GANHA 1 pedal Digitech TRIO Band Creator aqui no Forumusica! Consulta aqui o regulamento!
phillipric

Local para ensaiar

Posts Recomendados:

phillipric    146

Bom, até hoje sempre tive a felicidade de ter uma garagem de tamanho considerável para tocarbe ensaiar, guardar o material, etc. Não era minha. No entanto, por uma chatice pelo feitio da dona, tomei a decisão de sair de lá mas fico sem local para ensaiar. E agora estou meio perdido no que fazer. Posso aproveitar um anexo em casa dos meus pais mas é tão pequeno que ou arrumo o material que tenho ou monto instrumentos para ensaiar. O baterista de 1 dos meus projectos tem também um anexo mas não teria onde ensaiar com o outro projecto que tenho. A garagem do meu apartamento é bastante grande e daria para armazenar o material mas é cheia de humidade e tenho quase a certeza que ali ia avariar tudo. Além disso a luz é do condomínio, mas acredito que haveria hipótese de "puxar" a partir do meu quadro eléctrico. Dito isto, alguém com experiência semelhante em caves? Duvido que isolando muito bem a minha garagem faça algum efeito por causa de todo o restante ambiente, certo? Haverá alguma hipótese de isolar o material a ficar salvaguardado da humidade? Nem que fosse mesmo só para estar armazenado. 

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2410
há 1 hora, phillipric disse:

Dito isto, alguém com experiência semelhante em caves? Duvido que isolando muito bem a minha garagem faça algum efeito por causa de todo o restante ambiente, certo? Haverá alguma hipótese de isolar o material a ficar salvaguardado da humidade? Nem que fosse mesmo só para estar armazenado. 

Garagens de apartamentos são complicadas. Imaginando que possas puxar a luz (e só o conseguirás fazer facilmente se o teu apartamento for no piso acima da garagem - caso contrário vais ter sempre que chatear alguém, a questão é o isolamento. Tinhas que fazer "room in room" para isolar bem. Quanto à humidade, falas de humidade ambiente ou nas paredes? Se for humidade ambiente, usas um desumidificador, embora isso depois tenha custos. Se for nas paredes, é mais difícil gerir isso - procurar o motivo, tratar, etc, ainda por cima num prédio com vários condóminos.

btw: movido para o sítio certo!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    146
há 50 minutos, xtech disse:

Garagens de apartamentos são complicadas. Imaginando que possas puxar a luz (e só o conseguirás fazer facilmente se o teu apartamento for no piso acima da garagem - caso contrário vais ter sempre que chatear alguém, a questão é o isolamento. Tinhas que fazer "room in room" para isolar bem. Quanto à humidade, falas de humidade ambiente ou nas paredes? Se for humidade ambiente, usas um desumidificador, embora isso depois tenha custos. Se for nas paredes, é mais difícil gerir isso - procurar o motivo, tratar, etc, ainda por cima num prédio com vários condóminos.

btw: movido para o sítio certo!

Pois. O benefício seria grande. A minha garagem tem cerca de 30m2. Tenho guardado lá um carro e não guardo o segundo porque o acesso da minha garagem na cave do apartamento não é o melhor, precisaria de um portão mais largo. Assim, daria de qualquer forma para ter o carro guardado e o material armazenado. Mas a nível de humidade é mesmo muito complicado. Penso que houve uma conversa cá no apartamento em que se referiu que passa um pequeno fluxo de água (riacho) por baixo do apartamento, de tal forma que numa das piores chuvadas dos últimos anos, entrou água na garagem pelo chão. Resolveram com uma segunda bomba de água. Mas o chão fica sempre húmido na altura do inverno, as paredes têm bastantes marcas da humidade. Não há ventilação suficiente, embora seja mesmo um -1 com o portão geral a pouca distância. Não sei bem que faça. Para fazer um investimento elevado e depois não justificar... enfim. Não sei onde vou meter todo o meu material. Ultimamente vendi algumas coisas que estavam mesmo paradas há muito tempo. Foi por custo baixo, mas antes isso que acabarem por estragar por falta de uso. Agora, ainda tenho algum material que caso conseguisse vender já ajudava muito, porque é relativamente grande. Vou conseguir para já um espaço em que ou dará para montar o material e ensaiar mas não guardar tudo, ou guardar o material, mas não ter espaço para ensaiar. 

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2410

Para estar a investir e depois não ficares satisfeito ou teres problemas, se calhar é melhor não...

Já agora isso faz-me lembrar aqui o prédio. Quando chovia também tínhamos problemas com a humidade na garagem porque fizeram um campo de futebol ao lado e isolaram tudo - a água "subia" do chão. É uma porcaria: a tinta ficou cheia de mofo, etc etc.

Felizmente o problema resolveu-se: o clube abriu uns "furinhos" ao logo da parede do campo de futebol que permitem que a água flua para lá.

E tentar comprar um espaço ou um anexo? Às vezes aparecem coisas interessantes principalmente nos leilões de imóveis penhorados.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    146
há 7 minutos, xtech disse:

Para estar a investir e depois não ficares satisfeito ou teres problemas, se calhar é melhor não...

Já agora isso faz-me lembrar aqui o prédio. Quando chovia também tínhamos problemas com a humidade na garagem porque fizeram um campo de futebol ao lado e isolaram tudo - a água "subia" do chão. É uma porcaria: a tinta ficou cheia de mofo, etc etc.

Felizmente o problema resolveu-se: o clube abriu uns "furinhos" ao logo da parede do campo de futebol que permitem que a água flua para lá.

E tentar comprar um espaço ou um anexo? Às vezes aparecem coisas interessantes principalmente nos leilões de imóveis penhorados.

Sempre tive a sorte de ter um espaço de forma gratuita e a verdade é que, apesar de ter tido uma época em que a música foi financeiramente rentável, neste momento não o é e mantenho os projectos em que estou envolvido porque gosto do que faço, fazemo-lo com qualidade, serve também de escape aos problemas do dia-a-dia, continuam a existir alguns concertos, mas não o suficiente que permita um investimento desse nível, sobretudo agora que tenho um bebé de nem 2 meses. Bom, vou dormir sobre o assunto. Ainda não tirei o material do local onde estava, mas quero resolver isso o mais rápido possível até para voltar aos ensaios rapidamente. Tenho trabalho previsto para Novembro e Dezembro e não gosto de estar muito tempo sem rever os temas. 

@xtech, obrigado pelas dicas de qualquer forma. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    146

Bom, para já, voltei para um anexo que existe em casa dos meus pais, onde ensaiava quando tocava em duo. Tentei acomodar as coisas o melhor possível e vamos ensaiar com in-ear/headphones até conseguirmos uma melhor solução. O pior mesmo é que estou a ocupar todo o espaço e ainda assim não consegui meter lá todo o material. Ficaram 2 subs na sala, mais 2 racks com mesa de mistura, amplificação e processamento. Num dos quartos tenho de deixar os sacos/cases dos instrumentos e mais umas caixas. Na garagem da cave do meu apartamento ficou lá um estrado de bateria de 1,60mx1,60m e 2 colunas que tenho que dispõem somente de 1 Grave Fane de 400W, que usava em par com os subwoofers. Alguns 2 meses ali e sei que vou ficar sem colunas, mas não tenho outra solução de momento.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2410

Tenta aproveitar o espaço em altura.. não há muito mais que se possa fazer em espaços pequenos.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    745

1º- baterista compra uma bateria digital - 2ª mão é mais barato!

2º - ligam-se todos à mesa de mistura, arranjam um amplificador de headphones para distribuição de sinal, podem ensaiar a qualquer hora.

No entretanto arranjas umas cobertas em lona impermeável e fazes/mandas fazer uns sacos fechados para as colunas enquanto elas estiverem armazenadas em lugar impróprio.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    146
há 2 horas, xtech disse:

Tenta aproveitar o espaço em altura.. não há muito mais que se possa fazer em espaços pequenos.

Já há lá um balcão que tem as colunas em cima. 

há 33 minutos, tmo disse:

1º- baterista compra uma bateria digital - 2ª mão é mais barato!

2º - ligam-se todos à mesa de mistura, arranjam um amplificador de headphones para distribuição de sinal, podem ensaiar a qualquer hora.

No entretanto arranjas umas cobertas em lona impermeável e fazes/mandas fazer uns sacos fechados para as colunas enquanto elas estiverem armazenadas em lugar impróprio.

A bateria já é digital. E já temos um amplificador de phones. Para já, a solução vai ser mesmo essa.... ;) 

A ideia dos sacos não é má de toda. Só tem mesmo um senão. Essas colunas que estão guardadas estão para venda, pois já não me farão grande falta. Pior, vai ser alguém pegar. E no entretanto, vão-se estragar... ainda vou tentar ver outra opção qualquer que surja. 

Depois tiro uma foto do espaço para vocês verem. 

Passei de um espaço cerca de 5 vezes maior para este... kkkkk :P 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    745

Os sacos são para conservar o valor da mercadoria... e podem ser acrescentados ao pacote... Mostras ao potencial comprador que estimas o material e isso é benéfico para a venda! :D

Ah, e claro, FOTOS!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora