ncarmona

Perfil de braço de guitarra - preciso de dicas

Posts Recomendados:

ncarmona    463

Olá a todos.

Não estou satisfeito a 100% com o perfil do braço de uma das minhas guitarras. Originalmente fiz-lhe um perfil D-shaped mas acho que exagerei porque sinto falta do apoio na mão. Gostava de tornar o braco mais C-shaped na parte superior do braço e ir progredindo gradualmente para o D-shaped actual que se manteria do 12º trasto em diante. Acho até que, para simplificar lhe vou dar um perfil assimétrico (Assymetric C-shaped) pois onde sinto mais falta de apoio é na zona central do braço e desbastando na zona das cordas mais agudas, já conseguiria um perfil confortável.

Para já estou a usar um método inventado por mim que é usar uma lixa grossa que estou a aplicar com a minha mão a agarrar o braço como se estivesse a tocar a guitarra. Penso que assim o perfil vai convergir para uma forma mais ergonómica e mais natural.

Alguém tem experiência neste tipo de trabalhos e que me possa dar umas dicas?

Como esta linguagem dos tipos de perfis não é muito clara, aqui vai a legenda.

neck-profiles.jpg

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2922
há 5 horas, ncarmona disse:

Para já estou a usar um método inventado por mim que é usar uma lixa grossa que estou a aplicar com a minha mão a agarrar o braço como se estivesse a tocar a guitarra. Penso que assim o perfil vai convergir para uma forma mais ergonómica e mais natural.

Isto é uma alteração complicada... se desbastares de mais vais ficar com um braço demasiado fino, de qualquer modo parece-me lógico a forma como estás a fazer a lixagem. Não dava simplesmente para comprar um braço diferente, ou é set neck?

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    463
há 49 minutos, xtech disse:

Isto é uma alteração complicada... se desbastares de mais vais ficar com um braço demasiado fino, de qualquer modo parece-me lógico a forma como estás a fazer a lixagem. Não dava simplesmente para comprar um braço diferente, ou é set neck?

É bolt-on (é o que aparece no meu perfil). Mas não dá para comprar porque foi feito à medida (sistema Stephen's extended cuttaway) todo em rosewood e porque o desbaste que lhe quero dar é mínimo. A minha preocupação é saber a melhor forma de acertar com a forma/perfil pretendido.

Partilhar este post

Link para o post
sergio.cunha    286

Sugiro que compres uma ferrementa destas: https://guitarsandwoods.com/other-tools/profiling-gauge-2.html

Quanto à melhor forma de chegar lá, a meu ver e dependendo das ferramentas que tens, é tentar aproximar uma curva a vários segmentos retos e depois arrendondar as arestas.

Ah, e usar um raspador ou grosa para retirar maiores quantidades de material. A lixa não é indicada para isso pois ficas com irregularidades na superficie devido às variações de pressão. Usar a lixa só para a fase de acabamento.

• Gosto 1
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1682

Assim como há blocos para gerir o raio de curvatura da escala, também podes fazer um para gerir o raio de curvatura do perfil do braço. Obviamente que terás de fazer por metades. Isto permite-te igualmente um perfil assimétrico, pois controlas mais facilmente a curva de cada lado.

Assim, depois de teres o bloco com o perfil pretendido, avanças com uma grosa para uma aproximação e depois com o bloco tratas do acabamento mais perfeito.

No movimento da mão, quer com a grosa, quer com o bloco+lixa (de diferentes grãos), trabalha apenas num sentido, por exemplo do corpo para o headstock. Se o teu movimento for nos dois sentidos, acabas por desbastar mais no meio do que nas extremidades, causando irregularidades difíceis de remediar.

Desafio, e que tal construíres tu um braço para essa guitarra? Precisas de um truss rod, madeira para o braço e para a escala, trastes, algumas ferramentas e atiras-te à coisa... boa?

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    463
há 43 minutos, tmo disse:

Assim como há blocos para gerir o raio de curvatura da escala, também podes fazer um para gerir o raio de curvatura do perfil do braço. Obviamente que terás de fazer por metades. Isto permite-te igualmente um perfil assimétrico, pois controlas mais facilmente a curva de cada lado.

Assim, depois de teres o bloco com o perfil pretendido, avanças com uma grosa para uma aproximação e depois com o bloco tratas do acabamento mais perfeito.

No movimento da mão, quer com a grosa, quer com o bloco+lixa (de diferentes grãos), trabalha apenas num sentido, por exemplo do corpo para o headstock. Se o teu movimento for nos dois sentidos, acabas por desbastar mais no meio do que nas extremidades, causando irregularidades difíceis de remediar.

Desafio, e que tal construíres tu um braço para essa guitarra? Precisas de um truss rod, madeira para o braço e para a escala, trastes, algumas ferramentas e atiras-te à coisa... boa?

Nem pensar. Não tenho espaço nem ferramentas adequadas para um braço destes. E onde arranjo rosewood agora?

Isto é apenas um fine-tuning. Obrigado pelas dicas de todos. Muito úteis.

AJAhhSCHjwG0UCkaH4823kE3ZWNHCc7-Nq6yuNMbOlWaKrl8AKQCu4uSVWXtdRtT0pJMEVIlJgmldRqy

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora