xtech

Sondagem: usar nomes verdadeiros no FM ou não?

Deveríamos usar o nosso nome verdadeiro aqui no Forumusica ao invés de um "username"?  

25 votos

Esta sondagem está encerrada.
  1. 1. Deveríamos usar o nosso nome verdadeiro aqui no Forumusica ao invés de um "username"?

• Sim, toda a gente devia usar o seu nome verdadeiro
      10
    • Não, cada um pode usar o username que entender
      15

Posts Recomendados:

mpexus    644

Acho bem e usar também fotos reais nos Avatars actualizadas no mínimo de 12 em 12 meses pq uma pessoa muda muito de ano para ano :)

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    2541

@resolectric, não sei se reparaste, mas assumi o meu erro ANTES de responderes. Quanto ao estar a fazer o que dizes, de me esconder atrás de um nick, bem, o meu nick É a minha assinatura artística (sou pintor, entre outras coisas) e representa as minhas iniciais: Tiago Manuel Oliveira... Como podes verificar, até estou a ser um pouco mais Papa que tu...

Tranquilo, a minha interpretação da proposta era relativamente ao nick, no entanto a minha posição mantém-se. Sem ferramentas de verificação é impossível garantir a veracidade dos dados que cada utilizador insere. Imagina que um hipotético utilizador de nick TONTO passava a assinar João Maria, mas que na realidade o nome dele era Joaquim Barnabé? Que garantia temos nós, outros utilizadores, que o TONTO assina correctamente?

Só  posso imaginar o que teria sido do Fernando Pessoa se lhe tivessem imposto a não utilização de pseudónimos ou alteregos. Por muito que compreenda o teu ponto de vista, não posso concordar com OBRIGAÇÕES deste género num espaço de partilha artística. As trocas comerciais entre os utilizadores "aqui feitas" são apenas um ínfimo pormenor do fórum...

Por outro lado, recorrer a sistemas de verificação de dados terá, do meu ponto de vista, um imediato afastamento de muitos utilizadores novos e "usados".

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2326
há 3 horas, tmo disse:

@resolectric, não sei se reparaste, mas assumi o meu erro ANTES de responderes. Quanto ao estar a fazer o que dizes, de me esconder atrás de um nick, bem, o meu nick É a minha assinatura artística...

Correctíssimo!
Respondeste corrigindo a tua observação antes do meu comentário.
No entanto, o que disse não perde a validade pois se eu não me identificasse com o nome pessoal, estaria a fazer como tu logo, não seria caso para "achares piada" mas sim para "achares normal".

Compreendo a opção pelos nicks, pelos usernames, pela preferência pela privacidade mas não compreendo que alguém queira dar opiniões num Forum de partilha e de convívio, entre pessoas, sem aceitar que se saiba o nome da pessoa que é.
Daí a minha sugestão.
Claro que aceito o resultado da sondagem, nem sequer me afecta de qualquer forma a não ser que me obriguem a viver incógnito.
Como não será o caso, temos liberdade de escolha, mantenho o meu nome real como assinatura de tudo o que escrevo.

E compreendo a tua argumentação, nem sequer discordo da mesma e também estou mais ou menos seguro de que compreendes a validade moral e humana da minha argumentação.
O mundo está para o que está e eu nunca me integrei muito bem portanto, é na boa.
Com nick ou sem nick prefiro falar contigo assim, incógnito, do que falar com um "bot" com nome humano.
Estamos bem, não há qualquer intenção de conflito.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3324
há 5 horas, LuisEmanuel disse:

@xtech, já que se fala no assunto, na versão mobile não se vêem as assinaturas, pois não?

Não! O mobile, tendo em conta as limitações do ecrã só mostra o mais importante :unsure:

Partilhar este post

Link para o post
John10    678
há 15 horas, resolectric disse:

Não era assim na minha proposta, tal como a coloquei na secção de Sugestões e Opiniões do Forum

Bem, pode não ter sido a tua proposta mas é a pergunta colocada aos utilizadores na sondagem, pelo que é normal o mal entendido. E com isto não estou a culpar o @xtech pela formulação da pergunta. Apenas a apontar um pormenor.

Relativamente à nova ideia de ser obrigatório o nome constar algures, continuo a discordar. E não se trata de esconder o meu nome da comunidade. Qualquer pessoa com quem tenha trocado mensagens privadas aqui pode atestar que assino sempre com o meu nome verdadeiro (embora normalmente só assine com o primeiro nome, dada a informalidade das comunicações). Simplesmente não gosto do meu nome em público, da mesma forma que não quero fotos minhas online.

Adicionalmente, haver pessoal a esconder-se atrás de usernames para armar trinta e um não é um problema recorrente aqui no FM. Aliás, pelo contrário quando aparece um peregrino qualquer a armar-se ao pingarelho normalmente é a própria comunidade a antagonizar essa pessoa e as coisas mantêm-se ordeiras e cordeais.

Quanto a ser mais pessoal. Bem, é subjectivo. Para mim, nomes não me fazem diferença nenhuma, para ser honesto. 

Mas bem, é só a minha opinião.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2326
há 6 horas, John10 disse:

Bem, pode não ter sido a tua proposta mas é a pergunta colocada aos utilizadores na sondagem, pelo que é normal o mal entendido. E com isto não estou a culpar o @xtech pela formulação da pergunta. Apenas a apontar um pormenor.
...
Mas bem, é só a minha opinião.

Sobre a primeira parte que cito, do teu texto, não creio que me estejas a responsabilizar a mim. Não seria coerente e depreendo que sejas uma pessoa coerente (apesar de não saber quem és) pois defendes as tuas opiniões com argumentação válida.
Na realidade a sondagem esteve a ser feita tendo por base uma sugestão minha mas foi elaborada com uma questão que assume um certo "extremismo" e que não representa a minha sugestão.
Creio que estás esclarecido sobre isso.

Sobre a tua frase final, que cito, acho muito bem que partilhes a tua opinião. É essa a função de um Fórum, função milenar e onde, pelo que estudei, as pessoas não participavam de cara tapada.
Mas essa é só a minha opinião.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    580

Não tendo lido os posts anteriores e portanto correndo o risco de repetir argumentos: acho que cada um deve pôr o que entender.

Pessoalmente nunca entendi a necessidade de usar um nick num contexto de fórum que, ainda por cima, também serve de plataforma para comprar/vender material musical.

Depois, garantir que o nome usado pela pessoa é, de facto, o nome dela (algo muito difícil) tem um custo associado muito elevado face ao benefício que traz. Das experiências que tive noutros fóruns, os utilizadores de nomes (aparentemente) verdadeiros não me parece que se comportem melhor que os outros...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2326
há 1 minuto, ncarmona disse:

...Das experiências que tive noutros fóruns, os utilizadores de nomes (aparentemente) verdadeiros não me parece que se comportem melhor que os outros...

Absolutamente! Tens o exemplo deste Fórum.
Eu, por exemplo, sou das maiores bestas aqui do "burgo" e assino com o meu nome!

• Riso 2

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3324

Bem pessoal, o fim de semana passou, ganhou o não por 15-10.

E assim sendo fica tudo como está.

Isto não será impeditivo, claro está, de o pessoal que queira usar o seu verdadeiro nome por cá. Quem quiser até pode usá-lo na assinatura. Para diminuir os potenciais problemas de privacidade e segurança, quem estiver interessado em usar o seu nome na assinatura e não quiser que ele seja "capturado" pelos motores de busca (google, etc), diga-me: terei todo o gosto em ajudar nesse aspecto.

• Gosto 1
  • Útil 1
  • Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
JebusSantos    30

O TGP, que deve ser só o maior forum dedicado à parte técnica da musica, nunca impôs nada. Tem os seus problemas normais, que são resolvidos. Já não vejo la nada a muito tempo. E o pessoal utiliza nicks e nome proprios. Num forum MUNDIAL com possivelmente o triplo, ou quadruplo de utilizadores que este forum.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora