xtech

Pickups Gibson: 498t vs 57 vs 57 plus

Posts Recomendados:

xtech    2774

Malta, estou a pensar mandar vir uma cópia LP Harley Benton, mais concretamente esta:

https://www.thomann.de/pt/harley_benton_sc_550_faded_tobacco_flame.htm

A ideia é meter-lhe uns pickups dignos desse nome, de preferência Gibson, mas podem ser Dimarzio ou SD. Nos da Gibson, estou indeciso entre 498t, 57 e 57plus.

Segundo sei, os 57 têm pouco output e são os "clássicos", passe a redundância. Deve dar para o som de G'nR. Os 57 plus têm o mesmo carácter mais mais ganho. E os 498t são os mais "modernos" por assim dizer.

Procuro algum ganho (não necessariamente o metal mais extremo) e portanto estava  estava a pensar um 498t na ponte e num 57 ou 57 plus no braço. O que acham?

E já agora, alternativas:

O kit clássico JB + 59 da SD teria o mesmo carácter?

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2774
há 1 hora, Alberto Soares disse:

Uns picapaus da Entwistle não serviriam? São muito bons para o preço.

Não creio! Tenho uns HDN e não são maus, mas não chegam a pickups que já experimentei de outras gamas de marcas tipo DiMarzio e SD...

E como queria obter um som mais à "real thing", pensei mesmo nuns Gibson, o problema é que não tenho experiência com eles.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Thomasyoung    457

Tens algumas opções diferentes do que já aqui disseram, mas é como tu já sabes vai tudo do som e definição que procuras.

Vê uns bill Lawrence L-500 têm um som muito porreiro em Gibsons.

Se fosse para outra guitarra dizia-te para veres os MAMA Pickups ou os Lollar :) 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2774
há 36 minutos, mpexus disse:

E estes?

Não conhecia. Poderão ser uma hipótese, mas quero que sejam mesmo um upgrade relativamente aos de origem!

há 11 minutos, Thomasyoung disse:

Vê uns bill Lawrence L-500 têm um som muito porreiro em Gibsons.

Acredito! Quanto aos lollar já ouvi dizer maravilhas mas devem ser mais caros que os Gibson.

Partilhar este post

Link para o post
mpexus    500

Hummm... fui agora ver uma coisa nos Iron Gear e eles estão-se a ESTICAR no shipping... 1 Single Coil 25 libras.. shipping 25 libras... WTF???? eram 10 ou 12 há coisa de 2 meses atrás.... 

• Surpresa 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1335

Moços!, pára tudo, vocemecezes estai a esquecer-se do nosso @marco.agostinho. Minha sugestão vai para uma encomenda a este senhor. Fica-vos mais barato que DiMarzio ou Seymour Duncan, mesmo nível de qualidade e com o vosso gosto, inclusive estético... e os portes são os correios nacionais registados, por isso é baratinho.

Eu diria que para um rock/metal mais clássico para procurares uma sonoridade tipo PAF mas com mais ganho e com AlNiCo5 ou 8 nos ímans. Para o heavy metal, é subir no ganho do amp e para o rock, está no ponto.

Aquilo que tenho percebido nos que ele me fez* é que me permitem subir mais o Gain no Triaxis nos modos LEAD (Drive a zero) sem ter distorção, o que dá maior compressão natural e mais crunch. Depois o Drive faz a festa da distorção. Por outras palavras, atrasa o ponto de break up do amp um pouco, o que permite mais compressão natural do amp todo. Estou a adorar a coisa, principalmente para coil splits, fica divinal. Para high gain, mantém-se fantásticos e definidos em qualquer combinação. Estou MESMO rendido. Para heavy metal a coisa é simples de se resolver em termos de ganho caso o amp não dê mais do que se pretende, mete-se um boost à frente e a coisa está a render. Agora o contrário, tirar ganho ao pickup é mais complicado (isto claro sem usar o pot de volume mas não é a mesma coisa, claro)...

Outra coisa curiosa, é que volta e meia pego na guitarra gémea, que tem uns DiMarzio  Blaze Neck e Custom e que eram a minha referência em termos de som, e começo a achá-los enrolados e resmungões.

* Nota: pickups para 7 cordas, baseados nos DiMarzio AirNorton7 e Blaze Neck para o pickup neck e no D-Sonic7 e Blaze Custom para o pickup bridge, mas com AlNiCo5, pois os DiMarzio de 7 são todos cerâmicos. A guitarra que os recebeu é uma Ibanez RG2027XVV com corpo em mogno braço em maple escala em rosewood, construção tipo bolt-on, floyd rose lopro como ponte e 25.5" de comprimento de escala. Mais informações aqui:

... e podem ser ouvidos no tema que fiz com o @paulosergio

• Gosto 1
  • Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2774

Não me tinha lembrado do @marco.agostinho. Bem visto!!

Vou falar com ele. Vai ser é complicado de descrever bem o que eu quero em termos de som... não é o meu forte!!

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora