tmo

Nada se cria, nada se perde, tudo se copia

Posts Recomendados:

ncarmona    397

Pois eu acho que essa projecção social e mediática é necessária e mais eficaz que a jurídica.

Essa linha entre o que é plágio ou "inspiracional" é muito nebulosa e subjectiva. É inútil e desajustado pretender que um sistema jurídico defina o que é plágio ou não. Essa avaliação e escrutínio cabe ao público e aos media.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
jlcosta    690

Para mim o jurídico deveria andar sempre por cima.
Como artista, não gostaria de ver alguém ganhar com a minha obra copiada sem consentimento, só porque as massas "gostaram".
Mas isto sou eu.

O bom senso é fantástico, pena é que há uma boa parte do mundo que não o tem, daí as regras.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    1958
há 52 minutos, deadpoet disse:

Por essa ordem de ideias, espero que os radiohead sejam processados também!

Mas eles foram, e perderam...

Partilhar este post

Link para o post
amrest    54

Os Radiohead acusam Lana de plágio de um tema deles mas que afinal não é deles pois plagiaram o tema dos Hollies. Quem é que devia e/ou podia acusar Lana?

Partilhar este post

Link para o post
mpexus    360

Plagios, Forte inspiração ou como lhe queriam chamar é algo recorrente até em bandas que nem suspeitaríamos... como os Iron Maiden que não tocam o Hallowed by they name ao vivo até o assunto estar resolvido em tribunal, isso e a cópia de uma parte instrumental na musica Nomad:

http://www.metalsucks.net/2017/05/16/read-a-lengthy-statement-from-the-dude-whos-suing-iron-maiden-over-hallowed-be-thy-name/

http://www.metaltalk.net/news_seventeen/hallowed_be_thy_claim.php

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    397
há 5 horas, jlcosta disse:

Para mim o jurídico deveria andar sempre por cima.
Como artista, não gostaria de ver alguém ganhar com a minha obra copiada sem consentimento, só porque as massas "gostaram".
Mas isto sou eu.

O bom senso é fantástico, pena é que há uma boa parte do mundo que não o tem, daí as regras.

O problema do jurídico é que isso acaba com as progressões harmónicas a serem patenteadas. E como disse, é um assunto altamente subjectivo para conseguir ser resolvido com regras.

Se formos por aí, toda a gente copiou alguma coisa de alguém: Bach de Nivers e Buxtehude, Mozart de Lutero (que por sua vez copiou da tradição Católica), John Williams de Pierre Cocherau, Metallica dos Venom, Kingdom Come dos Led Zeppelin. É um poço sem fundo...

Patentear a arte é algo que não me faz muito sentido. Os artistas copiados têm mais é que chamar a atenção e provar que foram eles os autores originais na praça pública. E tentarem aproveitar o sucesso dos plagiadores para se promoverem. Parece-me justo.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1091

Acho que é um bocado por aqui, como o @ncarmona sugere.

Mais, se formos por este caminho dos plágios e direitos e dinheiros, qualquer palavra que se escreva ou risco que se faça está-se a plagiar os homens das cavernas...

O conceito de cópia e de único tem de ser adaptado aos tempos da actualidade, um ficheiro informático não existe se não tiver um backup (pelo menos)... o que seria da arte e do homem sem a cópia, quando a cópia faz parte dos processos de aprendizagem??

Parece-me que as pessoas devem igualmente começar a prestar mais atenção à mensagem, a olhar o lugar para onde o dedo aponta e menos para o dedo...

• Gosto 1
  • Amo 1

Partilhar este post

Link para o post
jlcosta    690

Acho que a malta já está é a misturar uma data de temas, mas pronto.
É como digo, neste caso específico, é descabido levarem as coisas para tribunal e reivindicarem os tais 100% como os Radiohead pedem.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora