pedrozepelim

Gravar em casa

Posts Recomendados:

resolectric    621
há 6 minutos, pgranadas disse:

Estava-me a referir mais especificamente as DI's que foram faladas, com emulações nelas próprias, mas expliquei-me mal e pela metade, sem qualquer sombra de dúvida.

Mas no fundo não estavas errado!
Pode-se ligar uma guitarra eléctrica directamente a uma entrada de linha ou a uma entrada de microfone (cuidado com o Phantom Power!!!) mas nas de linha o som deverá ser fraco e baço, com bastante ruído de fundo e nas entradas de microfone deverá ser forte demais, distorcendo facilmente e com limites no espectro de frequências do instrumento.

Para quem tiver jeito para o ferro de soldar a construção de uma DI até é um projecto bem fixe! E encontram-se peças bem porreiras e úteis nas telefonias antigas ;)

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pgranadas    1958

Já agora uma questão se me permites @resolectric...

Há duas categorias distintas de DI's, as passivas e activas. Na tua opinião, na gama de baixo custo para uma modesta utilização em casa, qual o sistema que recomendarias precisamente para este tipo de uso caseiro?

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    621
há 12 minutos, pgranadas disse:

Já agora uma questão se me permites @resolectric...

Há duas categorias distintas de DI's, as passivas e activas. Na tua opinião, na gama de baixo custo para uma modesta utilização em casa, qual o sistema que recomendarias precisamente para este tipo de uso caseiro?

As activas precisam de alimentação: bateria, fonte ou phantom power.
As passivas não precisam de alimentação.

As activas permitem obter um sinal mais forte (tornando-as mais facilmente utilizáveis em prés pouco sensíveis) podem receber sinais mais fracos e costumam ser bastante lineares, com um som equilibrado ao longo do espectro sonoro.

As passivas costumam ser circuitos muito simples, a ausência de alimentação evita ruídos e quando usam bons transformadores de impedância podem dar "uma cor" muito fixe ao som.
Aí entramos naquele "mundo" das preferências entre o som dos prés da API ou dos prés da NEVE. É um bocado isso.

Para resumir: se comprares uma DI barata, compra activa.
Uma DI passiva "barata" é capaz de produzir um sinal fraco demais ou ter um som "feio" por ter um transformador foleiro. A não ser que tenhas sorte!

Ou então compras um transformador UTC-A no ebay e constróis uma :P

• Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    1958
há 6 minutos, resolectric disse:

Ou então compras um transformador UTC-A no ebay e constróis uma :P

Pena eu perceber pouco da coisa, porque até há uns lá interessantes a nível de preço. Resta saber se são os adequados, como os utilizar, etc....

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    621

Há outros transformadores que podes comprar online sem teres de te preocupar tanto em escolher o correcto: Lundahl, Sowter, Cinemag...

Visitas os sites dos fabricantes e escolhes o modelo pelas definições que eles apresentam.
Eu comprei 6 transformadores Lundahl para os microfones de fita da Thomann e vieram certinhos.
Foi canja!

Na Lundahl os transformadores que queres para DI são o LL1935 ou o LL1530.

• Útil 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora