TheGP_GTi

Manutenção da guitarra elétrica - Que cuidados devo ter?

Posts Recomendados:

tmo    1643

A grande questão é ter a cabeça no lugar e fazer as coisas com calma e atenção. Ponderar o uso dos materiais e instrumentos a aplicar, se serão agressivos ou não. Por exemplo, não se vai limpar o sarro com lixa, certo? Com uma lima menos ainda...

O método a aplicar e a frequência acabam por ser o que mais interfere na qualidade final do trabalho. Durante anos a fio praticamente não limpei a escala das guitarras, limitava-me a passar um pano seco, se tanto, na muda das cordas e parecia-me ser suficiente. Mais recentemente (nos últimos 5 a 6 anos) é que comecei a hidratar a escala com óleos naturais de base vegetal. Estamos a falar de madeiras, estar a aplicar um óleo de base mineral ou sintético pareceu errado (não tenho bases científicas para fundamentação) e utilizar um óleo que se possa aplicar na nossa pele, dificilmente fará mal à madeira da escala.

Com os óleos, pode-se ter uma de duas posturas, ou se procura um incolor, de forma a manter a tonalidade natural da madeira, ou se pode procurar um que trabalhe o seu tom de acordo com gostos estéticos específicos. Por exemplo, vejo muita gente na net a querer escurecer escalas em Rosewood. Um óleo para escurecer poderá ser uma opção...

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Jorge Abreu    9

Eu segui o conselho do nosso colega @tmo e o resultado foi uma maravilha! 
O resultado poderá não ser tão bom como o de quem usa os produtos indicados mas fica mais económico...
Obrigado pelas indicações :yes:

• Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1643

@Jorge Abreu ainda bem que gostaste dos resultados e que a coisa correu bem, já agora, e por curiosidade, qual dos conselhos seguiste...?

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora