SantiagoRamires

Qual é a vossa formula para o sucesso numa banda de originais?

Posts Recomendados:

Antonio    985
há 24 minutos, JebusSantos disse:

Tão errado... Tanto musica de cáca que anda a ser difundida nas radios.
Meu caro, é preciso ter as costas bem quentes com um padrinho influente. Já foi o tempo em que o trabalho dava frutos

É verdade que existe um lobby e é verdade que existe muita musica "má" a ser forçada no mercado. 

Mas a mentalidade de "não vale a pena, é uma questão de sorte" não leva ninguém a lado nenhum. 

Gosto mais da mentalidade de "é difícil, mas eu vou conseguir!"  

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
há 2 horas, Antonio disse:

Parece-me que já tens a tua fórmula toda esquematizada. E não me parece mal! 

Força. 

A única coisa que falta aí são as rádios e TVs. 

Eu sei que hoje em dia já se chega a quase toda a gente com conteúdo online. Mas existe algo psicológico que acontece no público quando ouvem os temas na rádio, tv, etc. É como se o produto que está apenas online fosse amador e só o produto "pro" é que tivesse acesso à outras plataformas. É ridículo, principalmente desde que a Maria Leal foi ao Goucha, mas este efeito existe. 

Portanto, ou trabalhas com alguém da indústria (editora) com acesso aos rádios e TVs, ou tens de tocar campainhas repetidamente. A começar pelas pequenas rádios locais... 

Percebo a questão das rádios, mas na minha opinião não é uma coisa essencial. Claro que é um trunfo para argumentares que tens qualidade
Mas acho mais valioso estares numa playlist popular do spotify, por exemplo. 

E claro que um projeto rock, indie, alternativo, metal, etc etc etc não vai passar nas RFMs nem nas Comerciais desta vida. Quanto muito se for para à Vodafone ja é uma valente ajuda. Mas eu nao acho que isso seja o make or break

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3324
há 4 horas, SantiagoRamires disse:

Vou investir € sobretudo na promoção. Pagar por uns videos bons para o Youtube (sobretudo coisas originais, que sejam arte só por si e não os cliches basicos dos lyric e music videos), pagar a influenciadores (tipo Fiverr) e pagar em ads no FB e Youtube. Fazer sorteios de bilhetes para concertos na pagina de FB (de modo a aumentar as partilhas da pagina e chegar a mais gente. Claro que ainda assim vou procurar que a minha musica seja divulgada em blogs e outras plataformas de forma grátis. E o objetivo é que haja uma partilha organica das musicas.

Consoante a resposta online e presencial do publico, estou a ponderar criar um Patreon com conteudo exclusivo para os patronos, para financiar a promoção futura. O mesmo se aplica com merch a vender nos concertos.

A nivel de concertos, procurar oportunidades com o meu publico alvo a nivel demografico. Nem que implique umas borlas. Abrir para outras bandas só com 3 ou 4 temas.  

A parte mais dificil: É estar preparado para o não sucesso e reajustar e repetir nos anos seguintes.

Em primeiro lugar, já tens um plano mais estruturado do que metade dos artistas tem. Agora, depende do orçamento que tens e do retorno. Devias fazer pequenos testes para tentares perceber a sensibilidade da coisa. Colocar logo publicidade no FB "à bruta" pode não correr bem. Há imagens, vídeos, etc que têm maior grau de retorno que outros, há um não é só chegar lá e bota pra frente... experimenta primeiro com um orçamento pequeno durante duas semanas, com várias "variações" do anúncio. Descobre os que funcionam melhor e aí sim, descobrindo o alvo, pode atacar com a garantia que estás a atacar o sítio certo.

A partilha orgânica é muito muito difícil de atingir...

Já agora por curiosidade, e isto para o ti e todo pessoal que põe as músicas à venda na net: costumam ter vendas? Não falo nos plays do youtube, falo em hard sales...

há 1 hora, JebusSantos disse:

Eu mandava as musicas para os youtubers da moda. Num mês era sucesso na Comercial e RFM.

Olha, não tá mal pensado. O problema é que esses gajos cobram pela exposição, também não é de graça...

Partilhar este post

Link para o post
JebusSantos    30
há 1 hora, Antonio disse:

É verdade que existe um lobby e é verdade que existe muita musica "má" a ser forçada no mercado. 

Mas a mentalidade de "não vale a pena, é uma questão de sorte" não leva ninguém a lado nenhum. 

Gosto mais da mentalidade de "é difícil, mas eu vou conseguir!"  

Um exemplo de sucesso actual às custas dessa mentalidade pf

Partilhar este post

Link para o post
há 15 minutos, xtech disse:

Em primeiro lugar, já tens um plano mais estruturado do que metade dos artistas tem. Agora, depende do orçamento que tens e do retorno. Devias fazer pequenos testes para tentares perceber a sensibilidade da coisa. Colocar logo publicidade no FB "à bruta" pode não correr bem. Há imagens, vídeos, etc que têm maior grau de retorno que outros, há um não é só chegar lá e bota pra frente... experimenta primeiro com um orçamento pequeno durante duas semanas, com várias "variações" do anúncio. Descobre os que funcionam melhor e aí sim, descobrindo o alvo, pode atacar com a garantia que estás a atacar o sítio certo.

Sim, estou bem ciente disso. Nas primeiras 5 musicas que publiquei fui testanto demografics, areas, etc. verifiquei tambem que ninguem come música no youtube sem um video apelativo (enquanto que uma musica com a capa do EP chapada só tinha 200 hits, um lyric video passava os 1000).

Li recentemente que o algoritmo do FB mudou, o que torna os ads menos eficazes (ou mais caros para ter o mesmo efeito) pelo que a minha estratégia vai passar tambem pelos ads no Youtube, promoção em blogs (paga se necessário) e através do Fiverr.

A questão do orçamento também importante. Como somos 5 numa banda, sai mais barato. Estou a pensar colocar um orçamento mensal de promoção nos 100 euros. Para todo o tipo de promoção.  

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
paulosergio    401
há 2 horas, deadpoet disse:

Não é só sorte... se a musica for boa acaba por furar por entre as outras... se a musica for má, fica nas prateleiras! ;)

Também acho. Hoje em dia com as redes sociais, o que for mesmo bom, acaba por vir ao de cima. Lá está, com um pouquinho de sorte. :)

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    985
há 6 minutos, paulosergio disse:

Também acho. Hoje em dia com as redes sociais, o que for mesmo bom, acaba por vir ao de cima. Lá está, com um pouquinho de sorte. :)

O pessoal faz a "conversa da sorte" para ter desculpa para não batalhar. É um bocadinho como a cena do talento. "Ah... eu gostava mas não tenho jeito". Conversa de preguiçoso!  

@SantiagoRamires

Mete aí link para ouvir! :yes:

Partilhar este post

Link para o post
há 1 hora, jorgeteixeira disse:

@SantiagoRamires estive agora mesmo a ver/ouvir a tua música "Young" e gostei bastante tanto da música como do vídeo.

Vou ouvir mais. Parabéns.

Thanks! 

Para quem quiser ouvir. Esta ainda é do EP passado. No fundo foi a minha terceira música (produzida por mim proprio)

• Gosto 2
  • Amo 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora