Payko

Guitar Tune

Posts Recomendados:

Payko    6

Boa noite pessoal, desculpem mais duas perguntas parvas de iniciante mas quero saber se alterar entre afinacoes em E Standard e outras afinacoes como drop D ou Drop B afecta a guitarra/cordas? Pelo menos as cordas suponho q sim pois vou estar a alterar a tensao nas mesmas penso eu.

Outra pergunta era se a cordas especificas consoante a guitarra ou se varia apenas consoante o tipo de afinacao q se quer usar dado haver varios tipos de cordas mais grossas e mais finas.

Obrigado.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    1357

Vou responder-te de forma ligeira, pois trata-se de um assunto bastante profundo e do qual não tenho a consciência da totalidade da circunscrição ou dimensão.

Pergunta, qual é a guitarra? Eléctrica de ponte fixa ou móvel/flutuante/trémolo, acústica, clássica?

Respostas:

• Eléctrica de ponte fixa - não há problemas de maior
  • Eléctrica de ponte móvel, flutuante ou trémolo - não aconselhável, vai desafinar as outras cordas
  • Acústica - não há problemas de maior
  • Clássica - não há problemas de maior

O fazer o Drop da afinação de cordas, par guitarras com ponte fixa não traz qualquer inconveniente, uma vez que geralmente este "desafinar" nunca é tão brusco que afecte drasticamente o equilíbrio de tensões entre as cordas e o braço. Já numa guitarra com ponte móvel, o equilíbrio da afinação está directamente dependente da tensão de todas as cordas, baixar a tensão de uma vai afectar as restantes, provocando um desafinar geral do instrumento.

Fazer o Drop de uma afinação significa que a corda em questão vai perder tensão e consequentemente ficar mais suave ao toque. se é bom ou mau vai depender do gosto pessoal de cada um. Quando se fala em drop numa situação de baixar a afinação para tocar uma ou duas músicas (10 que sejam) e voltar à afinação base, não há grande problema desde que o drop seja até 1 tom e meio 2 no máximo, pois a partir destes valores a tensão da corda já começa a perder qualidades tímbricas e dar origem a artefactos sonoros menos agradáveis (o timbre perde mesmo qualidade).

Porém, pode-se falar em "drop permanente", o que significa manter como afinação base da guitarra uma afinação em que uma ou outra corda diferem da afinação standard pelo Drop especificado. Nestes casos é aconselhável consultar os sites das marcas de cordas e aferir que cordas aconselham para que afinações. De notar que o uso de uma corda específica para uma afinação está dependente do comprimento da escala da guitarra (distância entre a pestana e a ponte, característica fundamental e basilar na construção de qualquer cordofone).

Penso que isto já te responde à grande maioria das dúvidas. No fundo, há muito gosto pessoal, há quem goste de tocar com muita tensão nas cordas (cordas mais grossas) e quem goste de cordas com menos tensão (cordas finas). Têm timbres, feel e toques diferentes. Para melhor percepção das implicações, sugere-se que se façam testes numa mesma guitarra com diferentes conjuntos de cordas diferindo nas suas espessuras, manter uma mesma afinação e tirar apontamentos num caderno para consulta posterior. Neste sentido, proponho ainda que este teste seja feito dentro da mesma marca e modelo de cordas, caso contrário estar-se-á a introduzir ruído no teste, pois marcas diferentes = timbres diferentes... é o que nos vendem, certo?

Ter em atenção que alterar a espessura do conjunto das cordas implica necessariamente uma revisão ao setup da guitarra, nomeadamente:

• A tensão do parafuso interno do braço (truss-rod, parafuso contra-tensor das cordas).
  • A afinação das oitavas.

Isto é válido obviamente para as guitarras reguláveis, situação incomum nas clássicas, pelo menos de que tenha conhecimento.

Venham daí mais comentários e partilhas de informação.

• Gosto 4
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
John10    579

Em termos de alterar a afinação para Drop D ou outra qualquer, o importante a ter em conta é o tipo de ponte. Se for uma ponte flutuante, o alívio de tensão (ou aumento) em qualquer corda provocará desafinações em todas as cordas, porque a ponte vai se mexer. Até mesmo na intonação da guitarra. Assim sendo apenas aconselho isso em guitarras com pontes fixas. A não ser que, sendo ponte flutuante, a afinação seja permanentemente Drop D e então toda a afinação seja já virada para isso.

De resto, acho que o @tmo já explicou o que há para explicar.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    426
há 6 horas, John10 disse:

Em termos de alterar a afinação para Drop D ou outra qualquer, o importante a ter em conta é o tipo de ponte. Se for uma ponte flutuante, o alívio de tensão (ou aumento) em qualquer corda provocará desafinações em todas as cordas, porque a ponte vai se mexer. Até mesmo na intonação da guitarra. Assim sendo apenas aconselho isso em guitarras com pontes fixas. A não ser que, sendo ponte flutuante, a afinação seja permanentemente Drop D e então toda a afinação seja já virada para isso.

De resto, acho que o @tmo já explicou o que há para explicar.

E nesses casos eu aconselho a usar 4 a 5 molas no tremolo. Pela minha experiência, quanto mais molas a ponte tiver, menos as restantes desafinarão quando se usa Dropped D. Geralmente só tenho de compensar ligeiramente a corda Sol (G)

• Gosto 1
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
Payko    6

A guitarra em causa e uma Ibanez GRX70 com Tremolo Bridge. E isto foi apenas uma questao para futura alteracao pois por enquanto vai manter a afinacao de origem, ate pk ainda estou em fase de aprendizagem mas como n queria fazer nenhuma asneira caso m desse na cabeca de alteracar a afinacao prefiro procurar. Isto ate pk a guitarra n e nada do outro mundo dai tb n querer inventar mt, e tudo q toque a mexer em molas e tudo mais n o sei fazer ainda.

No entanto obrigado por toda a informacao prestada pessoal :)

Partilhar este post

Link para o post
Payko    6

Ja agora uma questao, dado a minha guitarra ser de ponte tremolo e eu nao usar o mm, e possivel fixar a ponta e tornar a guitarra com uma ponte "fixa" assim?

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2123
há 3 horas, Payko disse:

Ja agora uma questao, dado a minha guitarra ser de ponte tremolo e eu nao usar o mm, e possivel fixar a ponta e tornar a guitarra com uma ponte "fixa" assim?

Sim, há inclusive alguns kits para esse efeit, mas também várias opções diy. Se fizeres uma busca no YouTube com blocking tremolo bridge, tens uma carrada de vídeos que te podem dar uma ideia mais detalhado,

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    426
há 3 horas, Payko disse:

Pelo que vejo no Google, a tua Ibanez tem um tremolo tipo strat. Sendo assim, a melhor solução será apertares os parafusos da garra que segura as molas do tremolo até que a ponte encoste ao corpo da guitarra. Tiras a alavanca do tremulo e pronto, já se comporta como uma guitarra de ponte fixa.

Com este aspecto:

FU9aH7eiLmFSQPCKCDZKCD2cTEGC_ZSCTf3UYM-i

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
Payko    6

Sim, ja tinha lido algures pela net que bastava apertar esses parafusos ate a ponte ficar encostada ao corpo da guitarra a afinar dps, sendo q assim ja e posivel fazer drop tune sem restricoes de maior quanto a desafinacao por causa da ponte tremolo..

E q sinceramente para um iniciante como eu n dou utilidade nenhuma ao tremolo, alias, mal a tive tirei-o logo fora xD

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
John10    579
há 5 horas, Payko disse:

Sim, ja tinha lido algures pela net que bastava apertar esses parafusos ate a ponte ficar encostada ao corpo da guitarra a afinar dps, sendo q assim ja e posivel fazer drop tune sem restricoes de maior quanto a desafinacao por causa da ponte tremolo..

E q sinceramente para um iniciante como eu n dou utilidade nenhuma ao tremolo, alias, mal a tive tirei-o logo fora xD

Também há quem ponha um bloco de madeira na cavidade da ponte (na parte de trás da guitarra) e alivie a tensão das molas. Pessoalmente, prefiro apertar os parafusos até a ponte encostar. Tem só cuidado para não moeres a cabeça dos parafusos ao apertar, que pode acontecer dado que são um bocado inacessíveis para rodar com uma chave grande, como costuma ser necessário.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora