xtech

Sondagem: usar nomes verdadeiros no FM ou não?

Deveríamos usar o nosso nome verdadeiro aqui no Forumusica ao invés de um "username"?  

25 votos

Esta sondagem está encerrada.
  1. 1. Deveríamos usar o nosso nome verdadeiro aqui no Forumusica ao invés de um "username"?

• Sim, toda a gente devia usar o seu nome verdadeiro
      10
    • Não, cada um pode usar o username que entender
      15

Posts Recomendados:

xtech    3155

Boas malta,

de tempos a tempos volta à baila a questão:

Deveríamos usar o nosso nome verdadeiro aqui no Forumusica ao invés de um "username"?

Há argumentos a favor e argumentos contra, e por isso pedia-vos que votassem e comentassem a vossa preferência! O voto será invisível aos restantes.

Argumentos a favor:

• Maior aproximação das pessoas
  • Menos falta de respeito entre o pessoal

Argumentos contra:

• Questões de privacidade
  • Questões de segurança

Digam o que acham!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pgranadas    2485

Quem não deve, não teme.

A vastíssima maioria das pessoas que frequenta este fórum, são pessoas de bem. Sou membro já há 10 anos, sempre usei o meu nome, e nunca em nenhuma ocasião senti que a minha privacidade fosse violada, nem que a minha segurança estivesse em causa.

Por outro lado, das poucas vezes que presenciei alguém, neste ou outro fórum, faltar ao respeito a outrém, tratava-se de pessoas que se escondiam por detrás de nicknames, e que sentiam assim uma certa impunidade relativamente ao seu comportamento. Por isso sou a favor de que se use nomes verdadeiros.

Claro, que isso não significa que não haverá quem venha, muito provavelmente a se esconder por detrás de nomes falsos. Mas nesse caso, quando descoberta, a punição deveria ser a expulsão imediata.

Penso eu de que...venham mais opiniões.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
JebusSantos    30

Ha malta de bem...longe

Cada um deve ser livre de usar o que quer. Isto é apenas um forum, que por definição é um local de discussão. Nos dias que correm, por diversas questões (pessoais, profissionais, etc) as pessoas podem não querer utilizar a sua identidade.
Não é uma questão de dever ou não dever, é uma questão de opção que deve existir sempre numa sociedade democrática. O livre arbitrio, algo que muitas sociedades ainda não tem.

Saber que alguem é o joaquim, ou o guitargod, é indiferente. é um utilizador como outro qualquer e não é por chama-lo quim que o vai tormar mais proximo de mim.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
tubeholic    286

Epá, definitivamente, não.

Tenho mais de 12 anos deste fórum, conheço e sou conhecido de vários participantes pelo nome e pelo nick. Acho que está muito bem assim, e que cada um mantenha a prorrogativa de expor ou não informação pessoal da forma que muito bem entender. Eu não quero nem nome, nem facebook associado, nem mais qualquer tipo de digital footprint. Se isso se tornar mandatório, peço que cancelem desde já a minha conta.

• Gosto 6

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2208

Para as condições actuais de verificação de dados e aquilo que é possível em termos práticos ao nível da programação informática, que seja permitido ao utilizador escolher a forma de se apresentar.

Caso contrário seria importante existir login com recurso a assinatura digital verificada, dados pessoais e respectiva verificação  (#CC NIF, etc) ou com o cartão de cidadão e respectivo leitor, pois só assim se garante a veracidade da pegada digital. Não creio ser exequível e creio ainda que tal irá afastar utilizadores, novos e "usados".

Não há impedimentos para quem quiser de se apresentar em nome próprio, por isso...

Partilhar este post

Link para o post
John10    643

Eu gosto do meu username. Não participaria se tivesse de colocar o meu nome real. Não porque me sinta inseguro mas porque não gosto. 

É quase como o avatar. É uma espécie de identificação online que eu gosto de ter e preservar.

Quando há pessoal a faltar ao respeito tem que se lidar no momento.

Nem creio que seja algo comum no Fm, pelo que não é como se fosse um problema premente de ser tratado.

Partilhar este post

Link para o post

Sou membro deste fórum desde 4 Setembro, 2003 e sempre usei o meu nome e nunca pensei em não o usar.

Sou quem sou... assumo o que digo... mas sinceramente acho esta uma não questão. Cada um tem a possibilidade de decidir como se sente mais confortável em se apresentar. 

Ao longo deste anos fiz amizades com "nicks" e com nomes... e isso... é que importa.

MA

• Gosto 4

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3155

A sondagem vai correr até ao final do fim de semana, entretanto o "não" vai à frente com +/- o dobro de votos, é de esperar que se mantenha este género de relação.

E assim sendo, a menos que haja uma alteração muito grande até Domingo, vai-se manter tudo como até aqui: cada um usa o username que quiser. Nada contra, claro está, quem quiser publicar o seu nome, quer seja no username quer seja na assinatura.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora