phillipric

Manutenção do Material - Colunas

Posts Recomendados:

phillipric    207

Já há algum tempo que andava com ideia de fazer um refresh nas colunas que uso para eventos e, tarde, mas sempre a tempo, acabei hoje (falta só um pormenor nos graves). E já que falo neles, podemos começar por eles. As caixas foram feitas com litragem adequada para sub de 15". São da gama M355MKII (penso que é essa a referência). As caixas já foram construídas há alguns anos, mas a grelha estava à face e fartei-me de dizer ao meu sogro que a devíamos colocar mais dentro para evitar riscos e acidentes com a grelha. Feito isso, demos também uma pintura no símbolo JBL substituindo o fundo laranja por preto. Falta colar aquele perfil de plástico no fundo da caixa. Aproveitei também para comprar uma tinta própria para dar aquele aspecto granulado, com um rolo também próprio para o efeito. 

WzqriDU.jpg

Uqv76fX.jpg

oTSDXnF.jpg

Com a mão no tipo de trabalho que se estava a fazer, fiz o mesmo trabalho aos tops, umas JBL PS12 que só há pouco tempo descobri serem série especial comemorativa dos 50 anos da JBL. Na altura entendia pouco e acabei por as comprar e na verdade são colunas HI-FI de 6 ohms, com potência de 250W RMS. Mas acabei por gostar tanto do som delas que, aplicamos uns tweeters pois senti que faltava a frequência mais aguda (os médios/agudos destas colunas são muito aveludados) e continuo a usá-las, apesar de começarem a demonstrar "cansaço" no som. Transformações que sofreu: levou uns pés que não existiam, um tubo para colocar com tripés, apliquei agora um espelho com 2 ligações Speakon e foi pintada a parte de madeira com a mesma tinta dada aos subwoofers. Também foi pintado o logótipo em fundo preto. 

bRlu18L.jpg

mqpK6bw.jpg

n79mOg1.jpg

lajdTTH.jpg

5UqdaYz.jpg

5Vc5mRW.jpg

Ainda, aproveitando o trabalho, tenho também umas colunas da marca RAVEN, modelo PA500, com altifalantes de origem da Beyma. Já há alguns anos que não as uso propriamente, estão de reserva. Mas têm um grave muito bom, um agudo muito definido. Perdem na frequência média. O logótipo tinha saído, acabei por o perder e, estando as grelhas a precisar de uma limpeza, acabei por lixar, pintar e aplicar aquele logótipo. Ficou discreto, ali num cantinho, acho que fica sempre melhor do que não existir nada.

iwpuun9.jpg

GnVbSdl.jpg

• Gosto 6

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
phillipric    207

Estas foram feitas exclusivamente pelo meu sogro, com algumas ideias minhas. Está a ser acabado o par:

TBwrDr2.jpg

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    207

Neste momento, estão um pouco encostadas. O trabalho de banda de baile ficou um pouco de lado, porque há pouca procura. Tenho trabalhado em duo, em noites dançantes e afins, alguns bares com música ambiente, pelo que os subs já não tocam desde Outubro do ano passado. As JBl têm sido utilizadas como monitores de palco e as Raven a dar-lhe a sério.

Estas últimas são mesmo para o meu sogro ter por casa ao lado do teclado. 

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora