Resetpt

Afinação Baixo 5 cordas

Posts Recomendados:

Resetpt    5

Boa tarde a todos,

Antes de mais, se este não for o local indicado, por favor recoloquem no local devido, thks!

Permitam-me esta pergunta "idiota", mas já pesquisei em alguns sítios, incluindo no aqui no fórum e não encontrei resposta: Se eu tiver um baixo de 5 cordas, há algum problema se excluir a corda mais grave (B) e colocar as 5 cordas mais agudas de uma afinação std de um baixo de 6 cordas (E, A, D, G, C)? O mesmo raciocínio pode ser aplicado a uma guitarra (quer para o agudo, quer para o grave)?

Obrigado!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2775

Na minha opinião, sim. Tens é que assegurar-te sempre da curvatura correcta do braço e fazer sempre os ajustes necessários em termos de setup geral (intonação, etc).

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Ghost_Bass    5

Não há qualquer problema em fazeres isso. Se usares o set de 6 da mesma gama de calibre do set de 5 nem deves precisar fazer setup ao baixo pois a tensão das cordas será semelhante, isto é, a nova corda C irá fazer tensão no braço semelhante à corda B que removeste.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
TiagoCA    0

Nenhum problema. O meu 5 cordas está com E-A-D-G-C. 

Podes precisar dum jeito no setup, mas nada de muito extenso. 

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1406

MUITO IMPORTANTE: verificar se a pestana é adequada, pode ser necessário mudá-la. Uma vez que vais ter cordas mais finas nas ranhuras, podes ficar com a intonação do instrumento difícil de ajustar. No entanto, penso que não deverás ter problemas de maior, o contrário é que implica trabalho na pestana (eventualmente substituí-la), para que as cordas possam assentar correctamente nos respectivos espaços. Experimenta, se sentires que a coisa não está a funcionar... pode ser daí.

Pergunta, e porque não um baixo de 6 cordas? Mantens o bordão Si0/B0 e ganhas o Dó3/C3... baixos de 6 cordas são altamente, consegues fazer runs mais compridas sem teres de estar a passear longitudinalmente pelo braço, fica-se tudo pela mesma posição...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora