Posts Recomendados:

2poi2    14

Boas pessoal.

Queria fazer uma réplica de um Engl Z4. Não tenho footswitch para o Thunder 50 e um novo é caríssimo. Não tenho experiência com a construção mas como o material não é caro queria arriscar a fazer. Tenho lido sobre o assunto e acho que a minha dúvida principal é sobre as resistências (por exemplo na potência... na imagem com resistências aparece com 1,2kohm) serem necessárias para os leds ou não. Já li que sim, já li que não. Nas imagens há com e sem. Que acham? 

Tenho também uma dúvida... Os switch há spdt e dpdt... quais são necessários para o projeto? O amp muda num canal de clean para lead e noutro canal de crunch para lead.

Digam também o que acham do projeto sff. É possível fazer sem grandes margens de erro? Sendo necessárias as resistências, o valor está correto? Como sempre, há informação muito contraditória...

O que puderem ajudar, agradeço.

Z4 com resistências.png

Z4-SW.png

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2713
há 8 horas, 2poi2 disse:

Tenho lido sobre o assunto e acho que a minha dúvida principal é sobre as resistências (por exemplo na potência... na imagem com resistências aparece com 1,2kohm) serem necessárias para os leds ou não. Já li que sim, já li que não. Nas imagens há com e sem. Que acham? 

Eu poria sempre uma resistência atrás do led. Seria necessário saber que corrente chega ao footswitch (com um multímetro consegues saber isso), mas normalmente antes de um led vem sempre uma resistência.

Animo-te a fazer o projecto, compensa-te fazê-lo.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
2poi2    14
há 2 horas, xtech disse:

Eu poria sempre uma resistência atrás do led. Seria necessário saber que corrente chega ao footswitch (com um multímetro consegues saber isso)

Será isto? Está nas instruções do amp. (http://englamps.de/wp-content/uploads/OM_E320-II_Thunder_50_Reverb_E322___E325_Thunder.pdf)

Important Note: You can use standard two-way footswitches that connect the mono or stereo contact of the ¼" jack and its ground. An LED that serves as a status indicator can also be connected in series (power requirements approx. 10 - 20 milliamperes, depending on function).

Sendo este o valor, que resistência ponho? Não sei fazer os cálculos, nem percebo nada disso. 

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2713

Isso já ajuda, agora falta saber qual é a voltage drop de cada led, que normalmente depende deles mesmos e vem nas suas especificações.

E depois é só calcular o valor da resistência: http://ledcalc.com/ https://www.digikey.com/en/resources/conversion-calculators/conversion-calculator-led-series-resistor

O desired current led é 20ma.
A supply voltage não faço ideia, mas a entrada

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
2poi2    14

Pegando nos 20mA do amp e com estas características de led:

­ Diâmetro: 4.85mm
­ Cor: azul
­ Luminosidade: 500..750mcd
­ Comprimento de onda: 465..475nm ­ Montagem: THT
­ Tensão de funcionamento: 2.9..3.6V ­ Corrente: 20mA

Que valores ponho nos cálculos?

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2713

Falta saber qual a voltagem de entrada no pedaleco. Tens que medir isso com um multímetro. experimentas a meter lá um jack e medes com o multímetro a voltagem.

Imaginemos que é 3 volts, vem:

http://ledcalc.com/

Supply voltage: 3
Voltage drop: 1.7 
Desired led Current: 20mA
How many leds: 1

isto, acho eu... havia de ter ali a fórmula de cálculo num livro...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
2poi2    14

Hum ok... Tenho de tratar disso mas não tenho o amp em casa e ainda vou demorar a ir buscá-lo. 

On 14/05/2018 at 01:15, 2poi2 disse:

Tenho também uma dúvida... Os switch há spdt e dpdt... quais são necessários para o projeto? O amp muda num canal de clean para lead e noutro canal de crunch para lead.

E esta questão? Pelo que percebi, dois spdt servem, certo?

Partilhar este post

Link para o post
Sérgio_Sena    80

O que voces procura eh a LEI DE OHM. 

V = i * R , i = V / R , R = V / i

Ao saberem as tensoes de alimentacao e queda no LED, eh facil chegar a uma resistencia. Exemplo assumindo q a alimentacao eh de 9V:

R = (9 - 1.7) / 0.02 = 7.3 / 0.02 = 365 ohm. Nao existe facilmente, a mais comum eh 390 ohm que estah perfeita. Eu alimentaria o LED com apenas 10mA, aquece menos e dura mais. O brilho altera pouco para 20mA. Uma decisao pessoal.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora