Posts Recomendados:

resolectric    1194

Tenho dois comutadores de colunas que comutam entre dois pares e apesar de terem circuitos diferentes notei que ambos usam duas resistências de carga de 220 Ohms a 5%.

Num deles as resistências estão colocadas directamente nos terminais de entrada, onde se liga a saída do amplificador. "Curto-circuitam" o + e o - do sinal de cada canal que vem do amplificador.

Como pretendo alterar um dos comutadores, tornando-lhe o circuito igual ao do primeiro (que prefiro) gostaria de saber o seguinte:

Porquê 220 Ohm?

Poderei usar resistências com outro valor (mais baixo mas acima de 8 Ohm)?

Obrigado antecipadamente!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Sérgio_Sena    92

Se as duas resistencias estao ligadas em paralelo, entao o amplificador vai ver uma carga de ~110 Ohm quando o comutador estah em aberto e nenhuma coluna estah ligada.

Pode acontecer a meio da comutacao, por issoas resistencias la estao. 

Ter essa resistencia de ~110 ohm em paralelo com as colunas de 8 ohm, resulta em ~7.45 ohm vistos pelo amplificador, perfeitamente aceitavel.

• Útil 3
  • Obrigado 2

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    1194

@Sérgio_Sena, obrigado pela explicação.

Poderei usar valores de resistência mais baixos?
Estava a pensar substituir por um par de resistências de cerca de 59 Ohm mas para potência muito mais elevada e com dissipação.
As originais, de 220, parecem-me ser de 1 Watt.
Qual será a melhor opção?

Obrigado mais uma vez.

Partilhar este post

Link para o post
Sérgio_Sena    92
há 11 minutos, resolectric disse:

@Sérgio_Sena, obrigado pela explicação.

Poderei usar valores de resistência mais baixos?
Estava a pensar substituir por um par de resistências de cerca de 59 Ohm mas para potência muito mais elevada e com dissipação.
As originais, de 220, parecem-me ser de 1 Watt.
Qual será a melhor opção?

Obrigado mais uma vez.

Qual a razao de usar essas resistencias de 59R?  tens em stock?

Nao aconselho pois as mesmas irao fazer baixar a impedancia dos sistema Speaker+Resistencia para ~7R. Se bem q o amplificador pode tolerar, especialmente se tiver comutadores para 4R, mas o speaker pode nao gostar de ter no seu circuito equivalente, uma impedancia modificada. Porque o circuito de um speaker eh composto por Resistencia+Inductancia+Condensador, embora soh vejamos um fio enrolado ah volta do magneto.

Portanto o meu conselho eh cautela. Experimentacao e cautela. Pode funcionar, mas tambem pode correr mal. O mais certo eh eu estar a fazer uma tempestade num copo de agua :)

• Útil 1
  • Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    1194

Obrigado Sérgio.

E afirmativo, iria usar essas resistências por as ter em stock. Isso por um lado.
Por outro, as originais parecem-me ser de 1 Watt, o que receio que seja pouco duradouro principalmente numa instalação em que o amplificador é bastante potente e as comutações são "constantes".
São de 5%, o que não é mau mas as que tenho em stock são de precisão.
Estava a pensar colocar mais algumas em paralelo mas iria ocupar imenso espaço.

Vou tentar arranjar outras de 220 Ohm para maior potência.

Muito obrigado pelos esclarecimentos!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora