SantiagoRamires

Qual é a vossa formula para o sucesso numa banda de originais?

Posts Recomendados:

Qual é a vossa estratégia para gerir e tirar o proveito maximo da musica que escrevem? 
Como sucesso entendam concretizar todo o potencial das musicas que escrevem. 

Como se dão a conhecer?

Como investem o vosso tempo? 

Como investem o vosso dinheiro? Na produção? Na promoção?

Lançar singles? EPs? LPs? Publicar tudo ou só as melhores musicas?

Partilhem as vossas formulas secretas.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pipes    3614

Não há fórmulas, muito menos secretas.

Há trabalho e experimentação/tentativa e erro. E cabe a cada banda/artista perceber o que está a resultar melhor ou pior naquele momento.

• Gosto 4

Partilhar este post

Link para o post

O meu exemplo: 

Neste momento, tenho um EP editado, por mim, no meu quarto. Esta disponivel nas plataformas online todas e Youtube. Não teve o sucesso que eu queria, apesar de nao ter sido desastroso. Acho que falhei na produção musical (o que seria normal, visto que foi a primeira tentativa de gravar algo a sério). Penso que falhei também no Marketing. 

Actualmente, tenho mais material escrito. Cerca de 15 temas. Vou gravar inicialmente 8, aqueles que mais gosto e que acho que poderão ser melhor recebidos. Tendo já aprendido com alguns erros, novamente tratei da produção toda. Estou muito mais satisfeito com os resultados até agora. A minha intenção é lançar uma musica por mês até ao final do ano, tentanto promover cada tema o maximo que conseguir. Possivelmente no final do ano, junto mais um ou dois temas e embrulho tudo num LP, mas nao é certo.

Vou investir € sobretudo na promoção. Pagar por uns videos bons para o Youtube (sobretudo coisas originais, que sejam arte só por si e não os cliches basicos dos lyric e music videos), pagar a influenciadores (tipo Fiverr) e pagar em ads no FB e Youtube. Fazer sorteios de bilhetes para concertos na pagina de FB (de modo a aumentar as partilhas da pagina e chegar a mais gente. Claro que ainda assim vou procurar que a minha musica seja divulgada em blogs e outras plataformas de forma grátis. E o objetivo é que haja uma partilha organica das musicas.

Consoante a resposta online e presencial do publico, estou a ponderar criar um Patreon com conteudo exclusivo para os patronos, para financiar a promoção futura. O mesmo se aplica com merch a vender nos concertos.

A nivel de concertos, procurar oportunidades com o meu publico alvo a nivel demografico. Nem que implique umas borlas. Abrir para outras bandas só com 3 ou 4 temas.  

A parte mais dificil: É estar preparado para o não sucesso e reajustar e repetir nos anos seguintes.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    495

Parece-me que já tens a tua fórmula toda esquematizada. E não me parece mal! 

Força. 

A única coisa que falta aí são as rádios e TVs. 

Eu sei que hoje em dia já se chega a quase toda a gente com conteúdo online. Mas existe algo psicológico que acontece no público quando ouvem os temas na rádio, tv, etc. É como se o produto que está apenas online fosse amador e só o produto "pro" é que tivesse acesso à outras plataformas. É ridículo, principalmente desde que a Maria Leal foi ao Goucha, mas este efeito existe. 

Portanto, ou trabalhas com alguém da indústria (editora) com acesso aos rádios e TVs, ou tens de tocar campainhas repetidamente. A começar pelas pequenas rádios locais... 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
deadpoet    1683
há 1 hora, paulosergio disse:

Às vezes é apenas uma questão de pura sorte...

Não é só sorte... se a musica for boa acaba por furar por entre as outras... se a musica for má, fica nas prateleiras! ;)

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
JebusSantos    30

Tão errado... Tanto musica de cáca que anda a ser difundida nas radios.
Meu caro, é preciso ter as costas bem quentes com um padrinho influente. Já foi o tempo em que o trabalho dava frutos

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora