TheGP_GTi

Ação na guitarra

Posts Recomendados:

TheGP_GTi    3

Boas, existe algum valor padronizado para a ação na guitarra ou é ao gosto de quem toca?

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
kyuuga    8

Como tudo na vida, é subjetivo, mas existem valores standard para te ajudarem a terem uma noção. Algumas marcas de guitarra sugerem valores para os seus produtos para que quem queira fazer os setups em casa possa ter uma noção. Podes verificar aqui:

https://www.sweetwater.com/sweetcare/articles/guitar-setup-what-is-the-correct-string-height-for-my-guitar/

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1155

Normalmente, a acção possível numa guitarra tem a seguinte relação:

A distância das cordas à escala/trastes é inversamente proporcional ao valor que se paga pela guitarra, fazendo excepção a Gibson. Considere-se ainda a existência de um limite mínimo e máximo devido às margens de movimento das partes mecânicas utilizadas.

Ajudou?

• Riso 3

Partilhar este post

Link para o post
mpexus    379

A minha preferência é sempre quanto mais baixa melhor, mas se no 12º fret tiver 1.5-1.7 mm no Bordão e 1-1.2mm no High E com trastejar mínimo já me dou por feliz :D 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1155
há 1 hora, jorgeteixeira disse:

não percebi essa excepção...

era piada... como o rácio de qualidade da Gibson anda pela hora da morte, não é por se pagar a marca que se consegue uma acção mais baixa...

@mpexus eu também gosto da acção baixa e para isso "descobri" (quer dizer, pensei para com os meus botões e mais tarde confirmei com outras leituras) que ter um tratamento/nivelamento de trastes em "fall off" ajuda consideravelmente. Isto significa que os trastes mais agudos são progressivamente mais baixos do que os mais graves. Isto permite baixar a acção para valores na ordem dos 1.25mm no 12º traste no bordão, com um neck relief na ordem dos 0.25mm e sem trastejar nas minhas 7 stringers. Claro que se mandar uma palhetada mais forte, a corda vai bater nos trastes, mas em palhetada de intensidade normal a coisa é de insignificante a inexistente, dependendo da espessura da corda e o setup da pestana.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
sergio.cunha    248

Eu também gosto da ação o mais baixa possível sem trastejar. É claro que isso significa coisas diferentes para guitarras diferentes. O comprimento da escala, o raio da escala, nivelamento dos trastes, neck relief, altura das selas, tudo isto faz parte da equação. Numa escala 628mm gosto ter 1,5mm na corda "E e 1,25mm na corda "e", medido no 12º traste. Numa escala 648mm admito um pouco mais mas tenho guitarras com menos que isso e não se ouve ponta de buzz!

@tmo 0,25 de relief acho puxado, gosto de andar nos 0,10mm se a guitarra o permitir. A não ser que se usem afinações abaixo da standard. Nunca usei essa técnica mas já conhecia, pode ser que experimente numa próxima vez.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
jorgeteixeira    1139

@tmo ok, percebi, mas olha, já me passaram muitas Gibson pelas mãos, e não houve uma que me desagradasse em termos de qualidade de construção, altura das cordas, som, feeling, etc... só tenho bem a dizer da marca.

Os preços andam pró puxado, concordo, mas é geral nas marcas da moda. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1155

@jorgeteixeira, tranquilo, creio ser sabido aqui neste burgo que não sou fã da marca, apesar de lhes reconhecer algum mérito e qualidade. De uma forma geral, não são guitarras que me chamem e eu aproveitei a oportunidade para brincar um pouco. Nada de mal para quem é fã... carry on...

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora