bandit

Multicore na ligação Amp<>Pedalboard

Posts Recomendados:

bandit    269

Alô pessoal!

ponto 1 = se isto é mesmo necessário? não! mas a curiosidade em saber é!

freak que sou com ter as ligações limpinhas, mínimas e práticas, o meu actual setup obriga-me a um método de 4 cabos + o footswitch

no processo de reforma de cabos e ajustes, estou aqui prestes a fazer uma coisa que queria uma segunda (terceira, quarta, ... :) ) opinião antes de soldar uma série de fichas e depois voltar a soldar as mesmas a outros cabos!

usar um cabo multicore? neste caso um cabo "live grade" da cordial com 4 cabos (são para sinal de microfone) seria viável?

seria um para levar o sinal para o amp, dois para o loop de efeitos (que liga apenas e só à M9) e outro (este sem grande importância) para o footswitch

estamos a falar de um cabo de 8,5 metros

eu, com os meus botões, penso que sendo bom cabo, as implicações com tone e afins serão mínimas ou não notadas ao meu ouvido, alguma nota sobre isto?

sendo cabos com dois condutores, usaria os dois soldados na ponta do jack ou apenas um? (com os dois criava um sistema de redundância que penso haver alguns cabos de guitarra assim

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2774

Viável é, agora depende das características do cabo...

4 cabos de 8.5 metros dá um total de 34 metros. Convém que o cabo tenha uma impedância muito pequena para que não fiques com o som abafado.... no fundo é como teres um cabo de 34 metros ligado a um amp, é muita fruta...

O ideal era teres só o cabo da guitarra ao amp (os tais 8.5m, com um cabo bom é possível), fazeres as ligações todas com os efeitos de forma "local" ao pé do amp, e usares depois uma pedaleira MIDI ao pé de ti para controlar os efeitos e mudar de canal, isto se o amp suportar midi também.

Partilhar este post

Link para o post
bandit    269

Pois, mas fazemos isso regularmente com cabos normais nessas distâncias.

Os pedais estão entre a guitarra e o amp.

Depois é só o sinal entre amp e a m9 no loop, aí penso que os 2 equipamentos tenha buffers e afins.

Partilhar este post

Link para o post
Desventrar    1016

Isso é útil e perfeitamente possível.

Recomendo que vejas a Sommer Cable, no geral têm uma qualidade superior aos Cordial e mais acessíveis também. Como disse o xtech, procura o cabo com a capacitância mais baixa que encontrares. Como disseste e bem, o cabo sendo de dois condutores, das duas uma, ou soldas os dois no mesmo sítio (pode ser complicado com alguns jacks), ou cortas a ponta de um deles e certificas-te que não faz contacto em nenhum lado.

O modo mais fácil, menos trabalhoso e económico, é unires os cabos com straps plásticos. Não fica tão bonito mas é eficaz, podes até usar cabo de várias cores para os identificares mais facilmente. Se um cabo te der problemas, é só cortar as straps, substituir/reparar e colocar straps novos.

Também tens isto:
http://pedalpython.com/Home_Page.html

• Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    376

Já aí estive! Dá muito trabalho. Existem uns organizadores de cabos para PC ou escritório que parecem uma mangueira. Vêem com uma ferramenta própria para pôr os cabos lá dentro. É baratissimo e até já vi à venda nos chineses. É uma solução fácil, barata e podes usar cabos mesmo de guitarra 

https://www.usa.philips.com/c-p/SWV2500H_37/cable-organizer

Partilhar este post

Link para o post
bandit    269

Obrigado pelo feedback.

Como dizia a primeira linha = a curiosidade de saber está acima do necessário da coisa.

O trabalho de soldar o multipar é algo relativo para mim, 8 fichas são cerca de meia hora ou menos para ficarem bem soldadas.

O gasto do multipar também é relativo, pois tenho aqui este pedaço de cabo, novo, há uns tantos anos parado à espera de alguma aplicação. Assim como as fichas. Foi tudo tralha "herdada" de um amigo que ao mudar-se de casa e a querer "deixar a música" deu-me tudo quanto era cabos e fichas que tinha.

Tenho agora alguns concertos marcados, vou avaliar a necessidade prática da coisa!

Partilhar este post

Link para o post
deadpoet    1617
há 17 horas, Antonio disse:

Já aí estive! Dá muito trabalho. Existem uns organizadores de cabos para PC ou escritório que parecem uma mangueira. Vêem com uma ferramenta própria para pôr os cabos lá dentro. É baratissimo e até já vi à venda nos chineses. É uma solução fácil, barata e podes usar cabos mesmo de guitarra 

https://www.usa.philips.com/c-p/SWV2500H_37/cable-organizer

+1

Eu uso disso! ;) 

2 patchs para o loop mais o cabo para o in do amp!

Cheguei a usar o cabo do footswitch no organizador...

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora