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camcfa    0

Boas pessoal,

tenho dúvidas nesta matéria, fico na esperança que alguém me possa elucidar.

Amado por uns, odiado por outros, o sampling, esse grande bicho que em países fora dos USA é difícil de saber o que fazer. Que nos USA é um autêntico negócio e que gera milhares de dólares.

Faço música, algumas delas baseadas ou que utilizam samples.

Sei que no IGAC tem o registo de obras derivadas, penso que esteja relacionado. Assim sendo, eu como não sou nenhum artista badalado, apenas alguém que gosta de fazer umas composições e mandá-las cá para fora, devo registar como obra derivada ou não?

Se registar na IGAC como obra derivada, sou obrigado a ter autorizações dos autores originais ou é meramente informativo para o IGAC?

O IGAC faz algum rastreio das musicas antes de as registar?

Se usar um sample de uma música dos 1960, não há milhares de euros que possam pagar 5 segundos de uma faixa no meu bolso.

Acredito que todos os artistas que usam está técnica e que estão registados não fazem o ‘clearing’ dos samples, ou seja, pagar aos autores originais.

Ou existe alguma outra forma de registar, através de alguma empresa, cooperativa, site, etc?

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xtech    2774

Deviam fazer o rastreio, mas acredito que esse rastreio deve ser pouco aprofundado.  Isto não é preconceito contra o país, é pq em Portugal é mesmo assim que se trabalha.

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