GANHA 1 pedal Digitech TRIO Band Creator aqui no Forumusica! Consulta aqui o regulamento!
blackyy

Apresentação

Posts Recomendados:

blackyy    14

Boas pessoal,

Encontrei recentemente este forum e pareceu-me bastante interessante e com conteúdo muito útil. Parabéns.

Tenho atualmente 30 anos e tive aulas de Piano e Teclado durante 15 anos e dei inclusive aulas dos mesmos instrumentos durante 3 anos, depois entretanto comecei a trabalhar na minha área de formação pelo que esta fase ficou um pouco de parte na minha vida. Agora gostaria de voltar à carga na música e no mundo da guitarra elétrica. É um instrumento que sempre me fascinou e que sempre tive interesse em aprender.

Portanto o meu objetivo passa não por aprender a tocar músicas mas sim por aprender o instrumento. Tenho perfeita noção que o trade-off em começar pelas bases e consolidar as mesmas muito bem será muito mais proveitoso mais proveitoso no futuro, pois embora exista sempre uma maior frustração inicial, permite depois uma evolução e uma assimilação de novos conceitos mais rápida quando daqui a uns anos começar a tocar qualquer coisa de jeito. Penso que o facto de já ter muita base da teória musical e também conhecer métodos de estudo e de motivação na aprendizagem instrumento irão facilitar-me um pouco a vida. Caso esta minha visão esteja errada gostaria que me corregissem :).

Pretendo adquirir equipamento e irei certamente ver os tópicos que por aqui andam e pedir alguns aconselhamentos relativamente a isso. 

Obrigado!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2299

Bemvindo @blackyy!

Começar com uma boa base teórica é muito bom, e eu gostava de ter tido essa oportunidade. É meio caminho andado, a outra metade é a prática do instrumento!

Força aí, qualquer coisa que precises, é só criar um tópico para o efeito que a malta ajuda!

Abç e bons posts!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
blackyy    14

Obrigado @xtech

Sim a minha ideia é mesmo aprender a base teórica e prática. Acho muito importante e tira sempre algumas dores de cabeça no futuro. Nunca claro esquecendo que a prática é o mais importante pois posso ter todas as bases se não as treinar/utilizar nunca vou evoluir. A nível de tempo para prática não vai ser o que tive em outros tempos enquanto aprendi piano (pois era estudante na altura) mas embora trabalhe estou numa fase da minha vida que me permite praticar umas 8 a 10 horas semanais sem qualquer problema e sem prejudicar outras coisas.

Sim, já ando a ver aqui alguns tópicos e caso surjam dúvidas acerca de material e outras coisas vou perguntando :)

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    645

Bem vindo!

Sendo tu já um saber da poda a duas mãos, apenas posso dizer-te que vais ter uma evolução bastante rápida.

Assuntos que te deverão interessar para descodificares o instrumento mais rapidamente:

Construção do instrumento e afinações: o que são as diferentes partes do instrumento, para que servem e o porquê de ser delas, e como afinar o instrumento. Neste segundo ponto não há "afinação correcta", há aquela que se adeque às necessidades e intenções.

Calculo que já tenhas destreza nas mãos, no entanto, para te habituares mais rapidamente ao ambiente, ataca já as "escalas" e exercícios semelhantes, para as duas mãos. A grande diferença entre a guitarra e o piano, é que a primeira permite teres a mesma nota em diferentes locais da escala/braço e o segundo não. Acredita, é A diferença. De resto, por corda tens uma evolução cromática das notas o que fará com que percebas o mundo em que te estás a meter muito facilmente.

Boa sorte e diverte-te, que é esse o objectivo principal.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
blackyy    14

Boas @tmo,

Obrigado. Já tenho nos últimos tempos andado a ler sobre isso mesmo, o corpo, o que faz e como funciona cada parte/componente da guitarra. Gosto sempre de entender bem o instrumento que tenho em mãos :)

Realmente tinha essa ideia, que tendo estudado piano/teclado teria um pouco mais de facilidade na fase inicial devido a já possuir alguma destreza de mãos/dedos e de estar familiarizado com os diferentes tipos de escalas e acordes ao nível da sua formação e particularidades assim como de padrões rítmicos (esta parte veio do estudo de teclado).

Vou fazer um remember de escalas e acordes em piano/teclado para recordar algumas coisas e também ir tirando alguma da ferrugem :) 

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
tmo    645

procura igualmente por exercícios para desenvolvimento de destreza de mãos. Tradicionalmente a guitarra eléctrica toca-se com palheta na mão rítmica, mas não é obrigatório. Neste sentido, há exercícios para desenvolver principalmente a "mão melódica", e outros para a "mão rítmica" e ainda outros para a coordenação entre as duas mãos. Mete tudo ao barulho para um crescimento mais rápido. Para todos os efeitos, a palhetada é um caminho com um percurso histórico inigualável e impossível de replicar com dedilhados, em particular quando se (ab)usa da saturação do sinal (distorção).

• Gosto 1
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora