andreb

Porque insistir em rock e metal em PT ?

Posts Recomendados:

mpexus    644
há 1 hora, Antonio disse:

Posto isto, MINHA OPINIÃO, a maior parte da malta das bandas de Metal estão mais á procura de serem "muita cool" do que passar uma mensagem. 

Isto com as devidas MUITAS exepções. claro. 

Se achas que a maior parte da " malta" que criava bandas de Metal é pq queriam parece "muita cool" então é pq nunca percebeste a "cena" do Metal ;) Aliás a própria suposição de que sofreram bullying na escola então querem ser metaleiros é  essa sim estereotipada.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Antonio    985
há 21 minutos, pgranadas disse:

1 - Quanto a músicos de grande qualidade andarem a tocar com pimbas e terem um grande groove.... pá, tenho as minhas dúvidas.

saltar entre Sol e Só, ao ritmo do rabo das "bailarinas" (também repararam no "bailarinas"...) é tão básico, que não consigo ver alguém que domine um instrumento musical se sentir satisfeito com isso, e ter a pica toda necessária para fazer um grande groove. A menos que seja para entusiasmar os músicos que lá estejam as "bailarinas". Sempre achei que era para ajudar ao Alzheimer dos velhos que fazem os seus passes double na pista, mas na volta estava completamente enganado.

2- Para mim, entre viver da música, a acompanhar cantores pimba, e entre viver para a música, mas ter de alombar no duro para pagar as contas, prefiro a segunda opção. E passo a explicar o porquê.

1 - Não conheces. Nunca ouviste com atenção! De certeza absoluta.

Garanto-te, conheço poucos músicos capazes de tocar aquilo com aquele som e balanço. Espectáculos todos sequênciados, com luzes, backing tracks e video, tudo sincronizado com click. Tudo produzido para que cada nota, cada vocing de acorde, encaixe como um puzzle e nada esteja na mesma gama de frequências de mais nada. É super exigente ritmicamente. Ou está tudo "na batata"ou se alguém sair é super evidente! Olha, foi das melhores lições que tive sobre tocar com assertividade ritmica. Aquilo NÃO é tocar Sol e Dó como se toca no banco de jardim :D Principalmente agora com a moda dos ritmos africanos que são todos sub-divididos à semicolcheia mas com muitos silencios pelo meio. É uma dor de cabeça para ficar tudo coladinho :estupefacto:

Obviamente que não estou a falar da típica banda de baile. 

2 - Ok. Não tenho nada a dizer e cada uma tem a sua forma de fazer as coisas. Eu tenho momentos em que não me apetece sequer ver a guitarra, por isso dou-te plena razão. E pá... mas para mim ainda é mais fácil de suportar o tédio do "emprego" com a guitarra na mão do que longe dela. E o facto de ser obrigado a executar coisas diferentes e longe da minha zona de conforto acaba por me fazer evoluir e ainda gostar muito mais de tocar as coisas que gosto :yes:   

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
habanero04    835

Quanto a excelentes músicos a tocar com pimbas, conheço alguns que tocam pra cacete.

Exemplos: A banda do Tony Carreira, a do Toy, a da Rosinha, etc...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4165

eu gosto de tocar rock. tenho de passar a fronteira ou posso continuar a tocar por cá ? :P

o rock não  está morto , não têm é aparecido temas/bandas rock decentes a altura dos "clássicos".

é isso , já não se faz rock como antigamente , a culpa não é do público :rolleyes:

• Gosto 4

Partilhar este post

Link para o post
JebusSantos    30
há 4 horas, Antonio disse:

Não me prenuncio sobre o lado financeiro do assunto. Já tive aqui debates sobre isso e não foram produtivos... :D

Mas acho que uma pergunta melhor seria: Porque é que toda  a gente que monta uma banda quer tocar Rock ou Metal?

Sinceramente acho que ultrapassa um bocado a questão de gosto... Porque não consigo acreditar que todos gostem de rock ou metal. A espécie humana é mais diversificada que isso! E ainda bem. 

Ok, espero que não me levem a mal e não interpretem isto como um insulto a alguém. Vou apenas expor um estereotipo (absurdo como todos os estereótipos) que acho que pode explicar uma ideia que vou expor de seguida. 

O estereotipo: Puto que sofreu de booling na escola cresce um bocado, veste-se de preto, deixa crescer a barba e vinga-se do mundo com blast beats, drop tunings e grunhidos. 

Agora a minha ideia: Na minha opinião uma boa musica NÃO tem género. Eu dou mais importância á mensagem da canção. Por exemplo, eu sei, por já toquei com essa malta (sem vergonha nenhuma), que as cenas pimba de "topo" nacional são muito bem produzidas e tocadas por grandes músicos com um som e um groove do caraças!   Mas continua a não prestar! Porquê? Por causa do conteúdo, por causa da mensagem que é fútil e sem interesse nenhum! 

Mas há cenas super simples com uma mensagem do caraças! O "Grandula" foi mote de uma revolução! 

E já agora, todos sabemos que as mulheres têm muitos problemas de auto-estima e nunca acreditam quando lhes dizemos que são bonitas. Ora bem, olhem só para o Joe Cocker a dizer a uma mulher que ela é bonita: 

Posto isto, MINHA OPINIÃO, a maior parte da malta das bandas de Metal estão mais á procura de serem "muita cool" do que passar uma mensagem. 

Isto com as devidas MUITAS exepções. claro. 

Pronto, podem por-me na fogueira :P 

tanta asneira junta

que é booling? Atirar um puto em pequeno contra 9 pinos?

• Gosto 1
  • Riso 3

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    985

Têm razão. É um estrangeirismo estúpido usado no Brasil. Mais vale, realmente escrever simplesmente em Inglês. 

Mas o meu telemóvel está com corrector para Português do Brasil, porque eu tenho preguiça de mudar :D

http://www.dicionarioinformal.com.br/booling/

Quanto à MINHA OPINIÃO ser ou não disparate... Bem, eu não insultei nenhuma das VOSSAS opiniões. 

Mas enfim, este forum vai sempre dar ao mesmo quando se toca em certos assuntos. :yes:

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4165
há 14 minutos, pipes disse:

Não sei bem como abordar este tópico... lol

como roker conceituado no panorama nacional e quem sabe internacional , acho que devias opinar.

• Gosto 1
  • Riso 1

Partilhar este post

Link para o post
andreb    66

Epa , tantas respostas ... não estava a espera de causar tanta polêmica, foi mais um desabafo, constatação...

Eu vou explicar o porquê do meu post, eu gosto de rock como de outros géneros musicais, já tive projectos dentro do rock e dentro de outros géneros musicais.

Vivi 4 anos na terra do rock e do metal, Inglaterra. Em Londres obviamente que ouves música de todos os géneros e maioritariamente são originais (o pessoal leia-se público está-se a cagar para os covers que é a grande diferença para Portugal!)

Tens bandas de rock e metal mas contrariamente ao que acontece em PT não são uma minoria por incrível que pareça, tens vários bares que recusam tocar rock !  Tens muito mais singer songwriters e projecto de pop e soul ou cenas acústicas que cenas de rock e metal. Claro que num país com 60 milhões de pessoas tens um pouco de tudo.

Cada um toca o que gosta, só acho curioso para já só haver pessoal a querer montar projectos de rock e metal e igualmente ver pessoal a meter anúncios e dizer que quer ser rock star e vender milhões... em Portugal ?  Quando isso nem acontece lá fora (talvez a última excepção sejam os Royal Blood e nao vendem propriamente milhões....).

Um dia estava a falar com o produtor que gravou o Sam Smith num encontro de artistas indie num estúdio dele e ele vira-se para o pessoal e diz "metal ? What's that ? When was the last time Metal had a #1 single ?"... isto no UK !!

Dos 10 artistas que estavam no estúdio (eu era o único estrangeiro) so havia um projecto de rock

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora