blackyy

Dúvida sobre Fret Buzz

Posts Recomendados:

blackyy    71

Boas pessoal tenho uma Ibanez RG421 e desde os tempos iniciais que notava um som meio estranha que pela pesquisa que fiz pela internet será fret buzz. Ora bem este fret buzz só ocorre na corda mais grossa e na seguinte e só com corda solta ou a tocar nos primeiros trastes sendo que para ai a partir do 5º, 6º traste isto se deixa de notar. Se tiver ligada a guitarra ao AMP este buzz não se nota só mesmo ao tocar a seco. Alguma dica de algo que possa fazer em casa para minimizar isto? Ou seria melhor levar a dita cuja a algum sítio para fazerem um setup? Comprei online veio direta para casa e nunca levou nenhum setup.

PS: Li em diversos sítios que a principal causa é fazer strumming com muita força ou carregar pouca na corda junto aos trastes, e eu como sou um gajo que abusa um bocado na força fiz a experiência de fazer o strumming mais leve, pois carregar na corda penso que faça força suficiente, e a coisa reduz um bocado mas continua perceptível.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2920

Podes mexer na altura da ponte, levantando-a muito ligeiramente na parte das cordas mais grossas deve resolver o problema se não for coisa muito séria. Pode ser também da curvatura do braço, um braço empenado ou trastos mal nivelados... nesse caso o melhor mesmo é ir a um luthier.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
blackyy    71

Vou tentar fazer isso logo à noite @xtech Mas devo só mesmo alterar nessas 2?Ou fazer a todas? Se fizer só nessas duas não vai ficar desnivelada? E já agora se for coisa mais séria algum luthier que recomendes na zona de Braga/Porto?

Partilhar este post

Link para o post
mpexus    629

Se não ouves no Amp nem ligues ;)

Não implica que não a leves a um Luthier ou Técnico pq isso de toda a gente ser chamada de Luthier é assim a modos que... anyway, é mais que provável que tenha frets ligeiramente levantados, não é nada de grave e é comum, estranho é não ter frets ligeiramente desnivelados depois de vir do outro lado do Mundo e estar meses em Armazem até mais uma vez andar às voltas até nossa casa. Todas as guitarras após a compra deveriam ser inspeccionadas e acertar esse tipo de coisas as mais baratas então devia ser obrigatório.

Pode ser só um fret, podem ser vários, podem ser quase todos. Um Técnico vê logo isso. Depois.. ou pagas para nivelar os frets ou não te incomoda assim tanto e segues a tua vida feliz e contente. Pode ser só a corda mais baixa, pode ser um ligeiro acerto de Truss Rod... no entanto o mais certo é ser fret desnivelado.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
sergio.cunha    286

Não levantes a ponte. Fret buzz nos primeiros trastes é sinal de pestana baixa ou relief insuficiente no braço (backbow). Para veres se tens relief suciente pressionas na corda MI no 1º e 17º traste. Deve haver um pequeno espaço entre a corda e os trastes na zona do 8º traste, cerca de 0,1 a 0,3mm. Se não tiveres esse espaço então o problema está aí e deves ajustar o truss rod, caso contrário o mais provavel é ser da pestana.

• Gosto 4
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
blackyy    71

Ora bem, estive aqui a fazer uns testes num local mais silencioso, e o fret buzz acontece em todas as cordas, mas como ontem estava na sala e havia algum barulho nas frequencias mais agudas não ouvia. Mas agora num local silencioso noto que existe em todas. Se tocar com a palheta na força normal que costumo usar tenho o buzz até chegar ao 6º, 7º traste. Se tocar muito leve só tenho no primeiro. Mas embora não tenha noção exata da força que estou a fazer e seja novato nisto parece-me muito leve para tocar, pois é so mesmo passar a palheta o de leve, só mesmo a tocar um pouco com a ponta na corda. Tudo o que seja com mais força já faz. Uma coisa que não sei se ajudará no diagnóstico é que tirando no primeiro traste em que se tocar com mais força noto que nas cordas mais grossas com a vibração ela toca no 2º e 3º traste, a partir do 2º traste a corda só dá o toque no traste seguinte, no outro a seguir fica mt perto mas penso que não toque. Isto será um ajuste de truss rod correto?

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1662

Sim, muito provavelmente estás com Backbow, ou seja, a parte central do braço está demasiado perto das cordas. Se olhares a guitarra de topo, no sentido ponte-pestana, deverás conseguir visualizar a curvatura do braço. Testa o que o @sergio.cunha sugeriu, a verificar-se o backbow, desaperta o truss rod em doses pequenas, tipo 1/2 volta de cada vez e testa de seguida. Os ajustes no truss rod devem ser feitos com calma, não te ponhas a dar voltas e voltas como se não houvesse amanhã. O mais provável é nem a 3/4 de volta chegar. Atenção que geralmente só se tem amplitude de movimento para cerca de 1/4 de volta, por isso tem cuidado com o que fazes. Isto não é ciência aeronáutica, mas deve ser feito com calma. Respira fundo, desapertas um pouco e testas, não deves precisar de mais de 3 ajustes...

• Gosto 2
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
blackyy    71

Não tenho aqui régua que me permita medir ao certo mas a olho nu tem uma diferença bastante notória. Tocando no Mi, e presumo que seja o MI da corda mais grossa, no 8º traste tem um espaço bastante notória e que é para ai o triplo do espaço no 8º traste quando toco o MI no 17º traste. No 17º a corda está quase quase encostada ao 8º traste mas sem tocar, pelo menos não ouço nenhum buzz nem me parece haver contacto, quando toco no 1º tem um espaço bem grande.

Partilhar este post

Link para o post
sergio.cunha    286

Acho que não percebeste bem a técnica.

Usa este procedimento, sendo que no teu caso deves pressionar no traste que se encontra na junção do braço com o corpo, que é até onde o truss rod tem efeito. Ao pressionar no 8º traste deves ouvir um pling da corda a tocar no traste, se não ouvires nada estás com backbow e tens de ajustar o truss rod. Podes usar por exemplo uma palheta em que tenha a espessura indicada para medir essa distância (relief). Inseres a palheta nesse espaço e vês se toca na corda ou não. Se tocar sabes que a medida é inferior à espessura da palheta, se não tocar é superior.

checking-neck-relief.jpg

• Gosto 2
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora