xtech

Sondagem: usar nomes verdadeiros no FM ou não?

Deveríamos usar o nosso nome verdadeiro aqui no Forumusica ao invés de um "username"?  

25 votos

Esta sondagem está encerrada.
  1. 1. Deveríamos usar o nosso nome verdadeiro aqui no Forumusica ao invés de um "username"?

• Sim, toda a gente devia usar o seu nome verdadeiro
      10
    • Não, cada um pode usar o username que entender
      15

Posts Recomendados:

mpexus    644

Forçar membros a usar nomes verdadeiros seria missão quase impossível. Eu posso muito bem chamar-me ToZé Lopes e registar-me como Adalberto Antunes ou Rogério Carisma ou mesmo Celestino Abrantes... vai-me ser pedido BI para verificar?

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    2541
há 3 horas, JebusSantos disse:

(...) Num forum MUNDIAL com possivelmente o triplo, ou quadruplo de utilizadores que este forum.

SÓ?????

Partilhar este post

Link para o post
mpexus    644

Os forums estão em vias de extinção.

Sou frequentador de Forums há mais de 15 anos e a diferença no numero de Posts é avassaladora. Noto mesmo diferenças enormes desde há ano e meio 2 anos para cá nalguns. Passam a ser sempre quase os mesmo a fazer conversa, raramente aparece alguém novo  e quando aparece é:

- Vejam este video de mim a  ser super leet e já agora subscrevam o meu canal... (sim espera sentado)

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2541

Os grupos do Facebook e afins redes sociais são a grande competição...

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3324
há 30 minutos, mpexus disse:

Os forums estão em vias de extinção.

Subscrevo. As redes sociais vieram alterar tudo, não só por serem mais frequentadas como é o caso do Facebook e "toda a gente estar lá", mas porque o pessoal de hoje não escreve mais que 140 caracteres. O chit chat ficou nas redes sociais, os fóruns de hoje em dia resumem-se a pequenas comunidades específicas. Os "grupos" no facebook também ajudaram à festa, principalmente no que aos classificados diz respeito.

Se antes o pessoal vinha também para socializar, hoje em dia é só mesmo para tirar dúvidas e pouco mais. Mas ainda vai havendo alguma coisa. Olhando para os restantes fóruns "clássicos" do panorama português do tempo do forumusica, morreram quase todos ou estão em estado letárgico.

Por exemplo no FM tenta-se dar a volta à questão (às vezes resulta, outras vezes não), é por isso que cada vez mais o FM é um "site" e não apenas um fórum. Se se apostasse só no fórum estava-se a lutar contra a maré. Para um site com poucos recursos e num país empobrecido em que o pessoal gasta pouco em gear... como é o FM, não iria resultar. Por isso o objectivo tem sido diversificar:

- As redes sociais tiraram actividade à parte do fórum? Apostou-se na página do FM no Facebook, agora temos uma agenda regular de partilha de posts por lá.
- Os grupos vieram tirar classificados? Apostou-se na partilha dos nossos classificados em vários grupos do Facebook.
- O Olx "limpou" os classificados? Temos o radar.
- O pessoal vem cada vez menos pelo chit chat? criou-se uma wiki (tutoriais e classificados), diversificaram-se os conteúdos (revista musical, etc)...

Continuamos na luta :) 

• Gosto 4
  • Amo 1

Partilhar este post

Link para o post

Cada macaco no seu galho.
O Facebook é o Mcdonalds da comunicação online. Se calhar nem isso. 

Quando quero uma informação sobre qualquer tipo de assunto musical, teórico, equipamento, etc, nunca penso ir ao Facebook procurar essa informação.  

Os Forums ainda são, e serão sempre a meu ver, a principal fonte ilimitada, e organizada até certo ponto, na procura de informação. 
Os diálogos são fáceis de seguir, e o google encontra quais os tópicos em diversos forums (reddit incluído) que melhor responde a certa dúvida. 

Obviamente que essa informação duradoura e bibliotecária, que o Facebook nunca poderá ter dada a natureza descartável das suas mensagens, vive do quotidiano de cada forum, e da teimosia dos que manteem os forums vivos, mesmo nos periodos em que há menos malta a participar.

Mas, de facto, nada substitui a informação, e a troca de ideias que um Forum online pode dar. 

Como termo comparativo, o culturalmente valioso comércio local só desaparece face à invasão das multinacionais generalistas pobres e aculturais, porque é necessário dinheiro para sobreviver, e as massas mandam.
No caso dos forums, as massas "cegas" só mandariam se esse mesmo forum precisasse dessas massas cegas para sobreviver em termos monetários. Ou se quem gere os forums o fizesse para chegar às tais massas "cegas", e não fizesse sentido gerir um nicho, por mais importante que fosse para os restantes membros.
Não sei se é essa a situação do Forumusica, e de outros forums importantes por essa net afora, mas creio que não, e espero que não.
Bastará que quem dê vida a isto, e outros forums, se aperceba, e creio que sim, da riqueza de informação e dialética sobre determinado assunto que não é possível encontrar em mais lado algum.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
JebusSantos    30

O TGP não morreu e está de boa saude. E não é um site, ou grupo de vendas ou uma rede social. é so...um forum.

Não está a lutar contra nada, em contra si proprio, nem pretende exigir que nomes proprios etc. Sou membro desde 2007 e aquilo nunca esmoreceu. Pediu ajudas, e houve e ha quem da, mas nao quer ser mais nada que um forum. E esta punjante. Deve ser esse o segredo, nao ser mais papista que o papa

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3324
há 15 minutos, Miguel Baptista disse:

No caso dos forums, as massas "cegas" só mandariam se esse mesmo forum precisasse dessas massas cegas sobreviver em termos monetários.

Eu concordo com muito do que dizes.

No entanto, no caso deste fórum (e da generalidade deles) o problema é que tudo é muito bonito, mas é necessário dinheiro para funcionar. É muito pouco romântico, mas ao fim do mês há que pagar domínio, software, servidor, melhorias, etc. Se o FM estivesse numa plataforma gratuita e num servidor gratuito, já estava morto há muito tempo.

Há fóruns que funcionam em plataformas gratuitas, mas isso faz com que em termos de tecnologia sejam muito atrasados - e portanto com menor capacidade de crescer e de se afirmar. E nada é verdadeiramente gratuito: essas plataformas metem anúncios para se rentabilizar, afectam a customização do site, etc. As "massas cegas" entram de qualquer maneira, sejam gratuito ou não... a única coisa a fazer é aprender a lidar com elas.

há 4 minutos, JebusSantos disse:

O TGP não morreu e está de boa saude. E não é um site, ou grupo de vendas ou uma rede social. é so...um forum.

Não está a lutar contra nada, em contra si proprio, nem pretende exigir que nomes proprios etc. Sou membro desde 2007 e aquilo nunca esmoreceu. Pediu ajudas, e houve e ha quem da, mas nao quer ser mais nada que um forum. E esta punjante. Deve ser esse o segredo, nao ser mais papista que o papa

O TGP cobra (ou cobrava) aos users por pôr anúncios de classificados, tem diversas memberships, é inglês o que aumenta muito as receitas publicitárias, etc...

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2553
há 21 minutos, Miguel Baptista disse:

Quando quero uma informação sobre qualquer tipo de assunto musical, teórico, equipamento, etc, nunca penso ir ao Facebook procurar essa informação.  

Também não o faço, mas é inegável que vejo muita gente a fazer isso no Face. Mas claramente são perguntas básicas, e as respostas não são melhores.

Quanto à "saúde" dos foruns. Eu acredito que as coisas teem a tendecia de ser cíclicas. Vê-se isso na música, na moda, e a internet é claramente "governada" por modas. O Facebook está ainda em alta, mas já esteve melhor. Plataformas que foram em tempos líderes, desapareceram, ou quase. Mas como diz é muito bem o @Miguel Baptista, nada bate a quantidade e qualidade de informação dos fóruns, e em português, o FM está muito à frente de qualquer outro. E o FM, assim como outros, faz-se da logística tecnológica, mas acima de tudo das pessoas, que dão do seu tempo, seja por carolice, seja por teimosia, ou seja por amor a esta coisa que se designa de música, e que nos aproxima a todos.

Mas até tenho uma proposta/ideia. Porque não, paralelamente claro, fazer uma rede social a partir do FM? De certa forma temos um pouco disso em algumas secções. O "Desabafos", as "Guitarras giras" (ou nao), os "mêmes" é tantas outras por aí a fora, são coisas que fazem mais sentido numa rede social, que num fórum.

Ou seja, deixar o fórum para aquilo que sempre serviu e servirá, e meter a  conversa de café, numa rede social paralela, frequentada por, e para músicos.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora