o usava, testei com o Amplitube 3, Guitar Rig 5 e Bias e era o que me soava melhor. 

Em High Gain eu pelo menos não acho bem assim.

Curiosamente não sou fan do BIAS, acho que o som vem todo processado como se ja tivessed sido mixado. Os High Gains deles tem alta jarda, mas não consegues sair muito dali e acho-os cheios de agudos.

O Amplitube peca pelos IRS e sendo sincero todos os pedais de OD/Distortion dele soam exactamente ao mesmo, só mudam as cores da embalagem. Não acho que os Delays e Reverbs (ou os FX) sejam por ali além.  Revalver não lhe pego há imenso tempo mas nunca me seduziu o Guitar Rig não faço ideia.

Eu uso VSTs unicamente como bedroom player e até há muito pouco tempo exclusivamente com Phones e continuo a preferir VSts isolados para simular Amps como é o caso dos Thermionik ou mesmo do Ignite (free).

Se puderes dá uma espreita no TH3, acho que está acima de Amplitubes e similares, no entanto peca por não conseguires salvar presets dentro de um FX ou Amp... algo que na versão anteriror era só selecionar e fazer um Copy Paste para outro preset e agora não dá... 

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    3408

das minhas andanças pelos VST´s relacionados a guitarrada , cheguei a conclusão que com um bocado de paciência não é preciso gastar 

dinheiro para sacar um "tone" fixe.

existem plug-ins free a ombrear ou até superiores aos pagos, podem é não vir tão bem embalados ( GUI , package completo de amps + fx etc)

e também não tenho visto grande avanço qualitativo , até porque o software tem de correr numa grande panóplia de hardware e não num

sistema fechado e afinado ( tipo Kemper, Axe etc ), pelo que os programadores não se podem esticar em processamento.  

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
mpexus    124

Pega em qq VST e usa sempre o mesmo IR e vais ver que são 99% iguais. O Ir faz o Som.

O Software de Kempers e Axe FXs que hojem necessitam de Hardware próprio é coisa que daqui a 5-7 anos até corrre num telemovel :)

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    3408
há 3 minutos, mpexus disse:

Pega em qq VST e usa sempre o mesmo IR e vais ver que são 99% iguais. O Ir faz o Som.

O Software de Kempers e Axe FXs que hojem necessitam de Hardware próprio é coisa que daqui a 5-7 anos até corrre num telemovel :)

sim o ir é fundamental para o "realismo" , aliás tenho uma colecção deles e cheguei a usar o Nebula , que usa vai mais longe e usa ir´s por camadas 

seleccionando o ir consoante o sinal de input , tornando a coisa mais realista.

em relação ao KPA / Axe a questão não é só o processamento mas toda a qualidade de conversores etc.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora